sábado, 2 de abril de 2011

Tanguá : Deputada Federal Solange Almeida : Associação Moradores : Vila Côrtes

     Hoje eu fui na reunião da Associação de Moradores de Vila Côrtes, em Tanguá, e lá compareceram vereadores , secretários municipais, o Prefeito Carlos e a Deputada Federal Solange Almeida .
     Enquanto as autoridades discursavam para a platéia , de cerca de 100 pessoas, entre adultos e muitas crianças, funcionários da Prefeitura de Tanguá trabalhavam em Campanha contra a Dengue. Os funcionários vistoriaram as casas da vizinhança e colocaram as telas  protetoras nas caixas d'água sem tampa.
     A Presidenta, Anete,  da Associação de Moradores de Vila Côrtes ( AMOVIC ) agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da união dos moradores em objetivos comuns, como melhorar os serviços prestados pela prefeitura.
     O Prefeito Carlos Pereira falou sobre o momento de alegria pelas obras da nova refinaria de petróleo de Itaboraí , o COMPERJ, que trouxe muitas oportunidades de  empregos para a região, e que ele é o Presidente do CONLESTE, 13 municípios da área de influência do COMPERJ . Ele agradeceu os recursos que a Deputada Federal  Solange Almeida enviou para Tanguá, emendas parlamentares, permitindo a construção de um novo posto de saúde em Bandeirantes e asfaltamento de ruas. E disse que o CONLESTE está organizando um grande projeto de infra-estrutura para a conquista de um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do CONLESTE .
    A Deputada Federal Solange Almeida destacou a luta do Prefeito Carlos Pereira em buscar recursos para Tanguá e disse estar satisfeita de poder visitar a Vila Côrtes e agradecer os votos que possibilitaram o seu mandato. Lamentou o fato de outros políticos só aparecerem na hora das eleições e depois dão às costas ao povo.   Por fim, Solange Almeida comunicou que se candidatará na disputa das próximas eleições para a Prefeitura de Rio Bonito, e que isso será benéfico para Tanguá também, pois os moradores de Tanguá poderão contar com atendimento da saúde em Rio Bonito, como acontecia na sua gestão de Prefeita de 1997 a 2004 . Todos aplaudiram muito a Deputada Federal  Solange Almeida e foi servido um delicioso café da manhã .

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Energia Eólica : Estado do Rio de Janeiro : Itabapoana : Gargaú

     Desde o final do ano passado, está diferente a paisagem da praia de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana. A grande margem de praia, protegida pela Marinha, recebeu em um longo trecho, o primeiro parque eólico da região sudeste, o Parque Eólico de Gargaú, administrado pela empresa privada Gesa – Gargaú energética S/A.
     A cerca de 350 quilômetros do Rio de Janeiro, a cidade no norte-fluminense de pouco mais de 42 mil habitantes, e com um território de 1254 quilômetros quadrados (o segundo maior município em extensão territorial do estado), começa a atrair um novo tipo de visitante.
     O Parque Eólico de Gargaú está atraindo turistas a fim de registrar as imensas torres de geração de energia que se destacam ao longe – o parque pode ser visto de São João da Barra, do outro lado do rio Paraíba do Sul, a quase 50 quilômetros de distância.
     A economia da cidade é basicamente focada na plantação de cana-de-açúcar, que se estende ao longo das margens da BR-101, que corta a cidade.

Fonte da matéria e fotos : 
economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/maior+parque+olico+do+sudeste+produz+energia

Newton Almeida

quarta-feira, 30 de março de 2011

Seres Humanos : Alterações Ambientais : Animais

   Por que os seres humanos alteram, transformam, desequilibram, modificam o meio ambiente ?
   Essa perguntinha tenho feito muito aos meus alunos e a resposta lógica é : 

    Os seres humanos alteram o meio ambiente para suprir suas necessidades básicas de moradia e alimentação, e também para alcançarem uma melhor qualidade de vida.  
    Eu tento ao máximo passar esses conteúdos de maneira leve, motivando para buscarmos uma atitude pró-ativa e otimista. Mas, cada vez mais está  difícil. 
    A cada dez anos que passam, estou ficando mais descrente. A realidade tem que ser analisada num grande intervalo de tempo. Não se pode concluir sobre o comportamento social olhando numa janela estreita de um mês, ou mesmo um ano. 
       A situação está muito delicada. Eu sempre tive um extremo otimismo, sempre vislumbrei a capacidade inventiva e criativa da nossa espécie, mas o capitalismo está virando um verdadeiro monstro. Um monstro consumindo os recursos naturais numa velocidade do som e resolvendo os problemas na velocidade de um automóvel. Um monstro espallhando desigualdades sociais e econômicas a todos países.  E o socialismo ? Também não adiantou de nada. Cerceia a liberdade : viver sem liberdade é lamentar cada minuto que ainda falta, e com a sensação de que passou um ano.

     Peço aos leitores que me perdoem, mas hoje quero dormir e imaginar que sou uma coruja que sabe discernir o campo mais seguro para pousar, quero sonhar que sou um tubarão que consegue perceber a aproximação das redes de pesca e que aprendeu a não comer as embalagens plásticas espalhadas pelos oceanos,  quero dormir e sonhar que sou um tigre com muito espaço ainda para viver livre e dignamente como qualquer animal deveria , qualquer animal animal  .


   Fonte das imagens :  ocoruja.com  ;
                                     educar.sc.usp.br
                                         grupolwd.blogspot.com/
Newton Almeida











domingo, 27 de março de 2011

Mato Grosso : Projeto Soja Mais Verde : Reflorestamento : ONG The Nature Conservancy

   Eu (Newton Almeida) assisti hoje (27 / 03 / 2011) ao Globo Rural sobre o Projeto Soja Mais Verde. Primeiramente quero dizer que o programa Globo Rural presta exelente serviço à agricultura brasileira e também às questões ambientais. Eu assisti muitas matérias sobre a problemática ambiental (desmatamentos, queimadas, alterações climáticas, seca na Amazônia, mortes de nascentes de rios, etc.) no Globo Rural.

  
    O município de Lucas do Rio Verde implantou o Projeto Soja Mais Verde, sob consultoria técnica da  ONG americana  The Nature Conservancy , após denúncias do Greepeace sobre o excessivo desmatamento para plantio  de soja. Com receio de receberem sanções comerciais internacionais, os produtores de soja de Lucas do Rio Verde decidiram recuperar as APPs ( áreas de preservação permanente, de acordo com o Código Florestal Lei 4771 / 65 ). 
   
   Os produtores mapearam todas as propriedades do município ( 100 % ), e iniciaram o reflorestamento das nascentes, veredas, matas ciliares . 
   O munícípio vizinho de Sorriso, o maior produtor de soja do Brasil, também aderiu ao Projeto Soja Mais Verde, e já tem 60% das propriedades mapeadas e iniciando o  reflorestamento. 
   A demarcação das reservas legais não foi iniciada, pois todos estão aguardando as discussões no Congresso Nacional sobre alterações do Código Florestal brasileiro .  
   
 O programa mostrou o depoimento dos agricultores ( na grande maioria, imigrantes  do sul do país) dizendo que foram para o Mato Grosso sob apelo do Governo Federal, atendendo a políticas de incentivos para a ocupação do centro-oeste e Amazônia legal, nas décadas de 1970 a 1980 . E depois de poucas décadas foram acusados  de criminosos .
    O fato é que o Código Florestal é de 1965, portanto desmataram sem atenção aos critérios legais vigentes. Mas é uma realidade de um país em desenvolvimento : o desrespeito às leis
    Gostei de ouvir a fala do agricultor Argilo Bedin :

         " a água é a maior riqueza que temos, para mim, meus filhos, netos e para a humanidade .  Portanto poder ajudar para termos mais água, para preservar a água, não tem preço, sinto muito orgulho em participar " ! 

    Um técnico da The Nature Conservancy explicou que o custo para a recuperação de 1 hectare ( 10.000 metros quadrados) fica em R$ 5.000,oo , devido à necessidade da contratação de técnicos (engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas,  etc.) e manutenção das mudas plantadas.
    A reportagem mostrou que um produtor rural, Everaldo Bastos,   montou um viveiro de mudas nativas, em Sorriso,  e vende em torno de 1 milhão de mudas ao ano .

Fonte das fotos :    www.revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC611964-2454,00.html ;
Link para o vídeo do programa :  g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/03/agricultores-aderem-ao-projeto-de-regularizacao-ambiental-em-mt.html              Newton Almeida