sábado, 10 de março de 2012

Dragagem do Rio Alcântara

           Rio Alcântara Está Recebendo Obras Estruturantes do Governo do Estado 
      Dia 08 de março de 2012 eu (Newton Almeida) parei a moto na BR 101 ( Auto Pista Fluminense) no viaduto dos Rios Imboassú e Alcântara e registrei a dragagem, em curso, do Rio Alcântara. Uma draga lançadeira está trabalhando e indica o início de importantes investimentos na bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo / RJ .  O  Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc,  anunciou que o Rio Alcântara receberá obras nos moldes realizados pelo Projeto Iguaçú (Botas e Sarapuí) na Baixada Fluminense, com reassentamento de moradores que ocupam indevidamente as margens do rio, dragagem e canalização do rio, urbanização com plantio de árvores, implantação de praças e  ciclovias, da ordem de R$ 300 milhões (veja em http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=693
     Eu observo, sobre a dragagem das minhas  fotos,  que deveriam utilizar draga sobre balsa, para deixar as matas ciliares se desenvolverem e  obedecendo, dessa forma,  ao vigente Código Florestal .
    O Brasil possui notório saber na engenharia e será que não existe uma forma de desassorear um rio e manter as matas ciliares em pé ? Será que a utilização de draga sobre balsa é muito mais cara?  Aguardo comentários de especialistas . 
     Nosso Brasil passa por um bem vindo ciclo de prosperidade, somos a sexta maior economia do mundo, e ano que vem deveremos alcançar o 5º lugar, apesar do setor industrial passar por uma fase ruim. E a consequência disso é o aumento do consumo e o maior descarte de lixo. Esses rios, Alcântara e Imboassú  foram dragados em 2010, pouco após uma enchente terrível, que vitimou dezenas de pessoas, o Estado do Rio de Janeiro, através do  INEA dragou esses rios.  E após apenas dois anos já estão assoreados novamente. A população suja tanto os rios que  uma operação de dragagem vai acabar tendo que se tornar diária, como um caminhão que coleta o lixo.
   Não seria muito mais econômico fortalecer a coleta de lixo, antes dele alcançar o rio, com pessoas (em vez de máquinas) percorrendo diariamente os cursos dos rios e retirando o lixo ? Assim  os "Sujismundos" ficariam um pouco mais inibidos de usar os rios como lixeiras, pois estariam frente à frente com os garis . Semelhante ao  Programa Guardiões de Rios, da cidade do Rio de Janeiro, que foi extinto na gestão do Prefeito Eduardo Paes.  
   Que esses cidadãos, que sujam tudo por onde passam, jogando o lixo no chão, das janelas dos carros  e ônibus, depois não venham  se queixar se algum parente seu contraiu a dengue ou se o rio transbordou !  Todos nós somos responsáveis ! Proteger o ambiente é um dever de cada um ! Pois, senão, o prejuízo é de todos ! 

 Fonte da imagem do Sujismundo : http://www.infantv.com.br/sujismundo
Fonte das outras fotos : Newton Almeida em 08 de março de 2012 .

quinta-feira, 8 de março de 2012

RIO - 92 : Convenção do Clima

        Cidade do Rio de Janeiro  -  2ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento

    Somente cerca de 20 anos após a Conferência de Estocolmo foi organizada, pela ONU, a 2ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, e que ficou também conhecida como Rio – 92, ECO – 92 ou Cúpula da Terra, já que contou com a presença maciça dos Chefes de Estado, de 108 países, tornando-se uma referência  em relação à construção de acordos ambientais internacionais. O objetivo principal da RIO – 92 foi buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e a proteção dos ecossistemas da Terra. 
    A Convenção RIO – 92 deu origem à elaboração de vários documentos oficiais, tais como : A Carta da Terra, aprovada posteriormente pela ONU em 2002; as Convenções Internacionais de Mudanças Climáticas, de Biodiversidade e de Desertificação; uma declaração de princípios sobre florestas; e a Agenda 21, principal documento da RIO - 92 e que serve de base para que cada país, estado, município e/ou instituição elabore seu plano de preservação para o meio ambiente.
    Outro documento de extrema importância, publicado durante a época da RIO – 92, foi o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, com seus 16 Princípios e que se tornou referência para a Educação Ambiental no mundo. No Brasil, esse documento fundamenta a Carta de Princípios da Rede Brasileira de Educação Ambiental e das demais redes a ela entrelaçadas. Tal documento subsidia, também, o Programa Nacional de Educação Ambiental dos Ministérios de Educação e de Meio Ambiente (MEC e MMA).

           O que Significa Convenção do Clima ?

    A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Convenção do Clima), elaborada durante a RIO – 92, faz parte de uma série de acordos internacionais por meio dos quais países do mundo inteiro estão se unindo para enfrentar o desafio das mudanças climáticas. A Convenção do Clima enfocou o fato de os lançamentos de gases estufa e outros, na atmosfera terrestre, estarem alterando a forma com que a energia solar interage com essa atmosfera. Entre as conseqüências possíveis está um aumento na temperatura  média da superfície da Terra e mudanças nos padrões climáticos mundiais. O objetivo da Convenção do Clima é de estabilizar as concentrações de gases estufa, em níveis que não impliquem alterações climáticas perigosas, por meio do controle das emissões dentro de níveis que permitam uma adaptação natural e progressiva dos ecossistemas às mudanças climáticas.
   A Convenção do Clima entende que os países fortemente industrializados são os principais responsáveis pelas alterações climáticas observadas e, por isso, devem ser os primeiros a tomar medidas para a redução das emissões de gases na atmosfera. Aos  países industrializados, incluindo aqueles com economias em transição (países da Europa Central e do Leste, China, Índia e da antiga União Soviética), solicita-se a aplicação de medidas para conter as emissões e para proteger as florestas e os oceanos, responsáveis por absorver gases de efeito estufa na atmosfera. A Convenção pretende, ainda, que os países industrializados assistam aos países em desenvolvimento na definição de estratégicas para lidar com impactos das alterações climáticas.

       Fonte : CADEI, Marilene de Sá; LEAL, Carlos Eduardo; Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar; Fundação CECIERJ , Rio de Janeiro: 2009.

Mudanças Climáticas - Efeito Estufa

                                Mudanças Climáticas 

      O modelo de desenvolvimento tecnológico, social e econômico adotado pós-Revolução Industrial tem provocado gravíssimas alterações nas condições ambientais dos ecossistemas do planeta e, consequentemente, no modo de vida de seus habitantes. De acordo com o 4º Relatório do IPCC, publicado em 2007, as atividades humanas são vistas como as principais responsáveis pelas mudanças climáticas e pelos principais problemas ambientais globais da atualidade, tais como: esgotamento dos recursos naturais; poluição dos solos, da atmosfera e dos recursos hídricos, desmatamento, desertificação, entre outros. Além disso, a incapacidade da biosfera em absorver a enorme carga de resíduos produzida pelas atividades humanas e a redução da biodiversidade têm contribuído ainda mais para agravar a situação ambiental do planeta. 

              Entendendo as Mudanças Climáticas e os Problemas Ambientais na  Atualidade

    A Revolução Industrial, iniciada em meados do século XVIII, é vista como o marco inicial das grandes agressões ambientais provocadas pelo ser humano. As atividades humanas resultantes de seus grandes avanços científicos e tecnológicos, assim como a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico com ênfase no consumismo e na geração de riquezas sem preocupações com o desequilíbrio social entre os povos e o surgimento dos problemas ambientais, vêm sendo apontadas como as principais responsáveis pelas mudanças climáticas pelas quais passa o planeta. Em particular está o chamado Aquecimento Global, que denota um aumento na temperatura média dos oceanos e do ar, perto da superfície da Terra, devido ao lançamento, na atmosfera, de gases do efeito estufa, em função das atividades humanas  –  efeito estufa antrópico. Os principais gases de efeito estufa antrópico são : dióxido de carbono (CO²), metano (CH4), óxido nitroso (NOx), e CFC, entre outros.
   O aumento na temperatura global tem sido verificado acentuadamente nas décadas mais recentes, e os modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4°C entre 1990 e 2100. Apesar de a maioria dos estudos terem seu foco no período até o final deste século, acredita-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar, devido ao derretimento das calotas polares, continuem por mais de um milênio, mesmo que os níveis de gases estufa se estabilizem.
   O aumento nas temperaturas globais pode, ainda causar outras alterações, tais como: enchentes e secas em áreas diversas do planeta e alterações na freqüência e na intensidade de temperaturas extremas. Além disso, são previstas alterações na disponibilidade agrícola, no recuo glacial, na vazão reduzida em rios durante o verão, na extinção de espécies e no aumento em vetores de doenças.

          O que Significa Efeito Estufa Antrópico ?

    O efeito estufa é um processo que ocorre na baixa atmosfera quando uma parcela dos raios infravermelhos refletidos pela superfície terrestre  é retida por determinados gases presentes na atmosfera ao invés de ser liberada para o espaço. Esses raios são então remetidos de volta à superfície da Terra, aumentando a sua temperatura. O efeito estufa pode ser natural ou antrópico. O efeito estufa natural é de vital importância para a manutenção da vida na Terra, garantindo uma temperatura média na superfície terrestre em torno de 15°C. Entretanto, há o agravamento desse efeito pelas emissões de gases de efeito estufa devido às atividades humanas, principalmente aquelas oriundas de indústrias e do uso de combustíveis fósseis, podendo desestabilizar o equilíbrio energético do planeta, dando origem ao fenômeno do aquecimento global.

       Fonte : CADEI, Marilene de Sá; LEAL, Carlos Eduardo; Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar; Fundação CECIERJ , Rio de Janeiro: 2009 .


quarta-feira, 7 de março de 2012

Datas Comemorativas Ecológicas e Ambientais : Calendário Ambiental

          Quais São as Principais Datas que Marcam e Comemoram as Questões Ecológicas e Ambientais ?  Existe um  Calendário Ambiental ?   

         Confira abaixo as datas ambientais e ecológicas de cada mês do ano :  

JANEIRO

11/01- Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

FEVEREIRO

02/02 - Dia Mundial das Áreas Úmidas

MARÇO

01/03 - Dia do Turismo Ecológico
14/03 - Dia dos Animais
15/03 - Dia Mundial do Consumidor
21/03 - Dia Mundial das Florestas
22/03 - Dia Mundial da Água
31/03 - Dia da Saúde e Nutrição

ABRIL

07/04 - Dia Mundial da Saúde
15/04 - Dia da Conservação do Solo
19/04 - Dia do Índio
22/04 - Dia do Planeta Terra

MAIO

03/05 - Dia do Sol
07/05 - Dia do Silêncio
10/05 - Dia do Campo

JUNHO

03 a 08 - Semana Mundial do Meio Ambiente
05/06 - Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente
08 - Dia dos Oceanos
17/06 - Dia Mundial do Combate à Desertificação

JULHO

17/07 - Dia da Proteção de Florestas

AGOSTO

06/08 - Dia da Explosão da Bomba Atômica em Hiroshima
14/08 - Dia do Combate à Poluição
27 - Dia da Limpeza Urbana

SETEMBRO

05/09 - Dia da Amazônia
16/09 - Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
21/09 - Dia da Árvore
21 a 27 - Semana Nacional da Fauna
22 - Dia da Defesa da Fauna

OUTUBRO

1º sábado de outubro - Semana Internacional da Água
03/10 - Dia das Abelhas e do Mel
04/10 - Dia Mundial dos Animais e da Natureza
04 a 10 - Semana de Proteção aos animais
05/10 - Dia das Aves
12/10 - Dia do Mar
16/10 - Dia Mundial da Alimentação

NOVEMBRO

09 - Dia do Urbanismo
23 - Dia do Rio
30/11 - Dia do Estatuto da Terra

DEZEMBRO

07/12 - Dia do Pau-Brasil
10/12 - Dia Universal dos Direitos Humanos
22/12 - Dia da Morte de Chico Mendes
29 - Dia Mundial da Biodiversidade

Newton  Almeida

Dicas Ambientais

  • Limpe os filtros do ar-condicionado e as hélices do ventilador para economizar energia elétrica : o planeta agradece !
  • Economize água :  lave seu carro com um balde e pano, não com mangueira .
  • Ao escovar os dentes feche a torneira para não desperdiçar água .
  • Tome banho sempre, mas lembre-se de não desperdiçar água .
  • Abra a porta da geladeira somente quando preciso para economizar energia.
  • Deixe o carro na garagem, utilize a bicicleta para ir trabalhar.
  • Para limpar a calçada e áreas de serviço utilize a vassoura, evite desperdiçar água.
  • Nos dias quentes : desligue o chuveiro elétrico, para economizar  energia.
  • Aproveita para se divertir na praia e cuide da sua limpeza : recolha todo o lixo e jogue na lata de lixo.  
  • As plantas protegem o solo e evitam desmoronamentos principalmente nos períodos chuvosos, portanto evite o desmatamento. 
  • Nunca jogue lixo na encosta, pois com as chuvas seu peso aumenta podendo ocasionar desbarrancamentos.
  • Verifique se as bocas de lobo da sua rua estão limpas, para evitar alagamentos.
  • Deposite  seu lixo, em saco fechado, pouco antes do caminhão de coleta passar. 
  • Nunca queime o lixo : além do risco de incêndio isso estará poluindo o ar que respiramos.
  • A prática de soltar balõeé um crime ambiental que coloca em risco a vida de todos.
  • Não acenda velas perto de árvores, pois isso pode causar algum incêndio. As árvores purificam o ar que respiramos,  refrescam o calor e embelezam nossa cidade. 
  • Cuidar do ambiente em que vivemos é responsabilidade de cada um de nós.
  • Atitudes de respeito e preservação ambiental garantem a nossa saúde, melhoram a nossa qualidade de vida e nos tornam cidadãos e cidadãs praticantes da educação ambiental. 
  • Faça a sua parte e incentive outras pessoas a fazerem o mesmo: proteja o meio ambiente !
  • Seja você também um agente de defesa ambiental : jogue o lixo na lata do lixo !
  • Pratique a carona solidária, com menos carros circulando teremos menos engarrafamentos e diminuição da emissão de poluentes.
  • Use bicicleta para trajetos curtos e seguros : ela é prática e um ótimo exercício físico.
  • Pare de fumar, o consumo de cigarros contribui para a poluição do ar e aumenta o número de doenças respiratórias. Procure auxílio médico.
  • Evite queimar o lixo a fumaça produzida lança gases e outras substâncias poluentes para o ar.
  • Plante árvores e cultive vegetais : as plantas auxiliam nas trocas gasosas e melhoram a qualidade do ar.
  • Evite o desperdício de água em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, utilize somente o necessário. Em casa conserte os vazamentos.
  • Os reservatórios como cisternas, tanques e caixas dágua devem permanecer limpos e tampados.
  • As calçadas e quintais não devem ser lavados com água corrente, prefira varrer ou reutilizar água da lavanderia.
  • Rios e praias não são depósitos de lixo e devem ser preservados.
  • Reutilize água ou aproveite água da chuva sempre que possível . 
  • O lixo nunca deve ser jogado diretamente no chão ou em terrenos baldios, muito menos por janelas de carros e ônibus e sim em lixeiras.
  • As plantas protegem o solo e evitam desmoronamentos principalmente nos períodos chuvosos, portanto evite o desmatamento.
  • Produtos químicos como agrotóxicos que contaminam o solo e a água devem ser usados de forma controlada emediante orientação profissional.
  • Prefira a compra de produtos biodegradáveis : aqueles  materiais que após o seu uso podem  ser decompostospelos microorganismos no meio ambiente.
  • Prefira a compra de alimentos orgânicos : aqueles que são cultivados sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos.
  • Evite usar seu carro em horários e locais de maior congestionamento.
  • Evite usar seu carro para trajetos curtos : dê preferência ao transporte coletivo ou vá a pé ou de bicicleta.
  • Compartilhe o carro com outras pessoas, sempre que for possível .
  • Utilize transporte coletivo, pois ele  é menos poluente do que o transporte individual.
  • Mantenha os pneus sempre calibrados, pois os pneus murchos geram maior atrito e o consumo decomsbustível aumenta.
  • Verifique o estado do catalisador do sistema de exaustão do seu carro : ele é muito importante para a redução das emissões de gases poluentes. 
  • Pinte o interior da sua casa com cores claras.  Elas refletem a luz economizando energia elétrica.
  • Vote conscientemente, afinal seu voto é um poderoso instrumento de mudança. Lembre-se que elegendo pessoas preocupadas com a causa ambiental você consegue, por conseqüência, uma melhor qualidade de vida.
  • Sempre que presenciar algum crime ambiental, denuncie! Quando você se cala, contribui para que problemas deste tipo continuem acontecendo. Faça sua parte!
  • Informe-se sobre a legislação ambiental e ajude a defender nossos direitos. Saiba mais através dos sites www.ibama.gov.br e www.mma.gov.br
  • É fundamental manter-se informado sobre as questões ambientais. Só assim é possível perceber, avaliar e tomar decisões para melhorar sua qualidade de vida. Lembre-se: informação é poder. 
  • Reduza o seu consumo ao mínimo necessário, assim você gasta menos água, energia e matéria prima e, por conseqüência, gera menos esgoto, calor, poluição, desmatamentos e outros problemas ambientais. 
  • Desenvolva o hábito de reutilizar materiais, desta forma você ajuda a reduzir a produção de lixo. Sempre que encontrar locais onde a coleta seletiva estiver implantada, colabore: separe o lixo nos respectivos coletores e faça sua parte ajudando na reciclagem.
  • Reeducar nosso comportamento é essencial para garantir o futuro da humanidade. Precisamos ter consciência de que os recursos do nosso planeta são finitos.
  • Prefira comprar em lojas que adotem práticas sócio-ambientais corretas.
  • O desenvolvimento sustentável é a garantia da manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações .
  • As árvores têm grande importância para o planeta: são abrigos de inúmeras espécies, protegem os solos, reduzem a poluição atmosférica e sonora. Ajude a protegê-las. As árvores da sua rua e da sua cidade são um patrimônio público. Lembre-se: para cortá-las, necessita-se de uma autorização especial. Denuncie se presenciar algum corte ilegal.
  • Incentive os jovens a seguir as novas carreiras criadas no setor ambiental. Esta é área profissional que mais cresce no mundo e a que mais gera novas profissões.
  • Baterias e pilhas contêm substâncias tóxicas ao meio ambiente e não devem ser descartadas no lixo. Organize a coleta seletiva deste material e encaminhe para a reciclagem.
  • Leve as baterias usadas de celulares para as revendedoras. Elas não devem ser jogadas no lixo comum, pois contêm metais pesados altamente tóxicos para a saúde humana e o meio ambiente.
  • Invista na sua evolução espiritual. O maior desafio para a sustentabilidade humana na Terra é a prática daética e dos valores humanos.
  • Não despeje óleo de frituras usado na pia ou vaso sanitário, ele flutuará sobre a água e é muito difícil de eliminar. Jogar na pia ou por outro ralo é um dos maiores erros que podemos cometer. 
  • UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos! 
  • Se despejado no ralo, o óleo de cozinha torna-se um grande poluidor, facilita o entupimento das tubulações e exige gastos maiores na rede de tratamento de esgotos para decantá-lo. 
  • Separe o óleo de cozinha usado para a reciclagem, ele pode ser transformado em sabão ou biodiesel.
  • Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5 mil quilos de minério, a bauxita.
  • O vidro é 100% reciclável .Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
  • O vidro não se degrada facilmente, então não deve ser despejado no solo; Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo debarrilha  e 50% no consumo de água.
  • Vale lembrar que 96% das latas no Brasil são recicladas, superando os índices de países como o Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Entretanto, este número pode chegar próximo a 100% dependendo de suas atitudes!
  • Pensar no amanhã é pensar na vida!