sábado, 13 de julho de 2013

Palestra : Sustentabilidade : Colégio Monsenhor Gens

    Alunos da sétima série do Colégio Monsenhor Gens participaram de uma Feira de Sustentabilidade, construindo maquetes de formas de geração de energia menos poluentes. A Professora Alcidinéia (foto) foi a organizadora do evento, que contou com a palestra da Professora Sueli sobre a Agenda 21 de Rio Bonito. 
    Fui convidado para falar sobre a Sustentabilidade e fiquei muito contente de ver crianças tão sensíveis e inteligentes, brasileirinhos que terão enormes responsabilidades nas costas, e que já sabem do que o mundo precisa : desenvolvimento sustentável  ! 

Newton Almeida 

Apresentação do Diagnóstico : Plano Municipal de Saneamento : Rio Bonito


   O diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito foi apresentado em evento aberto ao público, ontem, dia 12 de julho de 2013, no Espaço Ceccareli, com início às 17:30 e término às 20:30. 
     Os presentes puderam ouvir detalhadamente sobre a situação dos serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto em Rio Bonito, realizados pela CEDAE, e de maneira geral tomaram conhecimento sobre a coleta e destino final de lixo e a rede de drenagem municipal. 
     Os técnicos da empresa contrata MPB, Aline Matulja e Muricy, conduziram a apresentação. 
   O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente - SEA, está apoiando a elaboração do plano de saneamento de Rio Bonito e de diversos outros municípios do estado. 
      A próxima etapa será um audiência pública, possivelmente ao final de agosto, para a apresentação final do Plano Municipal de Saneamento de Rio Bonito. 
    Estiveram presentes o Vice-Prefeito de Rio Bonito - Andinho, a Coordenadora de Políticas para os Municípios da SEA - Eloísa Elena, o ex-presidente do Instituto Trata Brasil, e atual Diretor da MPB - Raul Pinho, o gerente da CEDAE de Rio Bonito - Miguel Rinaldi, o Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito - Newton Almeida, o Secretário Municipal de Projetos - Flávio Pereira, o Secretário Municipal de Turismo - Bernard Cheppi, o Secretário de Desenvolvimento Urbano - Alexandre Daher, a Secretária de Promoção Social - Rosemary Cerqueira, a Secretária de Comunicação Social - Rosilane.

Newton Almeida   

Lei da Atração : O Poder da Imaginação

    A Lei da Atração deve ser a  fronteira mais importante do conhecimento humano. Se o método científico vai abraçar os conceitos da Lei da Atração, se a Lei da Atração vai se tornar um conteúdo das escolas, isso ainda é muito cedo para responder, mas que o poder da imaginação foi efetivamente descoberto a partir da Lei da Atração, isso foi.
     A imaginação é o motor transformador da realidade, o poder da imaginação age para transformar a realidade, independente das circunstâncias em contrário. 
    E você prezado(a) leitor(a) ?  O que você está imaginando para a sua vida ? Já está utilizando a maravilhosa Lei da Atração para conquistar teus sonhos ? Costuma sonhar sobre o futuro da tua família ? Deixa-se levar por histórias mágicas de um mundo perfeito ? 
     Aprenda a confiar no poder da imaginação ! O pensamento lógico funciona com certeza, mas a imaginação é muito mais poderosa ! 
     



Foto do Newton Almeida , dia 06/08/2011,  MAC - Niterói / RJ .

LEI DA ATRAÇÃO Newton Almeida

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ministro Carlos Minc : Catadores Materiais Recicláveis

* Postagem do dia 05 / 12 / 2009  , transferida de outro blog do Newton Almeida * 


O Ministro Carlos Minc prestigiou a comemoração do Dia do Catador de Materiais Recicláveis, comemorado nesse sábado,  05 de dezembro de 2.009, no Sítio da Felicidade, em Duque de Caxias (Raiz da Serra). Uma grande festa com muita comida, música, capoeira, apresentação de dança, piscina, discurso ministerial e sorteio de muitos brindes.  A festa foi organizada pela FEBRACOM, através do seu Presidente Jorge Neves , e diretores  Luís, Kleber e Márcio.



   Minc disse que está tratando com o Ministro Guido Mantega sobre a isenção de impostos que incidem na reciclagem . Também deseja conceder "pagamentos aos serviços urbanos" prestados pelos catadores, semelhante aos paagmentos concedidos pelos serviços ambientais rurais aos agricultures . Pediu que todos assistam a seu pronunciamento em rede nacional, nessa segunda-feira, dia 07 de dezembro, às 20:00, antecipando os assuntos a serem tratados em Copenhague.  Por fim, lembrou a todos da sólida aliança Lula - Cabral que vem possibilitando muitas realizações. 
  Foi uma festa muito bonita, com cultura, confraternização e aglutinação ideológica !



Newton Almeida 

SUSTENTABILIDADE : Usina Verde : Tratamento do Lixo

* Postagem do dia 05 /12/2009, transferida de outro blog do Newton Almeida *









Com o objetivo de mostrar uma tecnologia para tratamento de lixo, que vem crescendo nos países desenvolvidos, mas ainda em fase inicial no Brasil, no dia 21 de outubro ( quarta-feira ) de 2.009, visitei a Usina Verde, local do tratamento dos resíduos coletados pelo projeto Baía Limpa . A Usina Verde localiza-se na Ilha do Fundão (Avenida Carlos Chagas Filho nº 791, CEP 21941-904) dentro da Fundação Bio Rio, que abriga empresas privadas voltadas para a pesquisa de novos produtos e tecnologias . O Geraldo Caboclo e o Diogo foram comigo.
Ao chegar lá, às 10:00, fomos atendidos pelo Engenheiro Jorge Nascimento, Gerente da Usina Verde. O local é todo cercado, tem guarita com vigia, muito limpo e bonito. Não há urubus ou moscas. Boas instalações distribuídas na área total de 5.000 m², constando de refeitório, banheiros feminino e masculino, recepção, sala da gerência, sala de controle, e área das instalações da Usina, a maior parte coberta.
Todos os recursos investidos na implantação e funcionamento / manutenção da Usina Verde são privados, e seu início foi em 2.001 com a reunião de todos os sócios elaborando o projeto inicial. Já no ano de 2.004 a usina estava concluída e iniciaram os testes da queima do lixo. No ano de 2.005 foi expedida a Licença de Operação da FEEMA. Sua capacidade é de incinerar 30 toneladas por dia, gerando algo em torno de 800 KWatt de energia elétrica ao dia. A base da tecnologia é das usinas de incineração da Alemanha, mas o Corpo Diretor societário afirma que a tecnologia Usina Verde é brasileira, pois existem diferenças em equipamentos que foram desenvolvidos ( 3 patentes de invenção ), devido às características dos resíduos sólidos no Brasil, com grande parcela de orgânicos, o que não ocorre na Alemanha.
  A fumaça proveniente do forno sempre sai branca, mostrando um primeiro sinal de ausência de particulados, dioxinas e furanos. Existe um monitoramento por sensores eletrônicos e também manual, dos gases emitidos (segundo Jorge Nascimento, basicamente vapor d’água ) .





  O complexo é muito bonito, conta com cerca de 30 funcionários.  Todos usavam equipamento de segurança completo. A Cooperativa de Catadores COOPAMA (afiliada à FEBRACOM) é contratada da Usina Verde, e mantém cerca de 20 cooperados trabalhando diariamente. Além dos resíduos provenientes do Projeto Baía Limpa, a Usina Verde incinera o lixo trazido pela COMLURB do Caju. Ao lado temos uma cooperada da FEBRACOM auxiliando no transporte do lixo pela esteira rolante do silo de recepção. O lixo passa pelo tambor rotativo de facas para desagregar os sacos de lixo e facilitar na catação manual, para a retirada de metais e objetos muito grandes, como caixas de madeira, que podem obstruir a entrada do forno . A temperatura do forno atinge cerca de 1.000 °C , não podendo ficar abaixo de 820 °C, segundo normas da legislação.










  A sala de controle (abaixo) mostra a qualidade da Usina Verde e dá impressão de total segurança . 

   O interior do forno de incineração é monitorado por câmeras de vídeo . Tudo é monitorado por sensores eletrônicos que remetem os dados para essa sala. Todos os ambientes são climatizados, com exceção da área de recepção e transporte do lixo. Nos ambientes internos não há odores de lixo. Não existem moscas.



  Muito importante em todo o processo é o conjunto de forno, caldeira e gerador de enrgia elétrica, além da turbina.

















  Os gases percorrem longo caminho até serem expelidos nas chaminés . Devido à grande quantidade de matéria orgânica presente no lixo, eles têm de ser neutralizados, pois contém ácido clorídrico e sulfúrico. A sua temperatura também tem que ser controlada .


















   Para isto é necessária uma torre de resfriamento (acima) . Os tanques de decantação retiram as cinzas da água de neutralização e resfriamento.
   As cinzas são descarregadas por esteira rolante e representam 10% da quantidade do total de lixo que entrou . Na concepção do projeto essas cinzas serão aproveitadas para fabricação de artefato de cimento ou de cerâmica (tijolos, blocos e telhas) ou na mistura de massa asfáltica. Atualmente elas são levadas pela COMLURB para o aterro de Gramacho.














  Na última foto abaixo, da esquerda para direita :

Diogo, Jorge Nascimento, Newton Almeida e Geraldo Caboclo .














Newton Almeida 

Vassoura PET : Aterro de Lixo de Rio Bonito

* Postagem do dia 30 de outubro de 2009  , transferida de outro blog do Newton Almeida *



     Os funcionários da Secretaria Estadual do Ambiente são muito unidos. Sempre estão realizando festas para a confraternização. No carnaval passado eles desfilaram no Bloco Escravos do Ambiente. Quem incentivou isso foi o Minc, no tempo em que estava à frente da secretaria, e agora a Secretária Marilene Ramos mantém esse hábito.
  No final de setembro de 2.009 , acho que foi dia 22, aconteceu a Festa da Primavera no estacionamento do INEA / SEA, Avenida Venezuela nº 110, no Rio de Janeiro . Eu estava lá com a Lourdes ajudando com a arrumação, e conheci a Artista Plástica Cristina Silva, moradora de Nova Iguaçu. Ela estava expondo seus trabalhos na festa, umas peças reaproveitando garrafas PET, em forma de peixes, bolsas, tudo muito bonito. Me lembrei do trabalho em PET feito pelo Eduardo DURO'S, de Tanguá. Mas, o que me chamou a atenção mesmo, foram as vassouras feitas de garrafas PET. O acabamento é muito bom. Cristina me disse que são utilizadas 12 garrafas para fazer uma vassoura. O Geraldo Caboclo, que também estava lá, lembrou que a extração da piaçava está levando as palmeiras à extinção.

Leia abaixo :

" Piaçava é um nome de origem tupi que significa “planta fibrosa” e tem sido usado para designar pelo menos três espécies diferentes de palmeiras nativas do Brasil, cujas fibras servem para a confecção de vassouras. No Acre, na região do vale do rio Juruá, ocorre uma dessas espécies. Cientificamente conhecida como Aphandra natalia (Balslev & Henderson) Barfod, as fibras foliares desta palmeira têm sido tradicionalmente utilizadas para a produção artesanal de vassouras pelas comunidades de seringueiros, ribeirinhos e indígenas daquela região. Em outras regiões do Brasil o uso de fibras de palmeiras para a produção artesanal e industrial de vassouras, escovas, capachos, cordas, espanadores e outros utensílios de uso doméstico é uma importante atividade econômica. Embora muitas palmeiras nativas produzam fibras com potencial para aproveitamento artesanal e industrial, apenas a piaçava da Bahia (Attalea funifera) e a piaçava do Amazonas (Leopoldinia piassaba) são exploradas e têm suas fibras regularmente comercializadas no mercado brasileiro.
   A produção nacional de fibra de piaçava tem girado em torno de 95.100 toneladas anuais e sua comercialização movimenta valores que variam entre R$ 119 e 124 milhões a cada ano (IBGE, 2002; 2003). O mercado interno consome 94,4% de toda a produção nacional e o restante é exportado por preços que variam entre U$ 2,8 e 3 mil por tonelada (Novaes, 1988). Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os maiores consumidores nacionais e monopolizam a distribuição da fibra semi beneficiada (em fardos de 60kg) para indústrias localizadas em outras regiões do país.
   A espécie produtora mais importante do Brasil é a piaçava da Bahia, que responde por cerca de 90% da produção nacional. Esta só ocorre naturalmente na região nordeste do Brasil, nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas (Henderson et al., 1995). Entretanto, quase toda a produção de piaçava desta região é oriunda da Bahia, tendo como principais pólos produtores os municípios de Cairu, Nilo Peçanha e Ilhéus. A produção, no entanto, tem diminuído nos últimos anos porque as populações naturais da espécie estão sendo, gradativamente, destruídas pelos desmatamentos ilegais (Moreau, 1997). " Fonte : Evandro J. L. Ferreira – Doutor em Botânica pela City University of New York e o The New York Botanical Garden, Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, Núcleo de Pesquisas do Acre, BR 364, km 4, Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre, CEP 69.915-900, Rio Branco-AC, Brasil. 
evandroferreira@yahoo.com

  Alguém inventou as vassouras de fibras PET em vez de piaçava e cada vez mais seu uso vem crescendo. Ainda é difícel encontrar vassouras PET nos supermercados, mas é questão de tempo. A Cristina Silva me disse que já vendeu 300 vassouras para a FIOCRUZ, mobilizando mão-de-obra de nove pessoas. Vale ressaltar que elas duram mais que as vassouras comuns.




ANTES ( JULHO 2.001 )

















DEPOIS ( AGOSTO 2.003)









   Quando eu fui Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito tive a idéia de usar pneus para drenar os gases do aterro sanitário de lixo (veja fotos acima). O comum é a utilização de tubulões de ferro, muito caros. Adaptamos o uso de pneus, bastando furar a banda de rodagem para o fluxo do gás (predominantemente o metano) e empilhar a quantidade de uns dez a quinze, dependendo da profundidade da célula de lixo. Conseguíamos dar um destino aos pneus e economizávamos recursos públicos. Também usamos muitos pneus para fazer meio fio.

   Esse é o paradigma : transformar o lixo em matéria prima.

    Quem quiser falar com a Cristina Silva :
             pedepet@bol.com.br (21) 2619-4148 8287- 3994

Newton Almeida 

Lei da Atração : Desenvolvimento Sustentável

     A capacidade do ser humano de sonhar tem impulsionado seu desenvolvimento. Se deixarmos um pouco de lado as terríveis mazelas e tragédias da história humana, se apenas observarmos a evolução tecnológica e científica, se nos ativermos  ao conhecimento humano, sempre estaremos certos de que estamos avançando para um futuro maravilhoso. 
        A Lei da Atração está ao nosso lado para otimizar o tempo das realizações humanas. Agora, mais do que nunca, precisamos da Lei da Atração para guiar nosso desenvolvimento no mundo. A Lei da Atração deixa claro que o pensamento cria a realidade que nos cerca, portanto vamos já pensar o desenvolvimento sustentável . 
       Precisamos canalizar esforços conjuntos para levar melhor qualidade de vida aos que ainda vivem em trevas e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais, respeitar e preservar a biodiversidade, para garantir a sustentabilidade do planeta para as gerações futuras. 

        Viva com FELICIDADE  !  Participe do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ! 
         


Foto do Newton Almeida, Niterói, no MAC, dia 06 de agosto de 2011.



LEI DA ATRAÇÃO Newton Almeida

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Lei da Atração : Salva Vidas

    A Lei da Atração pode salvar vidas se utilizada na hora de uma situação trágica. As pessoas que acreditam que os pensamentos constroem a realidade, ou seja, aqueles que são habituados a utilizar a Lei da Atração sempre, não se deixam levar por momentos de pânico em situações limite. 
    Os salva-vidas, profissionais que dedicam a vida resgatando afogados do mar, costumam dizer que o que mata não é mar, mas o pânico. Pois qualquer pessoa possui a capacidade de boiar, com a cabeça para cima, bastando soltar o corpo e relaxar. Dessa maneira, nas situações extremas no mar, quando o banhista é levado por correntezas, o fundamental é fazer sinal, gritar e ao mesmo tempo, controlar-se em equilíbrio emocional. 
   Quando o banhista em apuros no mar, entra em pânico, esquece de qualquer técnica para manter-se respirando acima da linha d'água, e começa a engolir água cada vez mais. 
    A Lei da Atração ensina a viver no equilíbrio seguro, doutrina a mente a manter todo o corpo em equilíbrio, permite que vidas sejam salvas até mesmo nas mais trágicas situações, desastres ou acidentes. 





    Foto do Newton Almeida, dia 23 de outubro de 2011, Ilha do Japonês, Cabo Frio / RJ.







LEI DA ATRAÇÃO Newton Almeida

terça-feira, 9 de julho de 2013

Acidente : Ambiental : Óleo : Rio do Ouro

    As rodovias são vitais para o Brasil.  A malha rodoviária possibilita grande parte do fluxo do turismo doméstico, maior parte do transporte ao trabalho e maior parte do volume de cargas do Brasil. 
     Os acidentes nas  rodovias deixam vítimas fatais, por melhor sorte  graves e também danos ao meio ambiente.
 


 No dia 08 de julho de 2013, na  cidade de Rio Bonito, no trevo do Rio do Ouro, BR 101, um caminhão que pinta faixas da rodovia, a serviço da empresa Auto Pista Fluminense, colidiu  com  um  veículo de passeio que cruzou à sua frente, perigosamente.  




     Além dos ferimentos às vítimas e danos materiais, o acidente contaminou um córrego  que cruza aquele ponto da Auto Pista Fluminense (BR 101), passando por debaixo da rodovia e vai desaguar no Rio Bacaxá, uns três quilômetros adiante. 










    O Rio Bacaxá é um importante manancial que abastece a cidade de Rio Bonito, após o tratamento de suas águas  pela CEDAE. 


 





   A empresa contratada pela Auto Pista Fluminense para diminuir os danos ambientais em acidentes, demorou muito para agir. Chegou ao local em torno das 17:00, sendo que o acidente aconteceu por volta  das 12:30.  Ao cair da noite, quase às 18:00 a passagem do rio foi obstruída para impedir que a tinta misturada ao óleo do motor do caminhão continuasse fluindo para o  córrego, em direção à captação  da CEDAE. 






  (Uma garça estava alheia ao derramamento, ficou ciscando nas águas poluídas sem qualquer sinal de incômodo).




   O caminhão vacuol chegou ao local por volta das 12:30 do dia seguinte (09 de julho de 2013) e  dragou 17 mil litros de tinta e óleo diluídos na água do rio. Até as 16:10 da tarde o caminhão ainda não havia retornado para dragar a última quantidade de água infectada. 
     A empresa foi autuada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito, por danos ao meio ambiente. A quantidade de tinta e óleo que vazou foi pequena, mas a demora na contenção e sucção do material foi excessiva. 

(Outra garça aproveitou o represamento temporário  das águas do córrego para tentar pescar, no dia seguinte). 

Agenda 21 : Rio Bonito : Secretários

   


     O Fórum da Agenda 21 de Rio Bonito reuniu-se ontem para a escolha   dos   quatro  secretários que organizarão os trabalhos de rotina do Fórum, como as atas das reuniões, envio e recebimento de correspondências e documentos, redação de relatórios e outros. Esses secretários estão previstos no regimento interno do Fórum da Agenda 21 de Rio Bonito.
    Foram escolhidos Sueli de Paula (secretária técnica), Paulo Penna (secretário administrativo) ,  José Elias (secretário
jurídico) e Mauro Paes (secretário executivo) . 

   O Fórum marcou nova reunião para a próxima segunda-feira, dia 15 de julho de 2013, a fim de propor ações para integrarem o Plano Plurianual da Prefeitura de Rio Bonito. 

Lei da Atração : Sonhar em Conjunto : Sinergia

    A Lei da Atração está sendo comumente utilizada nas empresas. Sabe-se que o sonho em conjunto é alcançado mais facilmente quando individualizado. Não se tem a explicação, ainda a ciência não possui a pesquisa científica para a chamada sinergia. Ou seja, quando as forças unidas na mesma direção acabam por produzir um efeito muito maior do que a soma de cada uma em separado. 
     As empresas costumam organizar seus funcionários, em geral divididos em gerências, e determinar que realizem seu planejamento estratégico. No fundo, o que estão fazendo é utilizar o poder da Lei da Atração, motivando que todos os funcionários sonhem na mesma direção, atingindo com isso a poderosa sinergia. 
     Que tal experimentar isso na sua família ?  Que tal experimentar isso no seu ambiente de trabalho ?  Com os vizinhos ? 
        A Lei da Atração é maravilhosa ferramenta de realização para qualquer pessoa, e ainda mais potente quando em combinação com um grupo de pessoas !  Que tal mudar o mundo ? 






Foto do Newton Almeida : Museu de Arte Contemporânea , Niterói, em 06 de agosto de 2011.    






LEI DA ATRAÇÃO Newton Almeida

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dificuldades : Lei da Atração

Tem fases na vida em que nos metemos em dificuldades. Períodos em que se compra muito mais do que se ganha e as dívidas aumentam. 
    Das piores dificuldades que podemos passar está a doença. Utilize a Lei da Atração para vencer as dificuldades. Comece da maneira mais ampla, pensando positivamente sempre : 

      Pense na Saúde 

       Pense na Paz 
       
         Pense no Amor 

          Pense na riqueza

            Pense na Tranquilidade 

               Pense na FELICIDADE  ! 

          Comece agora ! Os pensamentos mudam a realidade !   







Foto Newton Almeida, 21 de fevereiro de 2012, Praia das Conchas - Cabo Frio .



LEI DA ATRAÇÃO Newton Almeida