terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Oscar : Lixão de Gramacho : Vik Muniz : Estado do Rio de Janeiro

  

 O documentário "Lixo Extraordinário", sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de materiais recicláveis  de Jardim Gramacho, foi indicado para concorrer ao Oscar de melhor documentário - tornando-se o único representante brasileiro na 83ª edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
      Dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, o filme tem nome internacional de "Waste Land" e foi gravado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), período em que os cineastas acompanharam o trabalho de Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, onde o artista fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis com o objetivo inicial de retratá-los. O trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

   Fonte da foto e texto : http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/documentario+sobre+vik+muniz+e+indicado+ao+oscar+2011/n1237968089342.html





    Newton Almeida comenta :
      " o aterro sanitário de Gramacho fica no município de Duque de Caxias, na Baía de Guanabara (estado do rio de Janeiro) , ele recebe mais de 8 mil toneladas de lixo por dia , da cidade do Rio de Janeiro e de Caxias e de pelo menos outras duas cidades da baixada fluminense. Em 2.007 a Secretaria Estadual de Ambiente  anunciou que encerraria a operação de Gramacho, pois apresentava rachaduras, o que colocaria em risco a maior contaminação da Baía de Guanabara .
    Em Rio Bonito eu lutei por um ano e meio, com o apoio da Prefeita Solange, e conseguimos transformar o lixão do Mato Frio num aterro sanitário e construímos uma usina de reciclagem empregando todos os 30 catadores do antigo lixão. Inauguramos a Usina de Reciclagem de Lixo de Rio Bonito em maio de 2.003 e deixamos o governo municipal em 2.004 (término de gestão), e tudo virou um grande lixão, novamente. Foram investidos lá pelo menos R$ 600.000,oo do dinheiro suado dos nossos impostos (fora recursos de custeio), e tudo se perdeu. "
  Foto acima do aterro de Gramacho - fonte http://www.inea.rj.gov.br/index/index.asp

   E você, leitor(a) amigo(a), acha que poderemos resolver a problemática do lixo a curto prazo ? Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !

1 Comentários:

Às 26 de janeiro de 2011 às 14:22 , Anonymous Jefferson Coelho disse...

Merci M. Newton. J'apprécie votre commentaire et les détails de votre lien / blog à la présentation des mesures d'assainissement de la Ville / Etat de Rio de Janeiro. Merci de votre visite. Vous et votre équipe sont toujours les bienvenus. Cordialement, Jeff Coelho.
http://jeffersonworldtrip.blogspot.com


Obrigado Senhor Newton. Agradeço o seu comentário e a indicação do seu link/blog para apresentação das medidas de despoluição para a Cidade/Estado do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita. O senhor e sua equipe serão sempre muito bem vindos. Sinceramente, Jefferson Coelho.
http://jeffersonworldtrip.blogspot.com
P.S.: Seu comentário, minha resposta e o link do seu blog também foram divulgados na minha página do Facebook. Parabéns pela iniciativa.

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial