sábado, 23 de novembro de 2013

Vendo Peugeot Feline 2005 , cidade Rio Bonito / RJ

      Vendo  Peugeot Feline 1.6 ,  2005 ,  muito bom !   Pneus novos, ar-condiciondo, direção,  trava, vidros elétricos, retrovisor elétrico, bancos de couro. computador de bordo. 
                   Preço  R$ 18.500,oo  . 





              Cidade de Rio Bonito ,  tel  (21) 99229 5891

http://anunciecarrogratis.blogspot.com

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Secretaria de Estado do Ambiente Retira Casas na Beira do Rio Botas em Belford Roxo (2010)

* Postagem do dia 16 / 01/ 2010, transferida de outro blog do Newton Almeida *


           Pelo menos 50 casas construídas às margens do Rio Botas, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, serão demolidas nesta terça-feira (12/01), a partir das 10h. Coordenada pela secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e inseridas no Projeto PAC da Baixada, a iniciativa faz parte das ações, sobretudo de caráter  preventivo, para evitar catástrofes provocadas pelas fortes chuvas.
    As habitações foram erguidas em Faixas Marginais de Proteção (FMP) do Rio Botas, o que é proibido pela Legislação Ambiental. As famílias já foram retiradas e devidamente indenizadas pelo Governo do Estado. Para evitar novas invasões, a área será reurbanizada e reflorestada.

    Essas casas fazem parte de um grupo de 500 habitações construídas às margens dos Rios Botas, Sarapuí e Iguaçu que serão demolidas até o final deste mês. O início da remoção é na Rua Itajuri, bairro Heliópolis, em Belford Roxo, às margens do Rio Botas .


Projeto Iguaçu


    O Projeto Iguaçu conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), e consiste numa série de intervenções estruturadoras nas bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.

    O objetivo é evitar a reincidência dos fatores de desequilíbrio ambiental nas cidades de Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias, e em bairros da Zona Oeste do Rio, como Bangu e Senador Câmara.

   Os trabalhos envolvem a remoção de famílias que vivem às margens dos rios, dragagem das calhas, recomposição e tratamento dos corpos hídricos e urbanização das áreas do entorno com o reflorestamento e construção de parques fluvias.

   A primeira etapa do programa começou em junho de 2007 e vai até outubro de 2010. Cerca de 500 famílias, das três mil que vivem às margens dos rios, foram retiradas até agora. Nesta fase o investimento é de R$ 270 milhões. As obras estão com 40% das intervenções concluídas nessa primeira fase, foi retirado 1,7 milhão de toneladas de lama e lixo dos rios, além de 15 mil pneus.
                              
                           FONTE da matéria  : http://www.ambiente.rj.gov.br

             FONTE da foto("enchente em Belford Roxo") : http://sosriosdobrasil.blogspot.com

 LIMPEZA RIO MERITI

A Caminhada da Vitória da Candidata à Prefeita de Rio Bonito Solange Almeida (2012)

                                A Caminhada da Solange : Rumo à Vitória
     A caminhada realizada pela candidata à Prefeita Solange Almeida, em Rio Bonito / RJ, vai ficar na história como uma das maiores manifestações já ocorridas na cidade ! 


     Com a presença do ex-Prefeito Ayres Abdalla, que prestigiou o evento no trenzinho do 15, milhares de pessoas acompanharam a  " Rainha da Formiguinhas "  Solange, em mais uma demonstração de união e força da coligação Rio Bonito Pode Mais. 

     Essa caminhada mostra que a Solange Almeida está conseguindo ampliar a sua liderança nesses dias finais que antecedem às eleições. As ruas ficaram literalmente verdes : o Formigueiro foi atiçado !  


CIDADE RIO BONITO - RJ

O Lixo é Um Elemento Comum nas Paisagens do Rio de Janeiro

   * (Escrito no ano de 2011, por Newton Almeida)

   Na minha pequena viagem ao trabalho (pouco mais de 100 quilômetros), parei a moto para esticar o corpo. Não resisti a fotografar o Rio Maruí desaguando na Baía de Guanabara. A natureza luta para sobreviver. O rio, que é chamado de valão, abriga , ainda, peixes e pássaros, e pescadores, todos teimosos , lutando contra a poluição e degradação ambiental.

    Em cada cantinho, a cada pedacinho de chão, à noite, de tarde ou de dia, fazendo frio, ou calor, lá está ele : o lixo nosso de cada dia. Eu continuo teimoso a não aceitar ! A minha natureza é limpa ! Ele está lá, na minha frente, mas eu nunca vou desistir de imaginar tudo limpinho.
   Não precisamos de leis que proíbam a sujeira. Precisamos imaginar tudo limpo ! A capacidade que o ser humano tem de transformar a natureza pode, num passe de mágica, transformar de novo, mas agora , limpo, como Deus criou.

Convenção do PMDB Confirma Candidatura de Solange Almeida à Prefeita de Rio Bonito (junho de 2012)

            Solange Almeida  é Candidata à Prefeitura de Rio Bonito / RJ
   Ontem, sábado 30/06/2012, Solange Almeida foi protagonista de uma convenção do PMDB, em coligação com outros partido: emocionante ! Solange Almeida é uma liderança política que  consegue reunir multidões, e a convenção que oficializou a sua candidatura à Prefeita foi um evento muito  festejado. 
   O jovem Maycon marcou na cabeça o número da esperança para Rio Bonito. 

    Solange recebeu as ilustres visitas do Presidente da Câmara Estadual, ALERJ, Deputado Paulo Mello, dos Deputados Estaduais Edino Fonseca e Luiz Paulo Rocha.
    Paulo Mello destacou a capacidade administrativa da Solange Almeida, seu conhecimento e trânsito junto ao Vice-Presidente do Brasil, Michel Temer , e ministérios da república, especialmente com os ministros do PMDB e base aliada.
    Paulo Mello disse lamentar os anos de atraso que a gestão atual da Prefeitura legou a Rio Bonito, numa época em que o Governo Federal irriga os municípios com recursos de toda ordem, a cidade de Rio Bonito pouco ou quase nada conseguiu por absoluta falta de vontade e competência.   
    O Vice-Prefeito será o Anderson Tinoco Luz, produtor rural de uma família conhecida em Rio Bonito, casado e pai de dois filhos. Anderson Tinoco discursou falando sobre o sonho que tem de ver na cidade uma gestão humana, compromissada com a participação democrática e transparente. 

     Solange Almeida emocionou  a todos presentes !  Muitos foram às lágrimas com a Formiguinha. Ela agradeceu muito o apoio do povo de Rio Bonito - " Eu prometo honrar  Rio Bonito realizando um governo dos nosso sonhos, levando saúde, educação e justiça a todos os lares de Rio  Bonito ... é desse jeito que eu vou  agradecer  ao povo de Rio Bonito !  "

  Ao final, todos deram as mãos numa atitude de união e amizade sinalizando que Rio Bonito, sob a liderança da Solange  Almeida, a Formiguinha, trabalhará para resolver seus atuais problemas e prevenir os impactos do COMPERJ, principalmente pelo crescimento populacional que acontece na região.  



                                 


O Jornal Gazeta Entrevista Solange Almeida (2012)

              * Postagem  de 2012, transferida de outro blog do  Newton Almeida  *

     Jornal Gazeta de Rio Bonito  Entrevista Solange Almeida 

   O Jornal Gazeta Rio Bonito, de maio de 2012, mostra na primeira página preocupação com os rumos de Rio Bonito, relatando que não existe coleta e tratamento de esgoto na cidade, além dos notórios problemas da crescente urbanização sem o devido planejamento. 
   Logo abaixo, o Jornal Gazeta destaca uma entrevista com Solange Almeida, que governou a cidade por dois mandatos, de 1997 a 2004. 
   Na entrevista da Gazeta, Solange  Almeida  lembra que o tempo passa rápido e a Prefeitura tem que ser ágil  para garantir vagas do COMPERJ aos riobonitenses, já agora na etapa da construção e em breve, a partir de 2014, com o início do seu funcionamento,  captando cursos profissionalizantes.
   Solange Almeida comenta também que é fundamental prevenir os problemas decorrentes do aumento populacional, como a segurança pública  e a degradação ambiental.
   A Prefeita de Rio Bonito (1997 a 2004), Solange Almeida,   se destacou como uma incansável defensora de políticas para a diminuição de desigualdades sociais, que construiu mais de quinze escolas municipais,  estruturando todo o sistema municipal  de ensino público, de maneira  nunca  antes vista; manteve abrigos para indigentes que recebiam suporte afetivo e psicológico e que por muitas vezes eram reencaminhados para suas famílias; construiu mais de trezentas casas populares, sendo que o projeto Canteiro Escola foi amplamente divulgado como modelo para o Estado do  Rio de Janeiro, pois os futuros moradores eram capacitados profissionalmente ao mesmo tempo em que construíam suas casas, recebendo um lar e um futuro promissor através da aprendizagem  de ofícios ligados à  cadeia produtiva da construção civil . 
  Numa época em que  o país enfrentava um ritmo de crescimento econômico muito lento, e as prefeituras viviam endividadas, Solange Almeida reformou o Parque Municipal da Caixa d'Água e depois a Praça Fonseca Portela e a praça da Biquinha da Cidade Nova, asfaltou inúmeras vias públicas como a Avenida Manuel Duarte do centro ao Green Valey, asfaltou quase todas as ruas do Bosque Clube, Rio Vermelho, Parque das Acácias, Parque Indiano e Boqueirão; Solange Almeida estruturou a saúde pública com a marcação de exames de alta complexidade, distribuição de remédios, atendimento dentário, e implantou o Programa Médico de Família em diversos bairros, como exemplo cito a localidade de difícil acesso Braçanã, onde agentes de saúde visitavam as famílias percorrendo as serras à cavalo, garantindo saúde preventiva e o diagnóstico antecipado de doenças crônicas. 
  Solange Almeida, à frente da Prefeitura de Rio Bonito, firmou convênios na área da saúde, inclusive disponibilizando remoções de helicóptero para garantir pronto atendimento em situações de alta complexidade, como no caso de  politraumatismos, comuns na região, principalmente devido ao fato de a cidade ser cortada pela RJ 124 (Via Lagos) e BR 101. 
  Sobre a temática ambiental Solange Almeida implantou :  o IPTU VERDE que dava desconto no IPTU para propriedades com relevante interesse ambiental (como uma lagoa ou matas) a fim de que o proprietário recebesse um incentivo para a preservação dessas áreas que valorizam e beneficiam inclusive o clima da cidade ; o Projeto LIMPOU TROCOU GANHOU que retirou do ambiente mais de um milhão de kg de materiais recicláveis que foram encaminhados para a cadeia produtiva da reciclagem, e a população recebeu em troca mais de 40 toneladas em alimentos ; a Usina de Reciclagem de Lixo de Rio Bonito que deu trabalho digno aos catadores do antigo lixão do Mato Frio e mais outros 30 trabalhadores (a usina foi abandonada pela atual gestão municipal e tudo virou um lixão de novo). 
      No desenvolvimento econômico de Rio Bonito, Solange Almeida atraiu inúmeras empresas  de prestação de serviços através da diminuição do ISS ( imposto sobre serviços), conseguindo multiplicar em muitas vezes a arrecadação municipal, e implantou o Condomínio Industrial de Rio Bonito, à margem da BR 101, que mantém centenas de empregos  de qualidade e diversificou a economia do município. 
   Abaixo listo alguns links sobre projetos ambientais que desenvolvemos na, ainda, aprazível Rio Bonito, que sob o comando da incansável Solange Almeida, eram sempre voltados ao  desenvolvimento humano e social, que passa seguramente, por políticas públicas voltadas para a sustentabilidade :     

 *  Relorestamento da Mata Ciliar do Rio Bacaxá  (produção mudas Serra do Sambê)


 * A Usina de Reciclagem de  Lixo de  Rio Bonito, inaugurada em maio de 2003, empregou todos os catadores do antigo lixão ,  e foi abandonada pela Prefeitura ; a usina virou um lixão de novo ! 


  *  Projeto  LIMPOU TROCOU GANHOU      troca de lixo reciclável por alimentos 


   *  Patrulha Verde combate incêndios Florestais 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Cidade de Quissamã / RJ é Bom Exemplo em Saneamento Básico

* Postagem do dia 06/12/2009 , transferida de outro blog do Newton Almeida * 

    Estou tentando me tornar um professor. Há uns vinte e cinco anos    atrás     eu   dava       aulas particulares, e naquela época eu estudava engenharia, mas acabei saindo do Rio de Janeiro para trabalhar em Cabo Frio e não terminei. Só voltei à faculdade em 2.003 e me formei em geografia.
   Então, no dia 22  de novembro (sábado), fui à Quissamã fazer concurso para professor de geografia.  Chegando ao pórtico conversei com o Leo. Ele trabalha na Prefeitura  atendendo aos turistas. Me informou que a economia de Quissamã gira em torno do agronegócio, criação de gado, cana-de-açúcar e côco. Ele estava desenhando uma planta residencial, pois estuda arquitetura em Campos. Vai todo dia e volta, são 80 quilômetros. É um batalhador. Quando você for à Quissamã poderá se informar com o Leo.

      Aproveitei para catar umas sementes num pequeno bosque ao lado do pórtico . Coletei quatro tipos :  A maior, primeira à esquerda, é Flamboyant (Denolix regia, é originária da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico, fonte Gustavo Laredo, revista Globo Rural ); a próxima não sei qual é a espécie ;  as duas  do meio (uma aberta e outra fechada) são sementes de pata-de-vaca (Bauhinia forticata, nativa da Mata Atlântica) e essas duas últimas também não sei quais são. Quem puder me ajudar a descobrir eu agradeço, e depois coloco outra postagem sobre as sementes. Plantei todas em ambiente rural de Itaboraí, lá elas vão poder crescer saudáveis e melhorando o clima do nosso planteta. Renderam muitas sementes. Acho que cerca de 60 no total.  

       Segui para a praça central e comprei bijouterias para minha mulher e filha. O artesão é o Monteiro. Ele veio de Campos com a família. Disse que mora na beira da praia e é aposentado. Em seu trabalho, utiliza ossos e restos de cascas de árvores, sementes, e casca de côco. Andam chamando esse tipo de bijouteiras de  bio-jóias. A praça é muito bonita. Também achei muito curiosa a pequena capela feita de pedras.

     Aspectos Econômicos de Quissamã           fonte do texto : http://www.quissama.org.br/rural.php        A diversificação econômica é a característica principal de Quissamã. Historicamente, o município tem raízes na agropecuária, com base na produção de cana-de-açúcar, bons resultados no plantio do abacaxi e do côco, além do estímulo à pecuária. Localizado na Bacia de Campos, o município recebe royalties pela exploração de petróleo na região. Valorizando o desenvolvimento sustentável, este recurso é utilizado tanto para o benefício da infra-estrutura da cidade, quanto para elevação da qualidade de vida da população.  Através da Zona Especial de Negócios, surgem novas empresas como a envasadora de água de côco, e o desenvolvimento de fábricas de confecção.
      Um dos maiores impulsos econômicos da região : o estaleiro que fará parte do Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, capaz de gerar 1.200 empregos diretos, sem prejudicar o valor da pesca – principal atividade econômica da localidade.



    Outro potencial econômico do município é o turismo. A liberação do 4º encarte do plano de manejo abre espaço para a pesquisa e visitação, de forma coordenada, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba – a maior unidade natural totalmente de restinga do país. Além disso, a atividade turística pode ser de caráter cultural, graças à existência do rico patrimônio histórico, com casarões centenários.       


Cinema municipal



ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO  (abaixo)
          A estação de tratamento de esgoto central de quissamã é o destino final de um sistema coletor com 48 quilômetros de tubulação e 15 estações elevatórias. As elevatótiras são tanques onde ficam instaladas bombas que elevam o nível de esgoto para diminuir a profundidade da rede coletora - evitando assim, o risco da contaminação do lençol freático. Os visitantes, na maioria estudantes, observam a importância de um sistema de coleta e tratamento de esgoto para a saúde da população. Quissamã se inclui no seleto grupo de 5% dos Municípios brasileiros que dão destino correto ao esgoto produzido. 
Nome da organização mantenedora: Prefeitura Municipal de Quissamã .
fonte do texto e foto  : http://www.quissama.org.br/rural.php















Prefeitura de Rio Bonito Planeja Revitalizar o Parque da Caixa d'Água

     O Parque da Caixa d´ Água está localizado no bairro de mesmo nome, na cidade de Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro. O nome veio em razão de um reservatório de água que até a década de 1970 abastecia a cidade. Atualmente, somente umas dez  casas do bairro são abastecidas pelo manancial desse bonito parque, pois é a captação de água do Rio Bacaxá que fornece quase toda a água distribuída para a cidade. 

    Nesse dia 21 de agosto de 2013, aconteceu uma reunião com  funcionários públicos, que atenderam o convite do Secretário Felipe Bortone, da recém criada Secretaria Municipal Anti-Drogas, com o objetivo de desenvolverem projetos para resgatar a frequência das famílias no Parque da Caixa d'Água. Com isso, pretende-se acabar com o estigma de que o Parque Municipal da Caixa d' Água está sendo utilizado para o uso de drogas, o que poderia ser a causa do afastamento das famílias de moradores ao local. 

     Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os biólogos Felipe Moura e Marcelle, elaboraram o Projeto "A Mata Atlântica como Instrumento de Difusão da Educação Ambiental " , que será desenvolvido no Parque da Caixa d' Água, voltado aos  alunos de escolas municipais, contribuindo para revitalizar esse parque como área de convivência saudável . O seu lançamento ficou marcado para o dia 10 de setembro, pela manhã.

     A esposa do Vice-Prefeito Anderson Tinoco, Ana Lúcia,  levará o Projeto Vida Útil para o Parque da Caixa d'Água, também nesse dia  10 de setembro de 2013, de manhã, organizando uma Caminhada  Ecológica , com os idosos que participam do projeto, repetindo-se de 15 em 15 dias. O Projeto Vida Útil é coordenado pelas Secretarias Municipais de Esporte e de Saúde. 
   A reunião foi devidamente registrada  pela Jornalista Lívia Louzada, para o Jornal Folha da Terra. 

   O Vice-Prefeito Anderson Tinoco, o popular Andinho, parabenizou a todos pelo empenho para tornar Rio Bonito uma cidade cada vez melhor !  

Newton Almeida em Entrevista na Rádio Sambê com Serginho 90

                                * Postagem de maio de 2012  *

    Rio Bonito : Rádio Sambê FM  : Serginho 90

     Eu matei as saudades de bater um papo ao vivo com o radialista Serginho 90, da Rádio Sambê FM 98,7 Hz . Fui aos estúdios da rádio, no Bosque Clube, pertinho do centro de Rio Bonito, subindo a Serra do Sambê, e a vista do local é privilegiada. 


    O Serginho 90 me convidou para um bate papo sobre os avanços da logística reversa, a Rio + 20 e os impactos ambientais do COMPERJ na região. Conversamos das 10:00 às 11:00 da manhã de hoje e espero que os ouvintes tenham gostado.
    Outro baluarte da comunicação de Rio Bonito, é o Ewaldo Ramos Vieira, um dos fundadores da Rádio Sambê FM , que com mais de 80 anos de idade é um símbolo da trajetória desenvolvimentista da cidade de Rio Bonito. 
    Que Deus dê muita saúde, paz e prosperidade a esses competentes comunicadores de Rio Bonito ! 

       Vale a pena visitar o site da SAMBÊ  FM  : http://www.radiosambefm.com.br/

Peça a Deus seu Mínimo de Conforto e Retribua com o Máximo de Positividade

       Qualquer pessoa é capaz de transformar a própria vida e viver o seu milagre !  Sempre tenha fé em Deus e desenvolva sua espiritualidade para que o milagre entre forte em sua vida !  
      Saiba com clareza o mínimo que necessita para viver materialmente e peça a Deus o quanto disso ainda falta.  E deseje todo o dia fazer o máximo para elevar a energia positiva no mundo ! 
               Você tem um poder ilimitado e pode usá-lo para irradiar o amor ao próximo ! 
     Seja FELIZ  !  Viva a realização de irradiar a felicidade !   Viva milagres  !  

                  Foto do Newton Almeida, dia 15 de novembro de 2013, Cabo Frio /RJ .

www.newtonalmeida.com.br

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Secretaria de Meio Ambiente Reintroduz Animais Silvestres na Mata Atlântica

     A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito conta com profissionais habilitados, veterinário e biólogos, para a soltura de animais silvestres. É comum que os animais das matas invadam as residências em busca de comida, ou fugindo de alguma situação de risco. 
     Quando isso acontece os moradores da cidade  de Rio Bonito solicitam o auxílio da Secretaria de Meio Ambiente, que realiza a captura, o transporte e a soltura, após os procedimentos técnicos de verificação da saúde dos animais. 

    Nas fotos vemos o veterinário Felipe segurando uma cobra Jiboia que apareceu numa casa perto Serra do Sambê, e o biólogo Leonardo com um filhote de jacaré . Esses animais foram soltos em Mata Atlântica preservada de uma cidade vizinha à Rio Bonito. 
     

A Serra do Sambê : Rio Bonito : Estado do Rio de Janeiro


                        A Serra do Sambê de Rio Bonito e as Pressões Antrópicas 

     A Serra do Sambê é um maciço rochoso que tem formação muita antiga, período pré-cambriano, e ocupa algo que 1/10 do total do território da cidade de Rio Bonito ( que tem 462 km²).  Estendendo-se de oeste para leste, ao norte da cidade, do Basílio (até Braçanã), passando pelo centro da cidade (onde atinge suas maiores altitudes, quase 1000 metros), até Lavras , essa serra é uma verdadeira fábrica de água e uma espécie de ar-condicionado natural . 
    A Serra do Sambê é responsável pelo micro-clima de Rio Bonito, pois barra os frequentes ventos da região oceânica (vindos da Região dos Lagos),  que ascendem, acompanhando o relevo da Serra do Sambê e formam nuvens, convertidas em chuvas localizadas. 
   
    A Serra do Sambê é um divisor de águas, da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, ou Macro-região Ambiental I, e Bacia Hidrográfica Lagos / São João, ou Macro-região Ambiental nº  IV .  Os limites dessas bacias, em Rio Bonito, acompanham a linha de maior altitude da Serra do  Sambê,  bem em frente ao  centro  da cidade, para a direção de Cachoeiras de Macacu. 
    A Serra do  Sambê guarda ainda, refúgios  da vida silvestre, remanescentes da Mata Atlântica, que vem, ano a ano, sendo severamente agredida por atividades de caça, o extrativismo vegetal, desmatamento para a queima do carvão e adensamentos urbanos.  

    Preocupa-nos, ainda mais que a fragilidade das políticas públicas ambientais, seja em qualquer nível ou esfera de poder, já não evitavam tais problemas, quanto mais agora, que a excelente notícia do empreendimento petroquímico de Itaboraí (COMPERJ) pressiona  os valores de aluguéis e a construção civil, aumenta a chegada de novos moradores, forçando a expansão das ocupações humanas para áreas mais ermas, em que o solo  para a moradia  possui valores mais acessíveis, fazendo da Serra do Sambê uma possível  alternativa  de loteamentos.  
   No período em que eu, Newton Almeida,  fui Secretário Municipal de Meio Ambiente, conseguimos evitar os desmatamentos para a venda de carvão vegetal, a partir da oferta de emprego para reflorestadores, trabalhando em locais estratégicos da própria Serra do Sambê, produzindo mudas da Mata Atlântica com sementes coletadas lá mesmo, com autorização do IBAMA, em viveiros rústicos e muito produtivos. 
   O Projeto de Produção de Mudas na Serra do Sambê teve vida curta, de 2002 a 2004,  já que após o término de gestão da então Prefeita Solange Almeida, se fez encerrar essa política pública séria, competente, muito barata aos cofres municipais, que envolvia parceria do Consórcio Ambiental Lagos São João (na época o Secretário Executivo era o Luiz Firmino, hoje Sub-secretário de Estado do Ambiente / RJ) e a ONG WWF Brasil.  
   Foram produzidas, nos viveiros (em torno de 10) , cerca de 50.000 mudas de árvores de diversas espécies da Mata Atlântica (e conseguimos plantar algo em torno de 25.000 mudas) das mãos de homens que antes portavam moto-serras, e agora podiam sentir orgulho, e não mais estavam se escondendo da fiscalização ambiental. Esses brasileiros deram entrevistas a emissoras de televisão, não mais pelo crime que cometiam, mas por estarem participando da vanguarda  do restabelecimento da vida natural. 
   O projeto chegou a contar com 14 ex-carvoeiros, que trabalharam no período como reflorestadores, alterando um hábito muito antigo de viver do carvão, herdado pelos seus ancestrais, e inibindo a prática destruidora, que se no passado era menos sentida, pois derrubavam as árvores com machados, a partir da tecnologia da moto-serra a destruição tomou níveis avassaladores, e contribuindo para a formação de uma verdadeira rede de crime organizado, sendo que os moradores rurais,  nativos da Serra do Sambê, recebem a parcela menor do lucro, e ficam com os prejuízos da extinção da riqueza natural, transferindo enormes passivos ambientais para seus familiares e toda a população da região. 
    Na Serra do Sambê nasce o Rio Caceribu que deságua na Baía de Guanabara, e tantos outros riachos afluentes do Rio Bonito. Em Braçanã, uma represa da CEDAE utiliza as águas do Rio Caceribu para seu fornecimento à população do  Basílio (Rio Bonito)  e Tanguá (município vizinho) . Além dessa, outras represas são  responsáveis pelo fornecimento de mais da metade da água tratada do município, captada pela CEDAE, em mananciais da Serra do Sambê. Outro importante rio, que nasce lá, é o Rio Bacaxá, no Monte Azul, onde é conhecido por Rio Lavras, que atravessa a BR 101 e deságua na Lagoa de Juturnaíba (no município vizinho de Silva Jardim), percorrendo uns 30 quilômetros. A Lagoa de Juturnaíba é um importante manancial que abastece grande parte  da Região dos Lagos. 
     
* Postagem escrita no ano de 2012, texto e fotos do Newton Almeida