quinta-feira, 11 de agosto de 2011

2º Congresso Fluminense de Municípios : Estado do Rio de Janeiro : Meio Ambiente


    O 2º Congresso Fluminense de Municípios, organizado pela Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro ( AEMERJ ) foi bastante interessante. Eu (Newton Almeida)  visitei nesse segundo e último dia de evento, que foi realizado nos dias 10 e 11 de  agosto de 2011, com muita  organização e excelente infra-estrutura , no Pier Mauá, na cidade do Rio de Janeiro.  


   


                                       
        O objetivo desse Congresso foi, principalmente,  debater a importância da qualificação da gestão pública e do fortalecimento das parcerias público-privadas para o desenvolvimento dos municípios fluminenses. 


   Entre tantos painéis de debates, discussões e exposições, ocorrendo em dois auditórios simultaneamente, eu destaquei o do Meio Ambiente : 

   O Secretário Estadual Carlos Minc    -  falou sobre o que de mais importante avançou na pauta ambiental no Estado do Rio de Janeiro , como descentralização do licenciamento ambiental, com 43 municípios realizando o licenciamento de atividades consideradas de baixo impacto ambiental , ou impacto local ( o Estado do Rio de Janeiro possui 92 municípios), em breve estará disponível o Portal do Licenciamento, tornando-o mais ágil para as empresas buscarem o licenciamento de suas   atividades   ; a criação do INEA, com 9 agências regionais,  que uniu a SERLA, FEEMA e IEF, tornando-se um órgão  dinâmico e diminuindo a burocracia e corrupção ; a lei do ICM's Ecológico que concede maiores repasses do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias aos municípios que investirem em Unidades de Conservação, Tratamento de Esgoto , Erradicação de lixões, Coleta Seletiva de Lixo e preservação de mananciais ; devido aos dois  anos de sucesso do ICM's Ecológico a área total de unidades de conservação municipais  passou de 104 mil para 211 mil hectares, pois as prefeituras perceberam que implementando UC's passam a ganhar mais recursos ; Pacto pelo Saneamento , programa estadual da Secretaria de Estado de Ambiente que pretende ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, no Estado do Rio de Janeiro, dos atuais 30%  para 60 % até 2014 , e que tem por meta , também, acabar com todos os lixões do estado.  
    Minc terminou dizendo que uma quantidade enorme de investimentos públicos e privados estão acontecendo no Estado do Rio de Janeiro  : 
     " a economia está bombando e somos o estado brasileiro que menos desmata a Mata Atlântica no Brasil, portanto estamos provando que é possível aliarmos desenvolvimento à preservação ambiental ! Saudações ecológicas para todos ! " 


     O Vice - Governador (abaixo) , Luiz Fernando Pezão ,  atendeu à minha solicitação e pousou para a foto. Ele é o homem que faz as " obras andarem " no Governo do Estado do rio de Janeiro , e , contrastando com a sua importância, ele  sempre está solícito, tranquilo e humilde. 


      O Pier Mauá fica num lugar muito bonito, com a vista para a Baía de Guanabara  a linda cidade de Niterói . 







Estado do Rio de Janeiro : Meio Ambiente : Niterói : Baía de Guanabara

   A cidade de Niterói tem um brilho próprio. O ar , a atmosfera, o sol, a lua , as árvores, são especiais em Niterói. E qualquer um que conhece o lugar vai concordar comigo. 
    Lá você pode subir os morros para conhecer os monumentos históricos, como os fortes, e ao mesmo tempo deliciar-se com as belas paisagens. 


   Em Niterói você vê a cidadedo Rio de Janeiro de longe, do outro lado da Baía de Guanabara, uma das imagens mais lindas do mundo. Um verdadeiro privilégio poder ver inteirinhos o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.  


   Imaginem acompanhar a passagem do Ano Novo na Praia de Icaraí, vendo o festival e fogos de artifício de Niterói, e tendo como cenário, ao fundo, os fogos do Rio de Janeiro !  Só em Niterói  isso é possível. 
   A cidade de Niterói já foi a melhor do Brasil em qualidade de vida, não serei eu que irei contestar essa propaganda da Prefeitura de Niterói. E hoje Niterói  está em primeiro lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Rio de Janeiro.  
   No sábado, dia 06 de agosto de 2011, fui dar umas voltas por Niterói. O dia estava muito bonito, e  é claro que em Niterói o sol  fica mais alegre ainda. 

  Peguei a moto e fui para a estação das barcas e segui ao Gragoatá. E lá disparei a tirar fotografias ! A água estava verdinha ! A água da Baía de Guanabara estava com cor de água de Copacabana !
    Sei que a concessionária de serviços de água e esgoto  de Niterói trabalha muito bem ,  é das melhores do Brasil, a Águas de Niterói. Além das correntes marinhas renovando as águas da Baía de Guanabara, a Águas de Niterói deve ter contribuído para esse espetáculo !   E também quase não havia lixo flutuando. 


   Um sábado inesquecível que só Niterói pode proporcionar ! 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Liha Vermelha : Construção de Ponte Estaiada : Ilha do Governador : Canal do Cunha : Rio de Janeiro

    Tirei umas fotos para registrar o andamento da construção de uma ponte estaiada, que  vai ligar a Ilha do Fundão à Linha Vermelha,  que faz parte da Revitalização do Canal do Fundão, também chamado de  Canal do Cunha,   na Ilha do Fundão, ao  lado da Ilha do Governador. 







    Essa revitalização consiste na dragagem do Canal do Fundão : a dragagem utiliza tecnologia de encapsulamento dos sedimentos contaminados por metais pesados em colchões (geobags),  replantio de manguezais,  impantação de coleta e ligação do esgoto da Cidade Universitária do Fundão à estação de Tratamento  de Esgoto do Parque Alegria e a construção dessa nova ponte .
    Essas obras são pagas pela Petrobrás por conta de medida compensatória com valor total de R$ 184 milhões de reais . Tirei as fotos de um local bastante impróprio (perigoso), girando em 360 graus . Mais tarde vou  tirar mais fotos do andamento dessas obras.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Acidente com Caminhão : BR 101 : Rio Bonito : Auto Pista Fluminense

      A Auto Pista Fluminense é uma rodovia muito segura que tem boa manutenção, mas acidentes envolvendo caminhões são muito frequentes.
       Eu passava pela BR 101, em Rio Bonito, na altura do condomínio industrial e de serviços, (criado pela Prefeita Solange Almeida em 1997),  por volta das 8:30 da manhã e vi o caminhão tombado na pista. Parei para registrar o ocorrido, até por uma questão de que talvez possa ser relevante a algum leitor. 
     Eu (Newton Almeida)  não me senti à vontade de conversar com as pessoas, e fiquei sensibilizado e preocupado com as possíveis vítimas  que o acidente deve ter provocado.   

        
      Não vi marcas de freada e me pareceu que o motorista dormiu ao volante e caiu na calha central de drenagem e foi parar na pista da contra-mão.  O caminhão estava carregado com caixas de madeira vazias, portanto não estava nada pesado.
       Caso algum leitor(a) saiba de detalhes seria um favor deixar um comentário. E lembro a todos que a velocidade alta deve ser evitada, em qualquer circunstância, em qualquer estrada .