terça-feira, 19 de novembro de 2013

Baía de Guanabara e Ponte Rio- Niterói

    
     No início do mês (setembro de 2.010) voltei do trabalho utilizando a barca Rio - Niterói e sempre fico atento à paisagem. Estar atravessando a Baía de Guanabara é emocionante para mim. Lembro-me quando era criança e íamos à Paquetá ! Os golfinhos seguiam a barca . As águas quase limpas. Baleias entravam na baía . 
     Percebi, naquele fim de tarde nublada e de chuva fina que a cada dia a quantidade de embarcações na Baía de Guanabara aumenta. Em consequência dos bons ventos na economia brasileira . O INEA vem trabalhando bem a parte de monitoramento dessas embarcações, em parceria com a Capitania dos Portos, a fim de evitar despejo de resíduos, e acionando  planos de contingência quando ocorre.
      Fiquei contente, pois não vi lixo flutuante , nenhum. Coisa rara. Gostei.  
     Acho engraçado que as pessoas não ligam  para olhar a Baía de Guanabara. Ficam lutando para conseguir lugar para sentar na barca,  e depois não olham para as águas da Baía. Deve ser o cansaço do dia-a- dia de muito trabalho. 
       Já nadei muito nessas águas, quando limpas e mesmo depois quando ficaram poluídas. E já me deliciei muito olhando essa Baía de diversos ângulos diferentes. Do Aterro do Flamengo, Praia de Icaraí, da Ponte Rio-Niterói,  Morro do Pão-de Açúcar, dos Fortes de Niterói, dos morros de Niterói , do Morro Jurema (São João de Meriti),  de prédios, ao lado da estátua do Cristo Redentor (Morro do Corcovado).
         Meu sonho é poder ajudar na despoluição da Baía de Guanabara. No passado já fiz um pouco, mas eu sonho em poder mais. Sei que ainda vou ver a Baía de Guanabara limpa, e vou voltar a nadar nas suas águas.  

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial