Incêndio em Lixão Visto da Ponte Rio-Niterói
Em 2008 eu (Newton Almeida) acompanhei o encerramento de um lixão a céu aberto. Localizado embaixo da Linha Vermelha, no Caju, Parque Alegria, a entrada era pela Rua Carlos Seixas, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto. Após o encerramento do lixão foi construída uma estrada, com o nome de Prefeito Júlio Coutinho, dando novo acesso ao Porto do Rio de Janeiro.
Veja as fotos, abaixo, antes e depois :
ANTES (2008 / 2009)
ANTES (2008 / 2009)
DEPOIS (2010)
O encerramento foi coordenado pelo INEA ( Instituto Estadual do Ambiente ) e a Secretária de Estado do Ambeinte, Marilene Ramos (atual Presidenta do INEA), chegou ao local, e deu entrevistas, escoltada por muitos carros de polícia, armados com fuzis, pois o local fica de frente para a Maré, Canal do Cunha. O motivo da atenção da grande mídia foi porque de quando, em quando, os catadores ateavam fogo aos resíduos, e a Linha Vermelha chegava a ser interrompida, tamanha a proporção da fumaça.
Eu fui acompanhar os trabalhos, algumas vezes, devidamente escoltado pelo meu segurança particular MEU ANJO DA GUARDA. Eu (Newton Almeida) percebi, no início de 2009, que ao lado desse lixão, existia outro, quase escondido atrás de um muro bem alto, chamado de Depósito de Materiais Recicláveis , num terreno supostamente cedido pela Comlurb (Empresa de Limpeza Pública da Cidade do Rio de Janeiro) para uma cooperativa de catadores. Um lixão para ninguém colocar defeito.
Pois bem, na segunda-feria (21 de fevereiro de 2011) eu cruzava a Ponte Rio-Niterói e vi uma cortina de fumaça do Caju até a Zona Sul do Rio de Janeiro : o "depósito de materiais recicláveis" estava em chamas. Veja abaixo :
Esses lixões são comuns, infelizmente, e a dinâmica se repete : motoristas de caminhão de coleta de lixo tem a incumbência de depositá-lo no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, mas desviam-se da rota para receber algum agrado de alguém . Esse alguém vive de dividir os lucros com os catadores do lixão.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial