Pão de Açúcar no Rio de Janeiro
O Estado do Rio de Janeiro possui uma diversidade de cidades com paisagens de verdes florestas, serras e as mais lindas praias. Uma síntese da geografia natural e humana, desse estado, pode ser vista na cidade do Rio de Janeiro, com suas lagoas, lagunas, praias, restingas, baías, mangues, serras, morros, formações rochosas, monumentos, museus, favelas, lindos bairros, igrejas, vida cultural, enfim, um Brasil inteiro dentro de uma única cidade.
O ponto turístico mais marcante, sem dúvida é o Pão de Açúcar. O passeio no bondinho que sobe para o topo dos dois andares de morros é impressionante ! A subida rápida dá a impressão que estamos voando de helicóptero, com sensação de aventura, mas sentindo-nos seguros. À medida que vamos nos aproximando da primeira parada nossos olhos não conseguem acalmar, procuram visualizar toda a imensidão das paisagens ao redor, pois o bondinho todo é transparente e as imagens são lindíssimas !
Esse avanço tecnológico incorporado na construção do bondinho valorizou significativamente o passeio. Reparem nas fotos do aspecto do bondinho atualmente e em 1940. Melhorou muito, não é mesmo ?
O teleférico foi idealizado em 1908 e inaugurado em 1912, tornando-se o primeiro teleférico instalado no Brasil e o terceiro do mundo. Já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, matendo uma média atual de 2.500 por dia.
O morro do Pão de Açúcar é constituído por um bloco único de gnaisse-granito com idade de mais de seiscentos milhões de anos de idade, que surgiu da separação entre os continentes sul-americano e o africano, e que sofreu alterações por pressão e temperatura. Eleva-se a 395 metros acima do nível do mar. Em seu topo localiza-se a última estação do teleférico.
O seu nome é explicado por alguns autores pela semelhança aos blocos cônicos formados pelo açúcar na fase da purga em sua fabricação, à época colonial. É conhecido no mundo inteiro e considerado uma das mais belas paisagens naturais.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial