quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Audiência Pública : Plano Municipal de Saneamento : Rio Bonito / RJ

   

 A audiência pública do plano municipal de saneamento de Rio Bonito teve início às 17 : 50 e terminou às 21:10, do dia 04 de setembro de 2013. A participação foi boa, e talvez a chuva que caiu desde a noite do dia anterior tenha feito alguns desistirem de comparecer. 
   








   A exposição sobre o cenário atual do abastecimento de água no município de Rio Bonito foi bem detalhada, e o mesmo sobre o esgoto.  
  




















  O plano municipal de saneamento prevê que sejam necessários recursos da ordem de R$ 90 milhões de reais para fornecer água tratada a todos os moradores, e também  para a instalação de três estações de tratamento de esgoto e rede coletora. 
  






   A Secretaria de Estado do Ambiente, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a CEDAE responderam a  cerca de 15 perguntas dos participantes da audiência. 




























     Ao final pairou no ar uma energia de otimismo pela competência da elaboração do Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito, e pelo engajamento dos gestores públicos, dos moradores e lideranças.  









Newton Almeida

Plano Municipal de de Saneamento : Água e Esgoto : Rio Bonito

    Hoje, 04 de setembro de 2013, vai se realizar a Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento, com ênfase em água e esgoto, do município de Rio Bonito.  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem convidando todos os cidadãos de Rio Bonito a participarem. 
    O local do evento é o Espaço Ceccareli, no centro da cidade, a partir das 17:00. A cidade de Rio Bonito possui quase 70% de sua população servida pelo serviço de abastecimento de água tratada, e nenhuma estação de tratamento de esgoto. A carência no tratamento do esgoto é sentida no rio Bonito que está com suas águas muito poluídas. 
    A Prefeitura de Rio Bonito /RJ possui um grande projeto para trazer obras de construção de rede coletora e estações de tratamento de esgoto, três ao todo, de mais de R$ 100 milhões de reais, que aguarda  parecer técnico  do  poder federal  para a sua liberação. 
    Desde o primeiro mandato da Prefeita Solange Almeida, isso pelo ano de  1997, que a Prefeitura exige a colocação de fossa e filtro na construção de novas edificações.  Mas esse esforço é muito pouco. Para tratar de fato o esgoto de Rio Bonito será necessário a implantação de estações de tratamento, uma para cada distrito, uma para o centro, uma para o Basílio e outra para Boa Esperança. 
    Num momento em que diversas mobilizações voluntárias estão indo às ruas, por melhor qualidade de vida para todos os brasileiros, o comparecimento à audiência pública de hoje reforça o esforço de cada um por um serviço público honesto e competente.  




    Foto do Newton Almeida:  Rio Bonito , dia 23 de agosto de 2013. 

Newton Almeida

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Estamos Sempre Aprendendo : Queira o Melhor para Você

    Quando eu dava aulas perguntava aos alunos por que sentavam-se lá atrás na última fila. Chamava-os para sentarem-se na primeira fila. Uma vez um aluno veio para a primeira fila, mas a o que era comum de acontecer era que saíam para o fundo da sala, aos poucos. 
     Queira sentar-se na frente !  Temos que estar nessa vida querendo participar ativamente do que é melhor. Queira tirar nota 10 !  Pode ser que se chegue a um sete, ou poito, o que já está bom. E continue querendo tirar 10 ! 
   Receber coisas boas do universo exigem querer ser bom. Estar sempre querendo melhorar para você mesmo .  Para isso é necessário querer ! 
    Inicie hoje seu projeto que está há tanto tempo paralisado. Dê o primeiro passo para realizar o que deseja. Amanhã continue tentando. Depois de amanhã mantenha a concentração em seus objetivos. E lembre-se de estar sempre à frente. Para isso é necessário  lembrar-se de querer sentar à frente. Você pode conquistar qualquer coisa que queira ! Queira o melhor para você !  

  Foto do Newton Almeida, 11 de janeiro de 2011, Rio de Janeiro.    

domingo, 1 de setembro de 2013

APAC : Economia Solidária : São João de Meriti : Ítalo Albuquerque

     * Postagem do dia 01 de maio de 2010, transferida de outro blog do Newton Almeida *

      O capitalismo tem como fundamento a livre-iniciativa dos empreendedores, a liberdade de criação de novas tecnologias e a proteção das inovações a partir das patentes de invenção. O seu motor é a busca de rendimento econômico, e  o conforto material será o prêmio final daqueles que forem mais trabalhadores, ou criativos, ou com talentos ímpares.
      A maior injustiça do capitalismo é a forte concentração de renda, e no Brasil a riqueza material, que pode ser encarada como apropriação de recursos naturais, nas mãos de poucos é impressionante. Ano passado o congresso nacional arquivou um projeto de lei de taxação de grandes fortunas. O nosso Presidente Lula poderia ter conduzido algum esforço para a aprovação de um mecanismo legal que carreasse uma parte da riqueza concentrada a um fundo de combate à pobreza.        A Economia Solidária busca dar alento aos cidadãos frente à competição pela sobrevivência. O arranjo associativo, a cooperativa, a auto-gestão de uma empresa falida pelos seus funcionários, são exemplos de Economia Solidária. Na Economia Solidária todos usufruem do rendimento do trabalho com maior igualdade. Todos são donos dos meios de produção e do desenvolvimento intelectual/tecnológico.



      No dia 30 de abril, um dia antes do dia 01 de maio, Dia do Trabalho, eu conheci um excelente exemplo de empreendimento de Economia Solidária : APAC (Associação dos Produtores Autônomos do Campo e da Cidade) . 

    Fotos mostram : Ítalo Albuquerque, um dos fundadores da APAC, convesa com Zélia Ferraz (Comitê de Economia Solidária do município de Mesquita).  Ítalo mostra à Zélia as tecnologias inventadas para extrair o fio de plástico das garrafas PET. Esse fio é usado  para a a fabricação de vassouras, na sede da APAC.

 
      Tudo começou a partir da CADTS (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Técnico Social), uma escola técnica que funcionava “no quintal” da famosa Igreja do Padre Paulo, no bairro de São Matheus, São João de Meriti. Paulo foi um padre francês que ficou conhecido por aproximar, em plena ditadura civil/militar, sua Igreja aos movimentos sociais e políticos que aconteciam naquela época.  A CADTS foi criada por operários que desejavam uma formação profissional mais completa, dessa forma, cada um ia apresentando e dividindo o conhecimento de sua área com os demais colegas.
      Toda essa história começou há mais ou menos 23 anos, e persisti até hoje,  no desejo de aproximar os trabalhadores do campo e da cidade. 
     " O diferencial é que aqui a gente repensa as relações de trabalho”, comenta Robledo, um dos responsáveis pela horta comunitária. Quando um novo projeto se associa a APAC ele recebe uma estrutura para poder se firmar até conseguir dividir os custos do espaço com os demais projetos que já estão em andamento. É nesse esquema que a Associação abriga atualmente a oficina mecânica do Seu Paulo, o projeto Fuxico (que trabalha com costura em retalhos), a OPMAC (campo, escrito de trás pra frente, que produz equipamentos rurais), a Singeral (produtora de circuitos eletrônicos) e a horta comunitária. Uma iniciativa em parceria com estudantes da Universidade Rural que pretende incentivar a produção de hortas caseiras.
    Fonte : http://www.overmundo.com.br/guia/associacao-de-produtores-autonomos-do-campo-e-da-cidade-apac

     No dia 01 de maio a APAC completa 24 anos. Uma história de luta e sucesso da Economia Solidária.

 Endereço da APAC Rua Cacilda, nº 1.535, Bairro Coelho da Rocha, São João de Meriti .

Newton Almeida

Projeto Limpou Trocou Ganhou : Coleta Seletiva Trocando Recicláveis por Alimentos : Rio Bonito

*  Postagem do dia 28 de abril de 2011, transferida de outro blog do Newton Almeida   *

   O Limpou Trocou Ganhou foi implantado em Rio Bonito, pela então Prefeita Solange Almeida, hoje Deputada Federal, e coordenado por mim : troca de alimentos por materiais recicláveis. Com um caminhão, uma equipe de cinco funcionários e uma balança  esse projeto conseguiu limpar o município e conscientizar sobre a importância da reciclagem do lixo.
   O caminhão percorria as comunidades mais distantes, prioritariamente, e mais carentes, e com auxílio de uma balança pesava os recicláveis, coletados pelas famílias, e entregava na mesma hora alimentos (feijão, arroz, latas de sardinha, macarrão, etc., e as balas eram utilizadas como troco). Funcionou de 1.998 a dezembro de 2.004 e alcançou os números abaixo :   

TOTAL GERAL DAS TROCAS   ( de 14/04/98 até dia 30/09/04 )
Recicláveis coletados
METAIS.............................................................. 666.255 K
PLÁSTICOS....................................................... 57.442 KG
PAPEL / PAPELÃO........................................... 141.050 KG
VIDRO................................................................. 137.295 KG

Alimentos entregues
 FUBÁ.........................................................................260 KG
FEIJÃO..................................................................4.885 KG
ARROZ.................................................................. 7.662KG
AÇÚCAR............................................................... 9.082 KG
LEITE.................................................................... 4.356 LITROS
SARDINHA............................................................2.508 LATAS
SAL.........................................................................2.405 KG
ÓLEO DE SOJA...................................................4.980 LATAS
MACARRÃO........................................................ 8.368 PACOTES (de 1 KG e de 85 g)
BISCOITO............................................................ 4.429 PACOTES ( de 400 g )
CAFÉ......................................................................4.285 PACOTES ( de 250 g )
FARINHA..............................................................1.035 KG
BALAS...................................................................4.962 UNIDADES
SABONETES........................................................1.747 UNIDADES

TOTAL DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS....... 1.002.042 KG 
TOTAL DE ALIMENTOS ENTREGUES....... 42.552 KG

      ( 23,5 KG de recicláveis para um quilograma em alimentos )
      ( peso pacote macarrão miojo 85 g ; lata sardinha 132 g ;
        sabonete 90 g ; pacote café 250 g ; bala 3 g )

____________________________ Rio Bonito, 10 de novembro de 2.004 .

Newton Pereira de Almeida       Secretário Municipal de Meio Ambiente

     Muitas escolas municipais participavam do Projeto Limpou Trocou Ganhou, e eu escrevi uma peça de tatro de fantoches e fazia apresentações nas escolas e festividades com os colegas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (destacando a Roseluce Melo, conhecida por Biju, o Carlinhos, Olício) :
     Seis bonecos conversavam sobre a importância da reciclagem de lixo - Latícia (lata de alumínio), Quadradão (caixote de papelão), Margarela (representava uma embalagem de margarina-plásticos), Vidraléia (garrafa de vidro) , aluno Damião e o professor Cosme (foto acima).
    Os números são precisos, a equipe era muito zelosa e contávamos até as balinhas : foram coletados 1.002.042 Kg (mais de mil toneladas) de materiais recicláveis, e a população participante recebeu 42.552 Kg (mais de 42 toneladas) de alimentos.
     Muito simples e custava quase nada aos cofres municipais.

Newton Almeida