A Tragédia da Região Serrana Poderia Ter Sido Evitada ?
A realidade em que vivemos tenta ser explicada pelas diversas ciências desenvolvidas ao longo de milhares de anos. A saúde de cada um, por exemplo, reporta principalmente à medicina, mas pode-se identificar relação com a psicologia, ou mesmo no ambiente em que cada um vive.
Podemos perceber o quanto complexo é prever se uma pessoa vai ficar doente. Tantos amigos que conhecemos que não controlam sua alimentação, abusando do álcool, fumando, comendo gordura em excesso, e os anos passam e estão saudáveis. Mas então alguém dirá : imagina se ele se cuidasse, hem ? Realmente existe esse argumento do “ caso se, imagina se, e se .... “ . No futebol é comum ouvirmos “ e se aquela bola que bateu na trave, entrasse no gol, a história do jogo seria diferente” .
Quem somos nós para prevermos o futuro ? Em todo final de ano alguns programas de televisão se colocam a entrevistar gurus, videntes, paranormais, esotéricos e sei lá o que mais, para as previsões do próximo ano. Algum desses previu que mais 600 pessoas morreriam por conta de chuvas em cidades da região serrana do Estado do Rio de Janeiro ?
Por mais que o ser humano domine tecnologias construtivas, que invente aviões, que descubra tratamento para as doenças, nós continuaremos sendo reféns das forças da natureza. E se as pessoas não estivessem morando nas encostas dos morros, ou na beira dos rios, ou no sopé dos morros, não teriam morrido. Nesse caso é claro que não. Mas, muitas das vítimas dessa tragédia estavam em casas confortáveis, prédios legalizados, em condomínios de luxo também, como no Vale do Cuiabá, em Itaipava (Petrópolis). Quem poderia dizer que não estavam seguras ? Então não sejamos levianos.
Planejamento de riscos, exercícios para prevenção a desastres e calamidades são bem vindos. Mas o fato é que a quantidade de chuvas que atingiram aquela região foi imprevisível ! Qualquer outra cidade teria sofrido com mortes !
O que aconteceu foi uma tragédia climática sem precedentes . Foi como se um terremoto de grande magnitude tivesse acontecido, de maneira inexplicável e surpreendente. Os estudiosos e cientistas irão detalhar isso mais adiante, pois leva algum tempo para a ciência explicar a complexa realidade que nos cerca.
A hora é de agradecer pela nossa vida saudável, colocar energia na solidariedade aos atingidos pela catástrofe, e lembrarmos que somos humanos, a mercê das forças da natureza.
Fonte das fotos : http://veja.abril.com.br/blog/veja-acompanha/tag/tragedia/
E você, leitor(a) amigo(a), discorda da minha opinião? Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !