terça-feira, 1 de novembro de 2011

ETE Sarapuí Entra em Operação

    No site da CEDAE em matéria do dia 25 de outubro de 2011 : 

"
   O governador Sérgio Cabral deu início, nesta terça-feira (25/10), à operação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Sarapuí, que beneficiou um milhão de habitantes dos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita. A Estação, construída há mais de 12 anos e que não havia entrado em funcionamento por falta de tronco coletor principal, tem capacidade para tratar cerca de 1.500 litros de esgoto por segundo (l/s).
    O governador Sérgio Cabral destacou que, “além de ser um compromissso olímpico, a entrada em operação da Estação de Tratamento de Sarapuí é um marco na despoluição da Baía de Guanabara. Afinal, até 2007, só havia 2.000 litros de esgotos por segundo sendo tratados em regime secundário, que retira 98% das impurezas da água, na região de influência da Baía. Agora, com os investimentos colocados desde 2007, já chegamos a 6.000 litros por segundo tratados em regime secundário. Até 2015, alcançaremos uma vazão de 14 mil litros por segundo, ou seja, sete vezes mais que no início do governo.”
   A Estação Sarapuí realizará tratamentos primário e secundário. Além disso, a unidade de tratamento é dotada de três bombas de 400HP de potência e de inversores de frequência, que minimizam o consumo de energia elétrica, economizando recursos da empresa.
  
     A ETE foi interligada ao interceptor de esgotos, que tem extensão de 6.330 metros e dois metros de diâmetro. Cerca de 13.500 metros de tronco coletores e 167 mil metros de redes coletoras de esgotos também foram instalados.
    O Estado do Rio de Janeiro já investiu cerca de R$ 200 milhões no sistema de esgotamento sanitário de Sarapuí. O evento é mais uma realização que vai ao encontro dos compromissos do país junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI). .....      "          

      Veja abaixo detalhes sobre a localização  dos coletores da ETE  Sarapuí  (Fonte : CEDAE) 
Em números gerais o total de esgoto tratado no Estado do Rio de Janeiro é 30%  (segundo informado pelo Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc ). A Secretaria Estadual do Ambiente planeja alcançar 60 % de esgoto tratado até 2014 . Se a Baía de Guanabara ( que recebe os efluentes lançados nos cerca de 50 rios que deságuam para lá, juntamente com as águas de drenagem de um contingente populacional de uns 10 milhões de pessoas dos 15 municípios dessa bacia hidrográfica  de 4.000 quilômetros quadrados)   tiver  30 % do esgoto tratado já está muito bom , e chegar a 60 % será uma façanha !   Eu torço para que consigamos !  
    Eu (Newton Almeida) acho que o Estado do Rio de Janeiro vem trabalhando para sediar a Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016 com êxito, e o saneamento do estado será o grande legado desses mega-eventos, fortalecendo a  vocação turística do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil .  
           Tratar o esgoto  é tratar bem da saúde do povo ! 
           Parabéns à CEDAE e ao Governo por colocarem a ETE Sarapuí em operação ! 






domingo, 30 de outubro de 2011

SÃO JOÃO DE MERITI : DEFESA CIVIL : NUDEC MULHER

DEFESA CIVIL DE SÃO JOÃO DE MERITI CAPACITA MULHERES – NUDEC MULHER

      A nação mais poderosa do mundo, Os Estado Unidos, possui a democracia enraizada através da organização social em entidades civis. A união  é ampla em ONGs, institutos, associações que buscam unir e desenvolver a participação social, seja reivindicando os direitos das minorias, seja para ampliar laços de convivência saudável e  amigável .
    Aqui no Brasil, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a implantação de conselhos para fiscalização da gestão pública marca a importância da participação civil . Também o movimento do terceiro setor , as ONGs, principalmente unindo em torno de projetos ambientais sinaliza o caminho para o fortalecimento democrático e participativo.
    Quando as pessoas se unem em objetivos comuns os problemas estão com os dias contados. Em São João de Meriti, região da Baixada Fluminense, cidade distante uns 35 quilômetros da capital do Estado do  Rio de Janeiro, os principais  problemas são a carência de água tratada, ausência total de tratamento de esgoto, coleta de lixo ainda deficiente, e isso agravado pela enorme densidade demográfica, com população de uns 500 mil habitantes, vivendo em apenas 34 quilômetros quadrados ( cerca de 13.000 habitantes por km² ; a  densidade demográfica no Brasil é de cerca de  22 habitantes por km²) .
     São João de Meriti  é  o município de maior densidade demográfica do Brasil, e dizem que tem a maior densidade demográfica da América ( a cidade mais densamente povoada do mundo deve ser Daca, capital do Bangladesh, 7 milhões de habitantes vivendo em 360 quilômetros quadrados).
   Em São João de Meriti é comum enchentes e alagamentos nas chuvas de verão, e se é praticamente impossível que a população deixe de ocupar áreas de risco, é dever que as autoridades organizem os moradores para a prevenção  de catástrofes e acidentes. E isso vem sendo feito em São  João de Meriti, exemplarmente, através da Secretaria Municipal de  Ambiente e Defesa Civil. O Major Alexandre, comanda a Defesa Civil com liderança motivadora, e seu Programa das NUDECS (Núcleos de Defesa Civil Municipal) é tão eficaz como simples. São organizados grupos de moradores, por bairros, que recebem capacitação para a prevenção de acidentes, e ao final conquistam um certificado de Agente da Defesa Civil, caso sejam aprovados . Já foram capacitados uns 3.000 moradores, entre alunos (de 10 anos em diante) , adultos e pessoas da terceira idade. São moradores que atuam como lideranças nas comunidades para a organização nos alertas de enchentes. 

    Recentemente a novidade do Programa Permanente de Preparação para Desastres é a NUDEC Mulher, voltada para público feminino. No dia 27 de  outubro, um grupo de 12 mulheres recebeu capacitação em meio ambiente (resíduos sólidos) e prevenção a acidentes com  botijão de gás, numa escola municipal. 



      O ponto alto foi quando o Major Alexandre ensinou às participantes a apagarem o fogo no botijão  de gás, utilizando o dedo indicador. As mulheres venceram o medo  e apagaram o fogo com muita calma . 
    Nosso Brasil precisa continuamente conversar, debater, discutir, enraizar a convivência democrática e cidadã, tal como a cidade de São João de Meriti vem fazendo .