sábado, 31 de agosto de 2013

Circo de La Costa : Circo Ambiental : Domingo : Esporte Clube Fluminense

   






 O Circo Ambiental realizou dois espetáculos de excelente qualidade ! 







    Foi no sábado de hoje em duas sessões, às 16:00 e às 18:00 . 





   Quem compareceu gostou muito !  Quem não foi amanhã é última chance ! 






    Novamente em duas sessões, nesses mesmos horários, 16:00 e 18:00,  com preço imperdível de R$ 10:00, no Esporte Clube Fluminense de Rio Bonito / RJ. 









    Cada criança recebeu uma muda de árvore da Mata Atlântica, um presente da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito !











   
    Circo de La Costa, o Circo Ambiental, nesse domingo, dia 01 de setembro,  às 16:00, e às 18:00, no Esporte Clube Fluminense ! 











Newton Almeida








Cooperativismo : Coleta Seletiva : Catadores de Materiais Recicláveis

      O capitalismo está aí !  Não adianta ficarmos tentando não enfrentar essa vida competitiva, excludente . Infelizmente muitos milhões de cidadãos ainda não usufruem das maravilhas tecnológicas e o encurtamento das distâncias que a economia global trouxe.  Ter consciência é o início para as mudanças. 
      O cooperativismo é uma espécie de remédio para essa extrema competição, pois parte do princípio de que a união dos fracos vai torná-los fortes, e que todos terão sua participação  nas decisões e processos de crescimento da cooperativa. Nesse sentido é que a ampliação do Cooperativismo é um instrumento de diminuição da má distribuição de renda do capitalismo.  Pois, o cooperativismo não vai contra o capitalismo, de modo algum, ele está convivendo (o cooperativismo) com a propriedade privada e livre iniciativa.  O poder sobre o capital é dividido entre tantos quantos forem os cooperados, e isso dá mais igualdade de condições e diminui a desigualdade social reinante na grande maioria dos países do mundo .
    O Cooperativismo surge na Inglaterra em 21 de dezembro de 1844 .  Foi o dia em que foi fundada a primeira organização desse tipo, nos arredores da cidade de Manchester, em Rochdale, um grupo de 28 tecelões, um deles uma mulher, se uniu para comprar em conjunto, itens de primeira necessidade, como alimentos, por exemplo. Chamava-se “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”. Trata-se da primeira cooperativa da história. 
     O símbolo de sucesso do cooperativismo, no Brasil, são as cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É surpreendente os resultados que as cooperativas de catadores alcançaram. Os catadores conseguiram regulamentar a sua profissão e ganharam muita força política com a organização do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis  (MNCR). 
    A Lei 12.305 / 2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos,  prevê o encerramento dos lixões até o ano de 2014, bem como a  implantação da logística reversa e a coleta seletiva em todas as cidades. Se faz urgente organizar os catadores  em cooperativas que coletem os resíduos recicláveis antes de serem misturados ao lixo . E num processo natural de desenvolvimento, agregar valor aos resíduos  através  de capacitação / técnicas / maquinário  para  a sua reciclagem .    
     As Prefeituras, que são os órgãos públicos responsáveis pela coleta do lixo, precisam apoiar os catadores para que eles participem com maior força da coleta seletiva. Para isso é necessária a contração da cooperativa pela Prefeitura. O rendimento econômico auferido pela venda do material reciclável é pequeno, e o importante serviço que a cooperativa de coleta seletiva presta ao município tem que ser valorizado.  



  Foto  : Projeto de Coleta Seletiva de Rio Bonito / RJ , maio 2013 . 

Newton Almeida

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Feliz : Lembre de Sentir Alegria : Desenvolva o Bom Humor

    Quantas pessoas que conhecemos  estão eternamente cultivando o mau humor. O mau humor faz mal para a pessoa que o carrega e deixa todos à volta contaminados com isso. Sabemos que existem razões para a instalação do mau humor. Muita gente passa por terríveis acontecimentos. Mas é importante para nossa saúde procurar cultivar a alegria. 
    Desenvolva o bom humor. Viver sorrindo, viver com alegria é plenamente possível. Procure lembra-se de sorrir. Amanheça lembrando-se que um dia de alegria pode ser uma construção pessoal. Acorde e determine que vai lembrar-se de estar o dia inteiro sentindo-se bem! 
       
                         Sinta alegria o dia inteiro! 

     Para sorrir basta querer e forçar a expressão do rosto. Basta lembrar que é importante sorrir e começar a experimentar!  
      Sorria sozinho, sorria para os outros, sorria nas fotos, sorria para você mesmo. 
      Não é deboche, não é menosprezo:  é felicidade!  Qualquer um tem dentro de si alegria. 

        A alegria constante cresce e se transforma em FELICIDADE! 
   
 Sentir-se bem é a chave para uma vida com saúde, e pode ter certeza de que os pensamentos mandam nos sentimentos. 

      Seja FELIZ!  

        Acorde feliz!  Um dia lindo e feliz é a sua conquista! 


Newton Almeida

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ilha do Fundão : Dragagem Canal do Cunha : Universidade Federal do Rio de Janeiro : Baía de Guanabara

 




       A Ilha do Fundão era um arquipélago de oito ilhas que foi aterrado, na década de 1950, para a construção da Cidade Universitária . Nessa ilha artificial, portanto, fica o principal campus da Universidade Federal do Rio de  Janeiro . 









      A Ilha do Fundão tem problemas graves e ao mesmo tempo em que é palco de avanços tecnológicos. A degradação ambiental do entorno, uma das regiões mais poluídas da Baía de Guanabra,  contrasta com bons exemplos como a Usina Verde (incineração de lixo, com usina  de segregação de recicláveis e geração de energia elétrica) , o ITCP (Incubadora tecnológica de Cooperativas Populares), o  CENPES  - PETROBRÁS (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello),  e tantas outras empresas de ponta  junto aos projetos da COPPE (Instituto Alberto  Luís  Coimbra de pós-Graduação) .



       Eu (Newton Almeida) dei umas voltas pela Ilha do Fundão, no dia 07 de maio de 2011, e tentei conhecer de perto a dragagem do Canal do  Cunha (ou Canal do Fundão) : projeto custeado pela Petrobrás (medida compensatória) de uns R$ 200 milhões de reais.
      Eu não consegui chegar perto, pois a área é toda cercada e o portão estava devidamente fechado. Entrei no mangue ao lado : só visualizei uma máquina trabalhando (amarela), vejam a foto ( ao fundo é a estação de Tratamento de Esgoto do Caju).
        Até que não havia muito lixo no manguezal, mas não encontrei vestígio algum de caranguejos .  Deve ser por conta da poluição. Dizem que a incidência  de metais pesados é alta no entorno do Canal do Cunha, e que o acúmulo de sedimentos tem relação com uma pedreira na  Serra da Misericórdia , no Complexo do Alemão. Os sedimentos  retirados pelas dragas ficam encapsulados em colchões que deixam passar a água, num processo de filtragem, e aprisionam os sedimentos contaminados ;  os colchões ficarão eternamente na Ilha do Fundão .

        A praia, de frente para a Ilha do Governador,  tem uma vista muito bonita, e até que não estava tão suja, em se tratando da Baía de Guanabra.


 
       Imaginem isso limpo ! Que maravilha deveria ser antes da degração ambiental ?  Algum leitor conheceu essa região antes de ser pouída ?  Já nadou nessas águas ?
       Deixe um comentário ! Faça críticas ou correções ! Acrescente conteúdo !  Faça  desse blog seu espaço de interação para um mundo melhor ! Deixe um comentário !

Fonte das fotos : Newton Almeida (07 demaio de 2011)
Fonte da primeira  imagem :  www.riodejaneiro.vilablog.com     

   Newton Almeida


  ****        Curso que Ensina a Criar Aplicativos de Smartphone e Tablets 

   
        Os aplicativos de mobiles representam um enorme mercado aberto aos empreendedores! Você vai aprender a criar seus próprios aplicativos para smartphones e tablets, que poderão ser vendidos, ou utilizados para o marketing da sua empresa! 

        Neste curso você aprenderá a como criar aplicativos de smartphone e tablets em menos de 5 minutos e a desenvolver um plano de mobile marketing com sucesso para micro, pequenas e grandes empresas.

           Siga aqui e conheça agora!      ****

Educação : Disciplina : Uso de Celular em Sala de Aula : Capitalismo x Construção do Caráter

    O capitalismo tem na sua essência o constante lançamento de novos produtos. Por vezes são lançados os mesmos produtos disfarçados de novos, pois a empresa ainda não teve tempo de inventar criativamente um verdadeiro novo produto. Nem quero agora chegar a alguma conclusão se isso é bom ou ruim, mas apenas estou constatando que é assim. 
     Nessa busca de inovar todos os atores da sociedade são envolvidos. Em cada tipo de criação humana percebe-se uma frenética ânsia por encontrar uma nova maneira, um novo jeito, de realizar o trabalho. 
     No ramo da educação cresce no Brasil o entendimento que os professores precisam se adequar às novas tecnologias, pois elas são atrativas aos alunos. Profissionais da educação , como pedagogos, repetem  que o professor precisa inovar, que se transforme numa espécie de artista, faça de sua aula um espetáculo, e assim conquistar o interesse dos alunos.
     Esse tipo de raciocínio não é novo. Não é exclusivo desses tempos de agora, mas tem maior ênfase atualmente, pois a tecnologia eletrônica entrou no Brasil como um tsunami. A prosperidade brasileira se reflete nas mãos de milhões de alunos brasileiros com seus tablets  e celulares super inovadores, e extremamente interessantes às crianças e jovens. 
     Na construção da educação é imprescindível a concentração. A educação é um agente disciplinador da energia humana construindo princípios e alicerces básicos. 
    A educação poderia abdicar do professor em sala de aula, se estivéssemos falando em pessoas com caráter, aptidões e habilidades  já formados, em pessoas com a capacidade crítica e em plena condição de concentrarem-se naquilo que estão lendo. Para pessoas que almejam o objetivo da aprendizagem  textos, ou vídeo-aula, transmitidos pela internet são um  aliado para a construção do saber.  .
       Como podemos pensar que as crianças e os jovens podem deixar de lado a escrita e os fundamentos da matemática, para ficarem horas e horas e horas na internet em joguinhos e trocando conversas em outra língua ? 
     Para percebermos o absurdo de se achar que é tão importante acompanhar a velocidade da tecnologia, e portanto, os celulares e assemelhados devem ser incorporados à prática do ensino pelos professores, e devem ter seu uso permitido em sala de aula, basta fazer um raciocínio comparativo de décadas passadas, quando televisões foram colocadas para transmitirem programas em salas de aula. Isso não significou um enorme avanço para a educação, mas sim foi mais um capítulo da força do capitalismo para introduzir suas novas tecnologias em todos os setores da sociedade. 
     Enquanto estiverem tentando defender a óbvia vontade das crianças e jovens por novidades e modernidades, o principal continua em segundo plano : a leitura e a disciplina.  Para a conquista de qualquer coisa é preciso ter disciplina. Até no caso de diretores de cinema, de atores, de músicos. Horas e horas de estudos, treinos, conferem o desenvolvimento de seus talentos e aptidões. As duas juntas é que irão construir um alicerce para o futuro, seja qual rumo a pessoa desejará seguir.
   Observe se os programadores de joguinhos eletrônicos, os engenheiros eletrônicos e pesquisadores de laboratórios eletrônicos de grandes empresas não frequentaram anos anos as salas de aula, em que o líder era um professor que exigia disciplina. 
    Uma sociedade não pode abrir mão da formação de suas crianças e jovens. O Brasil precisa  afirmar a importância de valores morais e da disciplina. Em qualquer sala de aula de um país que investe em educação existe a autoridade do professor inconteste em sala de aula, e o uso de aparelhos celulares pelos alunos em sala de aula é decidido pelo professor, caso entenda ser útil por vezes.  

      Foto do Newton Almeida, maio de 2010, na antiga FEEMA - São Cristóvão - Rio de Janeiro / RJ      

Newton Almeida

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rádio Sambê FM : Serginho 90 : Flávio Ferreira : Vice-Prefeito Andinho

   Eu adoro rádio !  É um veículo de comunicação que permite a interação em tempo real com o ouvinte. As perguntas são feitas no ar, e temos a real dimensão da força da comunicação de massa. 
   A rádio Sambê  FM , de Rio Bonito / RJ, conta com uma dupla de comunicadores muito versáteis : o Serginho 90 e o Flávio Ferreira. 
    Eu (Newton Almeida) tive o prazer de participar de um programa, do Serginho 90 e do Flávio Ferreira, ainda a pouco, com as presenças do Vice-Prefeito Andinho, e da trupe do Circo Ambiental (Circo de La Costa), o Roberto, a Viviane e a Tatiana.  
    O programa estava sendo transmitido simultaneamente pela TV Rio Bonito na internet. Todas as quartas-feiras, a partir das 17:00, o Serginho 90 e o Flávio Ferreira transmitem pela Rádio Sambê FM e pela TV Rio Bonito (internet), simultaneamente !  Imperdível ! 

Newton Almeida

Prefeitura de Rio Bonito : Secretaria Municipal de Meio Ambiente : Audiência Pública : Plano Municipal de Saneamento




Infomação a todos  :   

PREFEITURA de RIO BONITO 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente  -  Audiência Pública 

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO 

Dia 04 de setembro de 2013, 17:00, Espaço Ceccarelli , centro .


Newton Almeida

É Hora de Renovar : Cuidado : Renovar não é fugir !

      A renovação de cada dia atrai novas oportunidades. A atração pela novidade é uma esperança de que no novo os problemas que persistem na nossa existência sumam. Mas não é assim que acontece.  
      Em qualquer ambiente novo que nos lancemos, na expectativa ingênua de que lá não teremos obstáculos, encontraremos os mesmos obstáculos, os mesmos desafios, uma realidade muito parecida com a anterior. 
     Aceitar constantemente novas oportunidades faz com que a pessoa fique rodando em círculos, e nem ao menos tenha decidido para onde vai.
     Antes da busca da renovação é necessário decidir qual caminho tomar. As oportunidades de mudança são frequentes, e para nossa felicidade precisamos manter o rumo no caminho que decidimos.  Trocar de rumo por causa de obstáculos e dificuldades vai atrair mais disso, pois o pensamento dominante está nas dificuldades e nos obstáculos. 
     Mantenha seu pensamento no caminho que decidiu. Enfrente as dificuldades e obstáculos com bom humor, com energia positiva, tentando estar sempre se divertindo e sentindo-se bem !  Sinta-se bem no meio de um turbilhão ! 
    Sinta-se realizado transformando o ambiente em que vive !  Sinta-se realizado conquistando os sonhos que deseja !  Sinta-se realizado no caminho que decidiu ! Seja FELIZ ! 



  Foto do Newton Almeida,  dia 23 de agosto de 2013, Rio Bonito / RJ.

domingo, 25 de agosto de 2013

Prefeitura do Rio Multando : Lixo no Chão : Multa ou educação ambiental ?

    Muita gente falando sobre a nova da Lei da Prefeitura de Rio de Janeiro que deflagrou a fiscalização e as multas aos que jogam lixo no chão . Os valores vão desde R$  157,oo , caso sejam lançados ao chão resíduos pequenos, como palitos, papéis, guimbas de cigarro, etc. até chegar ao valor de R$ 3.000,oo  , quando são despejados resíduos em grande quantidade, por um caminhão por exemplo. 
    Eu me lembro quando trabalhei no Projeto de Limpeza do Rio Pavuna - Meriti, em 2010, e certa vez, um senhor disse-me energicamente : " meu filho não adianta ficar limpando um pouquinho de lixo aqui e ali, tem que usar a CHIBATA !  Chibata neles " .  E continuamos com as ações de limpeza e encontros de educação ambiental, e a velocidade com que se limpava era menor do que a velocidade com que sujavam. Alguma coisa avançou, toneladas de lixo foram retiradas do rio, também uns 1.500 pneus, mas a população continuou sujando.
    Aquele senhor tinha a razão. Mas, no caso a chibata é a multa. 
    As pessoas multadas estavam sob o olhar  das lentes da Rede Globo, na segunda-feira, e eram entrevistadas pelo André Trigueiro, imagens que foram ao ar à tarde e à noite, no Jornal Nacional.  Então, pareciam bem à vontade com a atitude de jogar o lixo no chão, mas bastante contrariadas ao receberem o boleto da multa, impresso no mesmo momento, pelos guardas municipais. Um senhor multado, explicou-se que não joga o cigarro na lixeira presa ao poste, com medo de propagar algum incêndio. Mas, basta apagar a fumacinha da morte na sola do sapato, ou na plaquinha de metal que está na lixeira para isso mesmo. 
     Fiquei contente com a novidade dessa lei da Prefeitura do Rio de Janeiro e também pensativo. A educação ambiental, a conscientização de nada valem ? Toda solução passa por mecanismos que façam dar valor ou então cobrar multas ?  Sempre o dinheiro é mais forte ?  A chibata venceu a educação ?  Como eu sou um gestor público, já estou planejando iniciar algo semelhante em minha cidade. Os recursos públicos tem que ser otimizados e a fiscalização com multas parece muito eficaz e bem econômica. 

Newton Almeida