sexta-feira, 15 de março de 2013

Medicamentos : Validade Vencida : O que Fazer ?

           O que Fazer com Medicamentos de Validade Vencida ? O que Fazer com Remédios que Não Tem mais Utilidade ?  

   O Brasil consome muitos medicamentos. Nosso país parece que sofre de hipocondria, pois a coisa mais fácil de encontrar é uma  farmácia. É  peculiar que num território imenso e aprazível, onde a natureza provê recursos naturais em  abundância, com  raras exceções regionais,   a população necessite de tantos fármacos artificias.  Será que  precisamos incorporar hábitos de saúde preventiva, como uma  alimentação saudável e balanceada ? Deixo essa questão de lado,  no momento, pois pretendo observar uma dúvida comum a muita gente :  

            E quando o remédio perdeu a validade ? O que podemos fazer com ele ? E se   o remédio não tem mais utilidade, o que fazer ?  Podemos jogar no lixo ?  


  




  Segundo a legislação alusiva  ao assunto, a Resolução ANVISA - RDC 306 - 07 / 12 / 2004 (dispõe sobre o regulamento técnico para gerenciamento de resíduos  de serviços de saúde), a  CONAMA 358 - 29 / 04 / 2005 (esta Resolução aplica-se a todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal : laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento ; serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação), e a Política Nacional  dos  Resíduos Sólidos 12.305 / 2010, os medicamentos, com validade vencida ou não, são considerados resíduos perigosos, e portanto  o seu  descarte e destino final devem ter um cuidado especial. 
    Os resíduos sólidos perigosos devem ser destinados a aterros sanitários, com licença ambiental, ou  a empresas do ramo que disponham  de incineradores, que conseguiram  atender a inúmeras normas e exigências técnicas para dar o correto destino final a esses resíduos. 
   Cada pessoa tem  que  se esforçar para comprar o medicamento  na quantidade exata que necessitar. Ficar comprando remédios além do que  vai ser útil é uma  atitude extremamente danosa ao ambiente, pois dessa forma, uma  enorme quantidade de resíduos perigosos vai estar sendo descartada. O mesmo  vale,  para os profissionais da saúde, e principalmente para esses, que deveriam prescrever os remédios na dosagem exata. Isso muitas vezes é impossível, pois não se pode comprar os remédios em quantidade fracionada. 
   É uma  vergonha  nacional as constantes notícias de unidades de saúde, sejam  públicas ou privadas, que gerenciam mal esses resíduos  perigosos, e deixam com que  a validade dos  medicamentos acabe por vencer. Isso é um verdadeiro crime ambiental, além do óbvio atestado de descaso  com os recursos públicos, ou no mínimo  um descaso com a economia do Brasil. Um desperdício vergonhoso e imoral ! 
    Mas, e se mesmo com todos os  cuidados e zelo  com  os  remédios, mesmo com todo possível planejamento que foi feito  nos hospitais e farmácias, mesmo que  os médicos tenham prescrito  os  remédios dentro do estritamente necessário,  mesmo que os consumidores tenham comprado somente remédios com receita médica, e se mesmo assim o remédio perdeu a validade ???  E se o paciente que usava os medicamentos faleceu ??? E se a quantidade de remédios foi maior do que a necessidade ???   E agora ???

    A Política Nacional dos  Resíduos Sólidos, Lei 12305/2013, é que vai resolver definitivamente esse problema. Para a regulamentação  dessa importante lei, foi  criado o CORI, Comitê Orientador para Implantação da Logística Reversa. O Ministério do Meio Ambiente, através do CORI, está organizando, setorialmente, a coleta dos resíduos especiais, como os eletrônicos e os medicamentos. 
    A tal logística reversa é o conceito de planejar qualquer bem ou produto industrializado sob o ponto de vista do seu destino final. A logística reversa é o conjunto de técnicas e procedimentos para a coleta , reaproveitamento, reciclagem e o destino final dos resíduos.  Mas, o CORI ainda da não implantou a logística reversa para os fabricantes, importadores e comerciantes de fármacos. 
      Portanto, eu (Newton Almeida) sugiro que os consumidores anotem nas embalagens dos medicamentos o endereço de onde foram adquiridos. E caso aconteça de os remédios perderem a validade, ou de perderem a utilidade, então que sejam devolvidos às farmácias de onde vieram.  

 Newton Almeida     www.newtonalmeida.com.br

quinta-feira, 14 de março de 2013

Usina de Reciclagem de Lixo de Rio Bonito : Prensa Enfardadeira

       Usina de Reciclagem de Rio Bonito : Prensagem  dos Recicláveis



   





A equipe da Usina de Reciclagem  de Lixo de Rio Bonito prensou os primeiros fardos de papelão ! Foi um momento de muita alegria e satisfação  para todos, e em especial  para o  Yolando que trabalhou  na Usina de Reciclagem  no período  de 2003 a 2004, época do mandato da Prefeita Solange Almeida. Depois daqueles anos, Yolando acompanhou o triste abandono  da Usina de Reciclagem  de Rio Bonito, e também testemunhou o aterro controlado virar um lixão a céu aberto. Mas, agora, a Prefeita Solange Almeida está de volta, e a Usina  de Reciclagem  de Lixo voltou a funcionar !   







    Parabéns a essas pessoas que trabalham com alegria e fazem dos obstáculos seus desafios de superação ! 



 Newton Almeida    www.newtonalmeida.com.br

Biologia : Protozoários : Marinhos : Exercícios : com Resposta

              Perguntas com Respostas sobre os Protozoários Marinhos 

    Teste seus conhecimentos ! Responda às perguntas abaixo e ao final compare com as respostas. A fonte dessas perguntas está no livro : 

        FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .

1- De que maneira os protozoários marinhos mantém sua subsistência ? 


RESPOSTA  -  Os protozoários marinhos podem viver nos sedimentos do fundo dos mares ou como flutuantes, graças às carapaças de uma ou mais câmaras perfuradas, por onde saem muitos pseudópodes com ramificações (reticulópodes), que constituem uma ampla rede ao redor da célula. 


2- Como se designam os  protozoários marinhos que possuem pseudópodes com ramificações (reticulópodes), que constituem uma ampla rede ao redor da célula .

 RESPOSTA  -   Os protozoários marinhos foraminíferos. 


3- Como se chamam os protozoários marinhos em que a flutuação é garantida por um complexo esqueleto mineral ? 

RESPOSTA -  Se chamam radiolários. Eles possuem um rígido esqueleto mineral, de aspecto reticulado e com longos raios, de variadas e belas formas, que protege o citoplasma.  


4 -  Por que os protozoários marinhos não tem vacúolos contráteis ? 

RESPOSTA - Pois eles vivem em meio hipertônico e a tendência é perder água. 


5-   O que são as vasas de foraminíferos e radiolários ? 

RESPOSTA  -  São depósitos marinhos de microscópicas carapaças, que alcançam dezenas de metros de espessura, em várias regiões do mundo.  Esses depósitos foram formados pela contínua sedimentação dessas microscópicas carapaças, dos protozoários marinhos, ao longo de milhões de anos. 

6 - Comente sobre a reprodução dos protozoários. 

RESPOSTA - Os protozoários apresentam vários tipos  de reprodução assexuada, sendo mais comum a cissiparidade ou bipartição simples, que pode ocorrer em diferentes planos da célula. Em alguns grupos há esporulação quando, a partir de uma  célula, originam-se muitas outras, pequenas e iguais entre si. A reprodução sexuada pode se dar por simples troca de núcleos entre duas células que se unem temporariamente, a chamada conjugação, ou pela união de gametas  masculinos e femininos de tamanhos diferentes. 

7- A imagem abaixo é uma fotomicrografia de carapaças que medem cerca de 1 mm.   PERGUNTA : a figura mostra que tipo de protozoário marinho ? 












RESPOSTA -  A figura mostra protozoários marinhos foraminíferos. 

8- A imagem abaixo é uma fotomicrografia de carapaça que mede cerca de 0,5 a 1  mm de diâmetro.   PERGUNTA : a figura abaixo mostra que tipo de protozoário marinho ? 














RESPOSTA - A figura acima mostra  protozoário marinho do tipo radiolário. 

BIOLOGIA Newton Almeida

terça-feira, 12 de março de 2013

AGENDA 21 : Rio Bonito : Eleição

            Fórum  da Agenda 21 de Rio Bonito Escolhe Comissão para Eleição

      Ontem, dia 11 de março de 2013, foi realizada reunião da Agenda 21 de Rio Bonito. A Prefeita Solange Almeida prestigiou o evento, que escolheu a Comissão de Eleição dos futuros conselheiros da Agenda 21 de Rio Bonito. 






     A Prefeita Solange Almeida (na mesa, de blusa azul  escura) disse que tem um compromisso de implementar o  documento da Agenda 21 de Rio Bonito, pois entende que Rio Bonito tem que incorporar essa agenda sustentável  para prevenir os possíveis impactos ambientais, em consequência  do maior dinamismo econômico atual, principalmente por conta do COMPERJ.  Solange Almeida se colocou à disposição de participar de reuniões e determinou que a Secretaria Municipal  de Meio Ambiente dê todo apoio  necessário ao Fórum  da Agenda 21 de Rio Bonito. 









       Estiveram presentes a Secretária de Bem Estar Social, Rosemary Cerqueira e funcionárias,  bem como a equipe da Secretaria Municipal  de Meio Ambiente que informou,  a todos, sobre importantes novidades (que fazem parte dos anseios da Agenda 21 de Rio Bonito) :  

  - Eventos de educação ambiental semanais, em parceria com a Secretaria Municipal  de  Educação (o primeiro aconteceu na  Escola Municipal Maria Ferreira no Bairro Jacuba, com plantio de mudas da Mata Atlântica na beira do rio) ;
   
  -   Patrulha Verde está em  ação (combate a queimadas e incêndios florestais) ;

  - Oficina do Plano Municipal de Saneamento, realizada dia 06 de março de 2013 ;

  -  Assinatura do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Secretaria de Estado do  Ambiente (SEA) para a  remediação do vazadouro de lixo municipal   ;

-  Início do Projeto de Coleta Seletiva porta a porta ; 

-  Reativação da Usina de Reciclagem  de Lixo de Rio Bonito ;
   
- O INEA (Instituto  Estadual  do Ambiente) ampliou o escopo de atividades passíveis de licenciamento ambiental, facilitando que empresas de grande porte possam se licenciar ambientalmente no município de Rio Bonito . 

     Ficou marcada a reunião da Comissão de Eleição para o dia 25 de  março de 2013, às 17:00 na  sede da Secretaria Municipal  de Meio Ambiente.