quarta-feira, 30 de março de 2011

Seres Humanos : Alterações Ambientais : Animais

   Por que os seres humanos alteram, transformam, desequilibram, modificam o meio ambiente ?
   Essa perguntinha tenho feito muito aos meus alunos e a resposta lógica é : 

    Os seres humanos alteram o meio ambiente para suprir suas necessidades básicas de moradia e alimentação, e também para alcançarem uma melhor qualidade de vida.  
    Eu tento ao máximo passar esses conteúdos de maneira leve, motivando para buscarmos uma atitude pró-ativa e otimista. Mas, cada vez mais está  difícil. 
    A cada dez anos que passam, estou ficando mais descrente. A realidade tem que ser analisada num grande intervalo de tempo. Não se pode concluir sobre o comportamento social olhando numa janela estreita de um mês, ou mesmo um ano. 
       A situação está muito delicada. Eu sempre tive um extremo otimismo, sempre vislumbrei a capacidade inventiva e criativa da nossa espécie, mas o capitalismo está virando um verdadeiro monstro. Um monstro consumindo os recursos naturais numa velocidade do som e resolvendo os problemas na velocidade de um automóvel. Um monstro espallhando desigualdades sociais e econômicas a todos países.  E o socialismo ? Também não adiantou de nada. Cerceia a liberdade : viver sem liberdade é lamentar cada minuto que ainda falta, e com a sensação de que passou um ano.

     Peço aos leitores que me perdoem, mas hoje quero dormir e imaginar que sou uma coruja que sabe discernir o campo mais seguro para pousar, quero sonhar que sou um tubarão que consegue perceber a aproximação das redes de pesca e que aprendeu a não comer as embalagens plásticas espalhadas pelos oceanos,  quero dormir e sonhar que sou um tigre com muito espaço ainda para viver livre e dignamente como qualquer animal deveria , qualquer animal animal  .


   Fonte das imagens :  ocoruja.com  ;
                                     educar.sc.usp.br
                                         grupolwd.blogspot.com/
Newton Almeida











0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial