Fim do Mundo : Calendário Maia
As pessoas estão presas ao temor do Fim do Mundo. Em diversas oportunidades, da história, o boato do Fim do Mundo se propagou, começando, na maioria das vezes, no ambiente científico e foi se ampliando na crença popular.
No século XXI, novamente vem crescendo o temor do Fim do Mundo, e muitas pessoas estão realmente assustadas, independente de nível de instrução, de sexo, etnia ou idade. Dizem que segundo o calendário Maia, o Fim do Mundo é amanhã.
Se os Maias fossem tão competentes na previsão do futuro, como não teriam previsto que os conquistadores espanhóis, liderados por Hernán Cortés e depois Francisco Pizarro, chegariam para abalar as estruturas das civilizações Maia, Asteca e Inca, em 1518 ?
Os cristãos falam que o mundo vai realmente acabar, pois isso está escrito na bíblia. Outros, também cristãos, falam que não haverá um fim, mas uma transformação. E a todo momento citam trechos da bíblia.
Todas as transformações ambientais, como o aumento de catástrofes climáticas, estariam relatadas na bíblia, segundo os cristãos, o que deve ser considerado como um alerta para que as sociedades humanas busquem o seu desenvolvimento em bases sustentáveis, respeitando as forças da natureza.
Os seres humanos tem a capacidade de alterar a natureza, de erguer cidades, lançar foguetes ao espaço, captar imagens e sons de distâncias quase impossíveis, encontrar a cura para doenças, enfim, desenvolvemos tecnologias que parecem mágicas, e ao mesmo tempo guardamos no íntimo uma insegurança, um temor inexplicável, uma necessidade de crer em algo muito maior.
Parece que as pessoas sentem culpa por estarem vivas, e então, os boatos catastróficos se espalham com muita facilidade, dessa vez pegando uma carona na internet, e no acesso fácil à transmissão de informações do mundo globalizado atual.
Tenho certeza de que o Natal de 2012 será mais valorizado, pois o mundo continuará. Aproveite para varrer a sujeira, planejar o ano que virá, plantar árvores, desejar o bem ao semelhante, recolher o lixo do chão, enfim, aproveite para evoluir fazendo o bem.
O problema é que as pessoas se fixam na crença do fracasso humano, e não na sua glória. Quanto mais nos fixamos nas notícias ruins, mais disso teremos. E se a fixação no fim do mundo for crescente, século após século, década após década, ano após ano, então estaremos rumando para o Fim do Mundo.
Fazendo o bem, teremos um mundo melhor a cada novo dia. Viva com felicidade e sem culpa ! Deus quer que sejamos felizes ! Vida longa e próspera ! Acredite que depois do fim vem o começo.
Foto acima - de Newton Almeida : Parque da Cidade, Niterói / RJ , dia 20 de fevereiro de 2012.
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br