terça-feira, 19 de novembro de 2013

Floresta da Tijuca (março de 2011)


      
     A Floresta da Tijuca localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, integrando o Parque Nacional da Tijuca , com a Serra da Carioca e o Maciço da Gávea, somando quase 4.000 hectares (1 ha = 100 x 100 metros ; 1 ha = 10.000 m² ; 1 km² = 1.000 x 1000 m = 1.000.000 m²  ; 1 km² = 100 ha ; portanto o Parque Nacional da  Tijuca tem cerca de 40 km²).
    Ela é uma das maiores  áreas verdes urbanas do mundo, e por muitos é citada como a maior floresta urbana do mundo.  A Floresta da Tijuca, sozinha tem 3.200 ha.  
    A primeira vez que conheci a Floresta da Tijuca eu tinha uns 9 anos de idade, quando subi no Cristo Redentor. A primeira coisa que notamos, ao entrar nos domínios da Floresta da Tijuca,  é a diferença de temperatura. Basta abrigar-se abaixo daquele arvoredo maravilhoso, toda aquela  umidade, os sons da natureza, e o calor vai embora. Nunca pensei que aquele ambiente pudesse não estar lá. O  prezado leitor  não entendeu o que eu quis dizer ?
    É que somente depois de muitos anos é que tomei conhecimento de que aquele ambiente foi recuperado, todas aquelas árvores foram plantadas por escravos, sob a liderança do major e engenheiro Manuel Archer . Foi na época do Imperador Dom Pedro II,  o rio Carioca abastecia a cidade do Rio de Janeiro, e o cultivo do café ,  além de   desmatamentos para utilização da madeira, afetou o volume das águas do rio Carioca.
    Dom Pedro II delegou a missão para o Major Archer e uns sete escravos :  reflorestar a região e recuperar os mananciais. De 1862 a 1874 haviam sido plantadas umas 100 mil árvores.
     Os acessos mais fáceis para chegar à Floresta da Tijuca :
 Estrada das Paineiras, a partir do Cosme Velho ; pela Estrada das Canoas, ao conjunto da Pedra da Gávea e Pedra Bonita;   pela Estrada Grajaú-Jacarepaguá .

 Fonte das imagens e informações :

  http://www.blogger.com/goog_914291048
                                                       http://www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/tiju3.jpg
                                                             http://www.serqueira.com.br/mapas/flotij.htm
                                                                                                           

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial