Reunião do CONLESTE com Prefeitos em Teresópolis
A última reunião do CONLESTE, dia 08 de novembro de 2013, foi em Teresópolis e contou com inúmeras presenças, dentre elas :
Governo do Estado
Deputado Estadual - André Correa ; Sub-Secretário Executivo de Ambiente - Luis Firmino Pereira ; Assessor da SEA - João Batista ; Diretor da ADELESTE - Edir
Prefeitos
Teresópolis - Arley ; Itaboraí - Helil ; Rio Bonito - Solange Almeida ; Vice-Prefeito de Rio Bonito - Andinho; Guapimirim - Marcos Aurélio ; Tanguá - Válber
Secretários Municipais
Itaboraí - Diretor Geral do CONLESTE - Álvaro Adolfo ; Teresópolis - Leandro; Rio Bonito - Newton Almeida ; Presidente do Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito - Mauro Paes ; Niterói - Waldeck Carneiro; Araruama - Alan Tavares e Madruga ; Tanguá - José de Oliveira
Petrobrás
Gerente - Engenheiro Fábo Enik ; Engenheiro - Juan ; Consultora - Cristina Bruno
Nessa reunião o Sub-Secretário Executivo, Dr. Firmino Pereira, teceu um panorama sobre o COMPERJ e seus impactos, e comentou sobre o plano de fortalecimento do CONLESTE, a partir do aporte de R$ 7 milhões de reais para contratação de técnicos, num período de 3 anos, por parte da PETROBRÁS. Dessa maneira, os municípios terão a elaboração constante de projetos para a captação de recursos e posterior execução.
O Gerente do COMPERJ, engenheiro Fábio Enik fez uma exposição sobre o empreendimento, informando que atualmente são 33.000 empregos diretos, e previsão de funcionamento do complexo para 2016.
A Prefeita Solange Almeida comentou que o prazo para custeio do convênio, a ser assinado, poderia ser de dois anos, o que significaria possível aditivo de recursos quando da renovação. Todos concordaram com isso.
O Prefeito de Itaboraí, Helil, queixou-se do fato de a PETROBRÁS capacitar mão-de-obra, através do PROMINP, mas impedir que a mão-de-obra de Itaboraí trabalhe na construção do COMPERJ, pois exige experiência, o que eles não têm. O Presidente do Sindicato de Construtores, Manoel Vaz, sugeriu a contratação de trabalhadores sem experiência por período de três meses, e posterior contratação estendida, remunerando com piso pouco abaixo do padrão.
O Sub-Secretário Luis Firmino informou que a SEA (Secretaria de Estado do Ambiente) estará reavaliando as licenças ambientais do COMPERJ e com certeza levará em consideração a contratação da mão-de-obra local, pois as pessoas fazem parte do ambiente.
Todos os presentes mostraram-se satisfeitos com a reunião e marcaram o próximo encontro dos prefeitos para a cidade de Tanguá.
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial