Palestra : Sustentabilidade : Colégio Monsenhor Gens
Newton Almeida
Quem é Newton Almeida? Newton Almeida mostra suas experiências profissionais e pessoais, com textos, vídeos e fotos.
Estiveram presentes o Vice-Prefeito de Rio Bonito - Andinho, a Coordenadora de Políticas para os Municípios da SEA - Eloísa Elena, o ex-presidente do Instituto Trata Brasil, e atual Diretor da MPB - Raul Pinho, o gerente da CEDAE de Rio Bonito - Miguel Rinaldi, o Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito - Newton Almeida, o Secretário Municipal de Projetos - Flávio Pereira, o Secretário Municipal de Turismo - Bernard Cheppi, o Secretário de Desenvolvimento Urbano - Alexandre Daher, a Secretária de Promoção Social - Rosemary Cerqueira, a Secretária de Comunicação Social - Rosilane.
* Postagem do dia 05 / 12 / 2009 , transferida de outro blog do Newton Almeida *

O Ministro Carlos Minc prestigiou a comemoração do Dia do Catador de Materiais Recicláveis, comemorado nesse sábado, 05 de dezembro de 2.009, no Sítio da Felicidade, em Duque de Caxias (Raiz da Serra). Uma grande festa com muita comida, música, capoeira, apresentação de dança, piscina, discurso ministerial e sorteio de muitos brindes. A festa foi organizada pela FEBRACOM, através do seu Presidente Jorge Neves , e diretores Luís, Kleber e Márcio.
Minc disse que está tratando com o Ministro Guido Mantega sobre a isenção de impostos que incidem na reciclagem . Também deseja conceder "pagamentos aos serviços urbanos" prestados pelos catadores, semelhante aos paagmentos concedidos pelos serviços ambientais rurais aos agricultures . Pediu que todos assistam a seu pronunciamento em rede nacional, nessa segunda-feira, dia 07 de dezembro, às 20:00, antecipando os assuntos a serem tratados em Copenhague. Por fim, lembrou a todos da sólida aliança Lula - Cabral que vem possibilitando muitas realizações. * Postagem do dia 05 /12/2009, transferida de outro blog do Newton Almeida *

Com o objetivo de mostrar uma tecnologia para tratamento de lixo, que vem crescendo nos países desenvolvidos, mas ainda em fase inicial no Brasil, no dia 21 de outubro ( quarta-feira ) de 2.009, visitei a Usina Verde, local do tratamento dos resíduos coletados pelo projeto Baía Limpa . A Usina Verde localiza-se na Ilha do Fundão (Avenida Carlos Chagas Filho nº 791, CEP 21941-904) dentro da Fundação Bio Rio, que abriga empresas privadas voltadas para a pesquisa de novos produtos e tecnologias . O Geraldo Caboclo e o Diogo foram comigo.
Todos os recursos investidos na implantação e funcionamento / manutenção da Usina Verde são privados, e seu início foi em 2.001 com a reunião de todos os sócios elaborando o projeto inicial. Já no ano de 2.004 a usina estava concluída e iniciaram os testes da queima do lixo. No ano de 2.005 foi expedida a Licença de Operação da FEEMA. Sua capacidade é de incinerar 30 toneladas por dia, gerando algo em torno de 800 KWatt de energia elétrica ao dia. A base da tecnologia é das usinas de incineração da Alemanha, mas o Corpo Diretor societário afirma que a tecnologia Usina Verde é brasileira, pois existem diferenças em equipamentos que foram desenvolvidos ( 3 patentes de invenção ), devido às características dos resíduos sólidos no Brasil, com grande parcela de orgânicos, o que não ocorre na Alemanha.


O complexo é muito bonito, conta com cerca de 30 funcionários. Todos usavam equipamento de segurança completo. A Cooperativa de Catadores COOPAMA (afiliada à FEBRACOM) é contratada da Usina Verde, e mantém cerca de 20 cooperados trabalhando diariamente. Além dos resíduos provenientes do Projeto Baía Limpa, a Usina Verde incinera o lixo trazido pela COMLURB do Caju. Ao lado temos uma cooperada da FEBRACOM auxiliando no transporte do lixo pela esteira rolante do silo de recepção. O lixo passa pelo tambor rotativo de facas para desagregar os sacos de lixo e facilitar na catação manual, para a retirada de metais e objetos muito grandes, como caixas de madeira, que podem obstruir a entrada do forno . A temperatura do forno atinge cerca de 1.000 °C , não podendo ficar abaixo de 820 °C, segundo normas da legislação.
O interior do forno de incineração é monitorado por câmeras de vídeo . Tudo é monitorado por sensores eletrônicos que remetem os dados para essa sala. Todos os ambientes são climatizados, com exceção da área de recepção e transporte do lixo. Nos ambientes internos não há odores de lixo. Não existem moscas.



* Postagem do dia 30 de outubro de 2009 , transferida de outro blog do Newton Almeida *
" Piaçava é um nome de origem tupi que significa “planta fibrosa” e tem sido usado para designar pelo menos três espécies diferentes de palmeiras nativas do Brasil, cujas fibras servem para a confecção de vassouras. No Acre, na região do vale do rio Juruá, ocorre uma dessas espécies. Cientificamente conhecida como Aphandra natalia (Balslev & Henderson) Barfod, as fibras foliares desta palmeira têm sido tradicionalmente utilizadas para a produção artesanal de vassouras pelas comunidades de seringueiros, ribeirinhos e indígenas daquela região. Em outras regiões do Brasil o uso de fibras de palmeiras para a produção artesanal e industrial de vassouras, escovas, capachos, cordas, espanadores e outros utensílios de uso doméstico é uma importante atividade econômica. Embora muitas palmeiras nativas produzam fibras com potencial para aproveitamento artesanal e industrial, apenas a piaçava da Bahia (Attalea funifera) e a piaçava do Amazonas (Leopoldinia piassaba) são exploradas e têm suas fibras regularmente comercializadas no mercado brasileiro.
Além dos ferimentos às vítimas e danos materiais, o acidente contaminou um córrego que cruza aquele ponto da Auto Pista Fluminense (BR 101), passando por debaixo da rodovia e vai desaguar no Rio Bacaxá, uns três quilômetros adiante.
Tem fases na vida em que nos metemos em dificuldades. Períodos em que se compra muito mais do que se ganha e as dívidas aumentam.