Dragagem do Rio Alcântara
Rio Alcântara Está Recebendo Obras Estruturantes do Governo do Estado
Dia 08 de março de 2012 eu (Newton Almeida) parei a moto na BR 101 ( Auto Pista Fluminense) no viaduto dos Rios Imboassú e Alcântara e registrei a dragagem, em curso, do Rio Alcântara. Uma draga lançadeira está trabalhando e indica o início de importantes investimentos na bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo / RJ . O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, anunciou que o Rio Alcântara receberá obras nos moldes realizados pelo Projeto Iguaçú (Botas e Sarapuí) na Baixada Fluminense, com reassentamento de moradores que ocupam indevidamente as margens do rio, dragagem e canalização do rio, urbanização com plantio de árvores, implantação de praças e ciclovias, da ordem de R$ 300 milhões (veja em http://www.ioerj.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=693) .
Eu observo, sobre a dragagem das minhas fotos, que deveriam utilizar draga sobre balsa, para deixar as matas ciliares se desenvolverem e obedecendo, dessa forma, ao vigente Código Florestal .
O Brasil possui notório saber na engenharia e será que não existe uma forma de desassorear um rio e manter as matas ciliares em pé ? Será que a utilização de draga sobre balsa é muito mais cara? Aguardo comentários de especialistas .
Nosso Brasil passa por um bem vindo ciclo de prosperidade, somos a sexta maior economia do mundo, e ano que vem deveremos alcançar o 5º lugar, apesar do setor industrial passar por uma fase ruim. E a consequência disso é o aumento do consumo e o maior descarte de lixo. Esses rios, Alcântara e Imboassú foram dragados em 2010, pouco após uma enchente terrível, que vitimou dezenas de pessoas, o Estado do Rio de Janeiro, através do INEA dragou esses rios. E após apenas dois anos já estão assoreados novamente. A população suja tanto os rios que uma operação de dragagem vai acabar tendo que se tornar diária, como um caminhão que coleta o lixo.
Não seria muito mais econômico fortalecer a coleta de lixo, antes dele alcançar o rio, com pessoas (em vez de máquinas) percorrendo diariamente os cursos dos rios e retirando o lixo ? Assim os "Sujismundos" ficariam um pouco mais inibidos de usar os rios como lixeiras, pois estariam frente à frente com os garis . Semelhante ao Programa Guardiões de Rios, da cidade do Rio de Janeiro, que foi extinto na gestão do Prefeito Eduardo Paes.
Que esses cidadãos, que sujam tudo por onde passam, jogando o lixo no chão, das janelas dos carros e ônibus, depois não venham se queixar se algum parente seu contraiu a dengue ou se o rio transbordou ! Todos nós somos responsáveis ! Proteger o ambiente é um dever de cada um ! Pois, senão, o prejuízo é de todos !
Fonte da imagem do Sujismundo : http://www.infantv.com.br/sujismundo
Fonte das outras fotos : Newton Almeida em 08 de março de 2012 .