sábado, 29 de janeiro de 2011

Piscinão de São Gonçalo : APA de Guapimirim

   O Piscinão de São Gonçalo é a melhor opção de lazer popular nesses dias quentes de verão. A área está muito bem cuidada e limpa. Temos que lembrar que  o Piscinão de São Gonçalo  faz parte da APA de Guapimirim . Uma área de proteção ambiental é uma Unidade de Conservação, instituída pela Lei 9985 / 2000, Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.
   A unidade de conservação é o espaço territorial com seus recursos ambientais,  com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação dos limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
    A Lei do SNUC prevê duas modalidades de unidades de conservação, segundo o grau de proteção : as unidades de proteção integral, e as unidades de usos sustentável.  
     O grupo das unidades de proteção integral compõe-se das seguintes categorias de unidade de conservação:  Estação Ecológica;  Reserva Biológica; Parque Nacional;  Monumento Natural;  Refúgio de Vida Silvestre.
     Já o grupo das unidades de uso sustentável compõe-se das seguintes categorias de unidade de conservação:  Área de Proteção Ambiental;  Área de Relevante Interesse Ecológico;  Floresta Nacional;  Reserva Extrativista;  Reserva de Fauna;  Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e  Reserva Particular do Patrimônio Natural.
     Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais
      O órgão que tem as responsabilidades de gerir a APA de Guapimirim é o ICM Bio (Instituto Chico Mendes, orgão federal). A APA de Guapimirim está   localizada no recôncavo, ou porção oriental,  da Baía de Guanabara, nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Guapimirim e Magé . A área total da APA de Guapimirim é 14.000 hectares (cada hectare mede 10.000 metros quadrados, ou um quadrado de cem metros de largura por 100 metros de comprimento). Essa região é importantíssima por abrigar os  manguezais. A espécie símblo dos manguezais da região é o caranguejo - uçá , que foi escolhido como mascote do Piscinão : o São Gonça .

Quem quiser se aprofundar :
http://jus.uol.com.br/revista/texto/3076/snuc-sistema-nacional-de-unidades-de-conservacao-da-natureza

  E você, leitor(a) amigo(a), tem algum preconceito contra o Piscinão de São Gonçalo ? Acha que investimentos em áreas de lazer são importantes ? Um recurso vindo de uma medida compensatória, ambiental, pode ser aplicado em obras como o Piscinão de São Gonçalo ? Deixe sua opinião !

Newton Almeida

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rio Tanguá : Matas Ciliares


















    
                    Passei pelo Rio Tanguá e vi crianças tomando um delicioso banho de rio.  Nas fotos fica difícil de vê-las, já que estavam muito distantes. Com o calor dos últimos dias, qualquer um tem vontade de cair nas águas do Rio Tanguá.
    Eu ganhei uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Tanguá, se me lembro em 2002, por conta do trabalho que realizamos na Cachoeira de Tomascar. O Vereador que me concedeu a homenagem foi o Aurino Lima. Outro dia coloco uma postagem específica sobre isso, sobre a despoluição do Rio Tanguá, no trecho de Tomascar.  Agora quero divagar a respeito das  imagens das fotos.
    É tão comum vermos  os rios serpenteando na terra, cortando os campos e morros, suas águas molhando as margens, e nos acostumamos com esse cenário de degradação. O natural seria não vermos o rio. Só conseguiríamos vê-lo se passássemos pelas matas ciliares. As árvores das matas ciliares não deixariam que nossos olhos captassem a beleza do rio, mas conservariam toda a riqueza de biodiversidade no seu entorno. 


















     
                    Existem palavras que nos parecem sem nexo, inicialmente, mas então vamos buscar o porquê e encontramos a lógica. As matas ciliares são o conjunto de árvores que acompanham o rio nas suas margens. Seria mais lógico chamá-las de matas marginais. Mas, pensando bem, já foram tão perseguidas e maltratadas que caso se chamassem matas marginais o estrago poderia ser maior ainda. Ciliares por causa dos cílios que protegem seus lindos olhos, querida leitora e prezado leitor. Então, as matas são ciliares pois protegem os rios, se nós humanos permitíssemos que elas lá estivessem.
   As Matas Ciliares são protegidas por lei, principalmente no Código Florestal , Lei 4771/65 . Os topos dos morros, encostas com mais 45 graus de inclinação, os arredores das nascentes, as margens dos rios  são  áreas de preservação permanente, mas é só reparar nas fotos e vêmos que mais se parecem com áreas de degradação permanente. 
   As matas ciliares permitem a conservação da saúde do rio. Elas mantém o solo firme, impedindo a erosão, possibilitam que a fauna silvestre transite pelas margens (aproveitando para beber suas águas), são importantes para barrar detritos antes que cheguem  nas águas do rio, interceptam e absorvem a luz solar contribuindo para a estabiliade térmica, agem como um grande filtro que limpa as águas do rio.
   
















              Ao cruzarem a BR 101, queridas leitoras e leitores, na divisa dos municípios de Rio Bonito e Tanguá, olhem com carinho para o Rio Tanguá e imaginem suas matas ciliares lindas e saudáveis. O reflorestamento dessas matas será o início para a recuperação da biodiversidade de vida que antes lá existia.  Tenho certeza que veremos as matas ciliares de volta ao Rio Tanguá ! Tenho certeza de que o Rio Tanguá ainda será muito bem tratado !
    E na sua opinião leitor(a) , é importante o plantio das matas ciliares ? Deixe seu comentário !
Newton Almeida

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estado do Rio de Janeiro : Rede Integrada de Radares Meteorológicos


      As secretarias do Ambiente e de Ciência e Tecnologia juntarão esforços e recursos para a criação de uma rede de monitoramento de áreas de risco em todo o Estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19/1) pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, depois de assinar a portaria que formaliza a parceria entre os órgãos. No próximo verão, radares meteorológicos estarão operando 24 horas por dia para alertar, até 12 horas antes, sobre a ocorrência de fortes chuvas.
     - Nós já fazemos o nosso mapeamento com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM). Combinei com o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, nosso parceiro, de fazer esse mapeamento de risco na mesma padronagem. Os critérios precisam ser iguais em todos os municípios fluminenses. Os radares serão ligados a nível nacional, principalmente com São Paulo. A medida deve ser publicada no Diário Oficial do Estado do Rio da próxima segunda-feira - afirmou Minc
      De acordo com a Secretaria do Ambiente, os radares serão instalados em Macaé e Resende. Simultaneamente à criação da rede de monitoramento da distância, da intensidade e do avanço das tempestades, será realizado o treinamento das defesas civis municipais para garantir agilidade e eficiência na comunicação dos alertas.
       - Para cobrir todo o espaço - fazendo uma operação conjunta entre as secretarias do Ambiente e Ciência e Tecnologia e adquirindo dois radares, softwares e qualificando equipes - precisaremos de investimentos de mais ou menos R$ 30 milhões. A previsão é adquirir todos os radares através de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) - disse Carlos Minc.
  E você, leitor(a) amigo(a), percebe real preocupação por parte das autoridades ? Será que perderemos muitos entes queridos pelas catástrofes climáticas?  Deixe sua opinião !

Fonte da matéria- http://www.ambiente.rj.gov.br/pages/imprensa/detalhe_noticia.asp?ident=148121/01/2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Assoreamento dos Rios : Rio Tanguá (RJ)


     O Rio Tanguá nasce na Serra Redonda, nas terras do Sr. Jairo Palmeira, a uns 600 metros de altura, em Rio Bonito, e seu caminho até a BR 101 marca a fronteira dos dois municípios Rio Bonito e Tanguá. As fotos foram tiradas por mim (Newton Almeida) no dia 25 de janeiro de 2011, na BR 101, na divisa Rio Bonito-Tanguá.

     Assoreamento de um rio :  é a deposição de sedimentos no leito do rio . A natureza é dinâmica, está em constante movimento .  As águas correntes do rio transportam sedimentos de um local para outro, das áreas de montante (alto curso dos rios, onde eles nascem, nas maiores alturas) para jusante (menores alturas, áreas próximas do deságue dos rios, no oceano, ou lagoa, ou noutro rio, etc . ) .
       A retirada da cobertura vegetal natural (desmatamentos) faz com que os solos fiquem fragilizados e mais expostos à erosão das chuvas. As águas das chuvas são interceptadas pela copas das árvores e fluem pelos seus galhos, chegando ao tronco e penetram nos solos . Parte das águas da chuva escoa superficialmente. Retirando-se as árvores o escoamento superficial é aumentado, e sua velocidade é acelerada. Em consequência dos desmatamentos, também  ocorre a diminuição da infiltração das águas  no solo. Portanto, as águas da chuva chegam com rapidez aos rios e carregam as partículas de solo (sedimentos)  que soltam-se facilmente. Os rios ficam rasos, assoreados, "entupidos" de sedimentos e transbordam mais facilmente, em eventos de fortes chuvas. 
    Leiam a seguir o que diz a Wikipedia :
   O assoreamento é um fenômeno muito antigo e existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta, e este processo já encheu o fundo dos oceanos em milhões de metros cúbicos de sedimentos.

   Porém o homem vem acelerando este antigo processo através dos desmatamentos, que expõe as áreas à erosão, a construção de casas em encostas que, além de desmatar, tem a erosão acelerada devido à declividade do terreno, as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas, a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem com seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.

    Após as chuvas,  o volume d'água no rio, numa região desmatada,  fica muito reduzido, pois o solo perdeu a capacidade de agir como uma esponja, retendo muito pouco a água da chuva no lençol freático, diminuindo a recarga dos rios. Ou seja, o ciclo hidrológico é alterado. A quantidade de água doce acaba por diminuir, pois corre rapidamente para os oceanos ( no caso específico do Rio Tanguá para a Baía de Guanabara , e transporta sedimentos em grande quantidade, para a Baía de Guanabara, deixando-a cada vez mais rasa) .
   Além dos sedimentos, o rio Tanguá recebe lixo, e isso também faz com que fique mais raso e suscetível a enchentes. O lixo vai sendo transportado e lançado na Baía de Guanabara, degradando todos os ecossistemas . Além do mais, o rio recebe carga de agrotóxicos.  Os agricultores utilizam muito o famoso herbicida round-up, entre outros, que também será levado para dentro do rio, pelas chuvas.
    Por fim, o Rio Tanguá recebe os esgotos domésticos e industriais. O Rio Bonito deságua no Rio Tanguá atrás da CIBRAN, extinta fábrica de antibióticos que por décadas poluiu a região com com gases e lançamento de efluentes industriais no Rio Tanguá. Então, o Rio Bonito descarrega no Rio Tanguá todo o lixo lançado nele, e todo o esgoto e efluentes industriais (a cidade de Rio Bonito não possui nenhuma estação de tratamento de esgotos) . 
   Ficaram com pena do Rio Tanguá ? Ajudem-no !  Conversem com quem joga lixo nos rios. Sensibilizem as pessoas.   Convençam as pessoas a instalarem fossas e filtros para o tratamento do esgoto doméstico. Combinem mutirões de reflorestamento nas margens do rio .  
                     Ninguém é dono do mundo, mas todos nós somos responsáveis !  
E você, leitor(a) amigo(a), conhece o Rio Tanguá ? Está pessimista ou otimista quanto ao futuro dos nossos rios ? Deixe sua opinião !

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Oscar : Lixão de Gramacho : Vik Muniz : Estado do Rio de Janeiro

  

 O documentário "Lixo Extraordinário", sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de materiais recicláveis  de Jardim Gramacho, foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor documentário - tornando-se o único representante brasileiro na 83ª edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
      Dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, o filme tem nome internacional de "Waste Land" e foi gravado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), período em que os cineastas acompanharam o trabalho de Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, onde o artista fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los. O trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

   Fonte da foto e texto : http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/documentario+sobre+vik+muniz+e+indicado+ao+oscar+2011/n1237968089342.html





    Newton Almeida comenta :
      " o aterro sanitário de Gramacho fica no município de Duque de Caxias, na Baía de Guanabara (estado do rio de Janeiro) , ele recebe mais de 8 mil toneladas de lixo por dia , da cidade do Rio de Janeiro e de Caxias e de pelo menos outras duas cidades da baixada fluminense. Em 2.007 a Secretaria Estadual de Ambiente  anunciou que encerraria a operação de Gramacho, pois apresentava rachaduras, o que colocaria em risco a maior contaminação da Baía de Guanabara .
    Em Rio Bonito eu lutei por um ano e meio, com o apoio da Prefeita Solange, e conseguimos transformar o lixão do Mato Frio num aterro sanitário e construímos uma usina de reciclagem empregando todos os 30 catadores do antigo lixão. Inauguramos a Usina de Reciclagem de Lixo de Rio Bonito em maio de 2.003 e deixamos o governo municipal em 2.004 (término de gestão), e tudo virou um grande lixão, novamente. Foram investidos lá pelo menos R$ 600.000,oo do dinheiro suado dos nossos impostos (fora recursos de custeio), e tudo se perdeu. "
  Foto acima do aterro de Gramacho - fonte http://www.inea.rj.gov.br/index/index.asp

   E você, leitor(a) amigo(a), acha que poderemos resolver a problemática do lixo a curto prazo ? Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !

Praia das Conchas : Cabo Frio : RJ

              O clima de Cabo Frio é mágico ! Sempre nasce um dia mais lindo  do que o outro.  Na primeira vez que visitei a Praia do Peró eu nunca havia escutado nada sobre Praia das Conchas.   
     Fui andando na orla da praia, em direção ao Morro da Laica e ao final fiquei surpreso com a pequena praia, de uns  600 metros de extensão. Muito linda ! A Praia das Conchas é das mais lindas do mundo .
     As fotos abaixo foram tiradas dia 21 de janeiro, às 8:00, do alto do Morro da Laica (o morro da esquerda na foto acima )  : 



     Nas duas extremidades   da  praia somos presenteados por verdadeiras piscinas de águas cristalinas, nos convidando para mergulhar ao longo das pedras .  A subida nos morros é muito fácil, apenas deve-se tomar o cuidado de ir calçado, pois as  trilhas ficam com o chão bem quente e queimam a sola dos pés. E não esqueçam das máquinas fotográficas !  São momentos para ficar para sempre.      As fotos abaixo são do final da Praia das Conchas, ou lado direito da primeira foto :  



      Tenho que dividir uma grande preocupação com vocês : a proliferação de algas nas Praias das Conchas e Peró vem aumentando (elas pdem ser vistas na terceira foto de cima para baixo, a mancha no meio da praia) . Com certeza isso está associado ao lançamento de esgotos. Portanto, aguardo comentários sobre o assunto.  
      Posso me considerar um abençoado, pois conheço cada cantinho da região, mas também  presenciei o crescimento das construções e a infeliz degradação da natureza.

Fonte da primeira foto : http://www.cabofrio.rj.gov.br/praiadasconchas.aspx  ,  as outras são minhas .
    E você, leitor(a) amigo(a), conhece essa região ? Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !




segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cabo Frio : Praia do Peró : Morro da Laica

 
     Com um pouco de disposição é possível percorrer a Praia do Peró de ponta a ponta . As fotos são do Morro da Laica (Praia do Peró), na ponta ao lado da Praia das Conchas . O final da praia dista 7 quilômetros, no morro que faz fronteira com Búzios, conhecido como Ponta das Caravelas. No meio da praia, estão as Dunas Amarelas do Peró, dentro da área de Proteção do Pau Brasil . Dizem que a Praia do Peró é a mais limpa da Região dos Lagos.
        O Morro da Laica, como ficou conhecido, (por conta de uma cachorra vira-lata chamada Laica, muito famosa no local, pois era muito esperta, exímia caçadora de siris), tem uma formação de relevo tipo falésia: uma forma de relevo típica dos litorais, caracterizada pelo choque frontal do continente com o mar, formando escarpas verticais, e a ação erosiva das ondas e ventos vai desgastando e esculpindo as rochas .
     Me corrijam se eu estiver errado : no Morro da Laica as rochas são gnaisses (foram metamorfoseadas das rochas vulcânicas anteriores, a cerca de 100 milhões de anos).  Existem incrustações de basalto, creio eu. Pois são faixas estreitas, pequenas, de rochas bem negras entre os tons de cinza claro dos gnaisses. 
    Há uns 200 milhões de anos esse litoral estava unido ao litoral da África, onde hoje é Angola, formando a massa  continental única :  Gondwana.   (Estou aguardando que os geólogos enviem comentários com maiores datalhes da formação geológica da Praia do Peró ) .
    

    Com muita facilidade, seguindo uma trilha, chega-se na Praia da Laica . A quantidade de conchas é enorme, chegando a a machucar os pés . Uma prainha quase deserta, com muito pouco movimento, mesmo num dia ensolarado de verão.
    

     Rosemary parou para apreciar as flores dos cactos, realmente muito bonitas. Foi um dia muito lindo de sol, com gente sadia que gosta e respeita a natureza. Realmente a Praia do Peró é um verdadeiro paraíso !   Saiba um pouco mais sobre essas flores :
    As flores da família das cactáceas se especializaram em viver em regiões de clima seco e aberto, com muita insolação e em solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Existem mais de 2.500 variedades de cactos, que crescem em diversos tamanhos e formas, podendo viver por muitos anos, sempre mantendo as suas cores e o seu vigor, embora atravessem grandes períodos sem chuvas.
     Mesmo sendo flores de regiões secas, no Brasil elas nascem em diversos tipos de ambientes, desde o Nordeste (mandacaru), passando pelo litoral (restingas) e chegando em Santa Catarina (flores-de-maio), com suas flores muito vistosas que atraem diversos pássaros.
     Todas as variedades de Cactos florescem, e quando ocorre a primeira floração, passa a acontecer todo ano na mesma época em que floresceu pela primeira vez.  (Fonte : http://www.feiradeflores.com.br/o-amor-perfeito/68-flor-de-cacto-flor-da-sabedoria )


      O que significa Peró ?  Segundo o Wikipedia : 

   O termo "Peró" significa em Tupi (língua dos índios Tamoios) "gente desalmada". Este nome foi dado pelos índios aos portugueses por causa dos diversos conflitos sangrentos ocorridos no século XVI entre eles.
  Trata-se de mais um bairro de Cabo Frio com características de veraneio, o que faz com que tenha uma alta variação no número de visitantes, sendo o verão o período de maior freqüência.
            (fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%B3_(Cabo_Frio)
    E você, leitor(a) amigo(a), conhece essa região ? Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !

Newton Almeida

domingo, 23 de janeiro de 2011

CABO FRIO : PRAIA DO PERÓ : RJ

    Cabo Frio é um lugar mágico ! Em qualquer das suas praias, nos seus mirantes, monumentos históricos, em qualquer dos seus ambientes naturais ou urbanizados, agente sente um clima diferenciado. Talvez seja a carga de positividade que cada visitante e morador derrama sobre a cidade . Essas coisas são inexplicáveis . Passado, presente e futuro misturam-se harmoniosamente, e vivemos em Cabo Frio minutos que parecem anos, dias parecendo milênios, semanas como se fossem a eternidade. Leia abaixo um pouco da História  de Cabo Frio :
    A ocupação humana das terras onde viria se estabelecer o município de Cabo Frio teve início há mais ou menos seis mil anos, quando um pequeno bando nômade de famílias chegou em canoas pelo mar e acampou no Morro dos Índios até então pequena ilha rochosa na atual barra da Lagoa de Araruama e ponto litorâneo extremo da margem de restinga do Canal do Itajuru.
    Conforme as evidências arqueológicas encontradas nesse "sambaquí", que mais tarde seria abandonado pelo esgotamento de recursos para sobrevivência, o grupo nômade dispunha de tecnologia rudimentar e baseava-se numa economia de coleta, pesca e caça, onde os moluscos representavam quase todo o resultado do esforço para fins de alimentação e adorno. Há mais de 1.500 anos, os guerreiros indígenas tupinambás começaram a conquista do litoral da região.
     Os restos arqueológicos das aldeias Tupinambás estudados na região de Cabo Frio (Três Vendas em Araruama e Base Aero Naval em São Pedro da Aldeia) e também nos acampamentos de pesca (Praia Grande no Arraial do Cabo) evidenciam uma adaptação ecológica mais eficaz que a dos bandos nômades pioneiros. O profundo conhecimento biológico da paisagem regional, em particular a Lagoa de Araruama e dos mares costeiros riquíssimos em recursos naturais, fez com que o pescado se tornasse a base alimentar dos tupinambás, reforçada pela captura de crustáceos, gastrópodes e moluscos. ..... (fonte : http://www.cabofrio.rj.gov.br/historiacabofrio.aspx) .

      A Praia  do Peró atrai turistas de um perfil mais familiar. Isso traz ao lugar, mesmo nos meses de alta temporada turística, um ambiente de tranquilidade e paz.    A Praia passou por reformas há cerca de uns 10 anos,  os quiosques  foram padronizados , deixando   a  Praia do Peró    mais visível e limpa.    Os comerciantes   conquistaram a simpatia dos banhistas, pois oferecem graciosamente as mesas e cadeiras,  sob a  sombra de guarda-sóis. Auxiliam, também, na limpeza da praia. 
    É importante que todos recolham   o micro-lixo : palitos de picolé, guimbas de cigarro, canudinhos plásticos, e outros. Esse tipo de resíduo é levado pelas ondas, e maré, para o oceano e causa a morte de tartarugas e outros peixes, quando da sua ingestão .     
     Cabo Frio é um verdadeiro  paraíso  !!!
     


   E você, leitor(a) amigo(a), conhece essa região ? Achou o casal simpático ?  Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !