quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Subir no Topo da Pedra da Gávea é muito Lindo, Porém Perigoso

    Eu morei na cidade do Rio de Janeiro um longo tempo da minha vida. Aproveitei muito as praias, os lugares que combinam as belezas naturais e arquitetônicas, o Aterro do Flamengo, Parque Lage, Parque Guinle, Palácio do Catete  . Além do Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Casa do Rui Barbosa, Mirante do Pasmado, Mirante do Leblon  , Pista Cláudio Coutinho, Morro do Corcovado,   Quebra Mar, e também visitei  muitas favelas a trabalho (Borel, Alto da Tijuca, Engenho Novo, Morro do Macaco, Falet, Andaraí, etc).
    No Morro do Corcovado  subi muitas vezes de carro, de trem e duas vezes a pé.   É uma subida bem mais fácil do que na Pedra da Gávea ;  só houve um momento de pouca tensão quando estávamos atravessando uma ponte, nos trilhos do trem, e ele veio. Tivemos que nos equilibrar nos trilhos, na ponta, para que o trem passasse e não nos atropelasse. Foi engraçado, e senti vergonha, pois os turistas no trem fizeram um expressão de muito temor, talvez pensando que fôssemos assaltantes.
    Das belezas naturais, sempre fui fascinado pela Pedra da Gávea. Subi lá acho que 18 vezes. Lá em cima é bem grande  e do lado da frente da Praia do Pepino a vista é lindíssima. A Praia de São Conrado e da Barra, as Ilhas à frente. Para ver o Maracanã é preciso atravessar para a outra " cara " de trás, e dá um certo trabalho. São dois pontos mais trabalhosos de subir, esse de trás para ver a zona norte da cidade e a carrasqueira, no final da subida. Agente subia rápido, em menos de duas horas. E gostávamos de levar pessoas amigas, turistas, que ficavam exaustos na subida, e lá em cima maravilhados com a vista.
    Em 1982 estava voltando de cima da Pedra da Gávea, em três pessoas, eu (Newton Almeida), Raul, Alfredo e Cris Nijai, num sábado, e vimos uma asa delta presa nas árvores, acima do túnel de São Conrado , chegamos na Praia do Pepino e avisamos aos policiais .  Depois, quando estávamos mergulhando no mar, vimos que uma equipe dos bombeiros estava resgatando o piloto. No dia seguinte, fui saber que o piloto da asa era o Rolls Gracie, filho do Mestre Hélio Gracie, de jiu-jitsu, e irmão do nosso amigo, na época, o Rolker Gracie.
    Outras lembranças  tenho de outro amigo, que morreu novo, com quarenta anos, o Augusto César Nascimento Pereira, amigo do Colégio Zaccarias. Subimos uma vez lá, na Pedra da Gávea, junto com o José Leonardo.
   
      O tempo passará para nós, e ficarão as carinhas da Pedra da Gávea por toda a nossa existência e após, e após, e após .... muitas mihares de gerações..... após.  Isso nos  mostra como somos pequenos diante da natureza que Deus criou.
    
Fonte das fotos :    
   http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_da_G%C3%A1vea
http://off-road.student.utwente.nl/johan/rio/br/bairros/saoconrado.htm 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial