Ilha do Japonês : Cabo Frio : Parque Estadual Costa do Sol.
Hoje (02 de março de 2014) eu fui à Ilha do Japonês, em Cabo Frio e fiquei contente com a presença de Guardas-Parque do Instituto Estadual do Ambiente - INEA . Eles estavam orientando os turistas a estacionarem num terreno a uns quatrocentos metros de distância da Ilha do Japonês .
Esse trecho do belo litoral de Cabo Frio pertence a uma extensa unidade de conservação ambiental, o Parque Estadual Costa do Sol, que foi criado em 18 de abri de 2011, e tem cerca de 9.840 hectares. Esse Parque Estadual engloba áreas dos municípios de : Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios. O objetivo da criação desse parque é a proteção a importantes ecossistemas, como dunas, mangues, restingas , e floretas, além de sambaquis e costões rochosos.
No dia 14 de janeiro de 2014, um banhista discordou da proibição de estacionar o carro bem pertinho da Ilha do Japonês e enfrentou os Guarda-Parques do INEA com um revólver em punho. A polícia militar chegou ao local e liberou o visitante agressor.
Esse episódio fez com o Diretor de Biodiversidade do INEA, André Ilha, criticasse a falta de apoio por parte da Prefeitura de Cabo Frio, que deveria manter guardas municipais no local. O André Ilha é um funcionário de carreira do órgão ambiental estadual, que possui alto conceito pela sua ética e dedicação às causas ambientais.
Hoje eu não percebi a presença de autoridades municipais no local, e infelizmente o que se vê é a quantidade de lixo sendo acumulada nas trilhas, o que deveria receber ação de limpeza rotineira, que é a catação manual, além de algum projeto de educação ambiental para sensibilizar os frequentadores e visitantes para a limpeza do local.
Um lugar tão bonito ... como é possível que deixem por lá todo tipo de lixo. A natureza segue seu curso e vale a pena visitar. Parabéns ao André Ilha que está tentando proteger essa imensa área. Vejam as fotos, tiradas nesse dia 02 de março de 2014, muito nublado e com chuva fraca.
Foto - essa última foto é da Praia Brava, que fica pertinho da Ilha do Japonês.
Newton Almeida