quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Cidade de Quissamã / RJ é Bom Exemplo em Saneamento Básico

* Postagem do dia 06/12/2009 , transferida de outro blog do Newton Almeida * 

    Estou tentando me tornar um professor. Há uns vinte e cinco anos    atrás     eu   dava       aulas particulares, e naquela época eu estudava engenharia, mas acabei saindo do Rio de Janeiro para trabalhar em Cabo Frio e não terminei. Só voltei à faculdade em 2.003 e me formei em geografia.
   Então, no dia 22  de novembro (sábado), fui à Quissamã fazer concurso para professor de geografia.  Chegando ao pórtico conversei com o Leo. Ele trabalha na Prefeitura  atendendo aos turistas. Me informou que a economia de Quissamã gira em torno do agronegócio, criação de gado, cana-de-açúcar e côco. Ele estava desenhando uma planta residencial, pois estuda arquitetura em Campos. Vai todo dia e volta, são 80 quilômetros. É um batalhador. Quando você for à Quissamã poderá se informar com o Leo.

      Aproveitei para catar umas sementes num pequeno bosque ao lado do pórtico . Coletei quatro tipos :  A maior, primeira à esquerda, é Flamboyant (Denolix regia, é originária da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico, fonte Gustavo Laredo, revista Globo Rural ); a próxima não sei qual é a espécie ;  as duas  do meio (uma aberta e outra fechada) são sementes de pata-de-vaca (Bauhinia forticata, nativa da Mata Atlântica) e essas duas últimas também não sei quais são. Quem puder me ajudar a descobrir eu agradeço, e depois coloco outra postagem sobre as sementes. Plantei todas em ambiente rural de Itaboraí, lá elas vão poder crescer saudáveis e melhorando o clima do nosso planteta. Renderam muitas sementes. Acho que cerca de 60 no total.  

       Segui para a praça central e comprei bijouterias para minha mulher e filha. O artesão é o Monteiro. Ele veio de Campos com a família. Disse que mora na beira da praia e é aposentado. Em seu trabalho, utiliza ossos e restos de cascas de árvores, sementes, e casca de côco. Andam chamando esse tipo de bijouteiras de  bio-jóias. A praça é muito bonita. Também achei muito curiosa a pequena capela feita de pedras.

     Aspectos Econômicos de Quissamã           fonte do texto : http://www.quissama.org.br/rural.php        A diversificação econômica é a característica principal de Quissamã. Historicamente, o município tem raízes na agropecuária, com base na produção de cana-de-açúcar, bons resultados no plantio do abacaxi e do côco, além do estímulo à pecuária. Localizado na Bacia de Campos, o município recebe royalties pela exploração de petróleo na região. Valorizando o desenvolvimento sustentável, este recurso é utilizado tanto para o benefício da infra-estrutura da cidade, quanto para elevação da qualidade de vida da população.  Através da Zona Especial de Negócios, surgem novas empresas como a envasadora de água de côco, e o desenvolvimento de fábricas de confecção.
      Um dos maiores impulsos econômicos da região : o estaleiro que fará parte do Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, capaz de gerar 1.200 empregos diretos, sem prejudicar o valor da pesca – principal atividade econômica da localidade.



    Outro potencial econômico do município é o turismo. A liberação do 4º encarte do plano de manejo abre espaço para a pesquisa e visitação, de forma coordenada, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba – a maior unidade natural totalmente de restinga do país. Além disso, a atividade turística pode ser de caráter cultural, graças à existência do rico patrimônio histórico, com casarões centenários.       


Cinema municipal



ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO  (abaixo)
          A estação de tratamento de esgoto central de quissamã é o destino final de um sistema coletor com 48 quilômetros de tubulação e 15 estações elevatórias. As elevatótiras são tanques onde ficam instaladas bombas que elevam o nível de esgoto para diminuir a profundidade da rede coletora - evitando assim, o risco da contaminação do lençol freático. Os visitantes, na maioria estudantes, observam a importância de um sistema de coleta e tratamento de esgoto para a saúde da população. Quissamã se inclui no seleto grupo de 5% dos Municípios brasileiros que dão destino correto ao esgoto produzido. 
Nome da organização mantenedora: Prefeitura Municipal de Quissamã .
fonte do texto e foto  : http://www.quissama.org.br/rural.php