As Paisagens ao Longo da BR 116 : Parque Nacional da Serra dos Órgãos : Teresópolis
Um passeio muito agradável de fazer, para quem está na região da capital do Rio de Janeiro é visitar a cidade de Teresópolis. Nas fotos abaixo, eu (Newton Almeida) mostro algumas paisagens, num dia nublado subindo a BR 116, passando por Guapimirim e chegando à Teresópolis.
A beleza do lugar se deve à sua geografia, ao relevo da Serra dos Órgãos, que faz parte da Serra do Mar. À medida que se avança rumo à Teresópolis a altitude aumenta, até que se alcança os limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Devido ao clima úmido, é comum os dias permanecerem nublados, como nesse dia 08 de novembro de 201.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação administrada pelo órgão ambiental federal Instituto Chico Mendes (ICMBio), que possui uma área total de pouco mais de 20.000 ha, em territórios de quatro municípios : Magé, Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis . Essa unidade de conservação abriga remanescentes valiosos da Mata Atlântica, compreendendo quatro fisionomias distintas, cada qual ocupando diferentes altitudes : floresta sub-montana, floresta montana, floresta alto-montana e campos de altitude.
Quase chegando na entrada da cidade de Teresópolis, fica o Mirante do Soberbo, de onde se avista o espetacular Dedo de Deus ! Uma formação rochosa, à uma altura de 1692 metros, com a forma semelhante a uma mão fechada com o dedo indicador apontando para o céu.
O Dedo de Deus está localizado no município de Guapimirim, mas é melhor avistado do município de Teresópolis. Em outra ocasião, aproveitando algum dia bonito de sol, vou voltar nesse percurso para captar imagens bem mais bonitas dessa paisagem maravilhosa do Estado do Rio de Janeiro.
Newton Almeida
Newton Almeida