sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Código Florestal x Alterações Climáticas

     A vida tem que ser valorizada em todos seus aspectos. O meio ambiente é a base de tudo, a grande casa de toda a vida. Nossa vida com saúde não vale muito se o meio ambiente está completamente insalubre . Se temos beleza exterior, se somos plenos de vitalidade e energia, também queremos uma convivência harmoniosa com os outros. A convivência harmoniosa depende do nosso comportamento dia a dia. Por exemplo : quando vamos a um velório não faz sentido ficarmos contando piadas, tentando fazer os outros rirem. Já, numa festa, ninguém vai gostar de quem fica triste e lembrando de coisas infelizes.
    Nunca é tarde para retrocedermos em planos que estão contra todas as opiniões sensatas. O Deputado Federal Aldo Rebelo tem que ter humildade para reconhecer que temos que valorizar leis que preservem a natureza . Sempre é tempo de valorizarmos a vida em todos os seus aspectos. Ser humilde para reconhecer o erro é valorizar a convivência com quem amamos.
    As alterações propostas ao Código Florestal são um crime contra a vida de todos. As alterações climáticas tem que ser combatidas urgentemente ! E o plantio de árvores é de fundamental importância ! As árvores são as maiores protetoras da vida na Terra, principalmente num país como o Brasil que possui relevante biodiversidade. Veja a opinião da WWF Brasil :

..... Segundo Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de conservação do WWF-Brasil, o documento é um retrocesso que, se aprovado, resultará em mais desmatamento. “Colocar nas mãos dos estados decisões como extensão de áreas de preservação permanente e percentual de reserva legal é uma temeridade, pois ignora o fato de que processos biológicos ultrapassam fronteiras políticas. Além disso, submete uma importante questão a interesses de assembléias legislativas e governos estaduais, nem sempre comprometidos com o interesse coletivo”, avaliou....... (http://www.wwf.org.br/?25280/Parecer-de-Aldo-Rebelo-sobre-mudanas-no-Codigo-Florestal-e-desastroso-dizem-ambientalistas) .

     Todos sabemos que o Código Florestal , Lei 4771 / 65 , ainda não é respeitado, obstante ser de meia idade . Qualquer passeio pelas nossas estradas, nas mais diferentes regiões desse nosso imenso Brasil notamos os topos de morros sem qualquer cobertura florestal, rios sem qualquer sinal de mata ciliar, encostas com inclinação de mais de 45% tomadas por casas, lagoas e nascentes sem uma única árvore em volta delas. As áreas de preservação permanente mais parecem áreas de degradação permanente ! A hora é de fazer cumprir o Código Florestal !
     Os internautas inteligentes avaliaram e promulgaram sua lei : Deputado Aldo Rebelo , o senhor está condenado a plantar 1.000.000 de árvores ! Talvez assim se mantenha ocupado em coisas bem mais importantes ! Já temos problemas de sobra ! Por favor, quem não quiser ajudar pelo menos não atrapalha !

    Fonte das fotos : a primeira é minha ( Newton Almeida - Serra do Sambê, Rio Bonito, vista do Rio do Ouro) ; a segunda  -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Desfloresta%C3%A7%C3%A3o

    E você, leitor(a) amigo(a), conhece o Deputado Federal Aldo Rebelo ? Acha que ele deve continuar tentando modificar o Código Florestal ? Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !

Newton Almeida



1 Comentários:

Às 22 de janeiro de 2011 às 01:11 , Anonymous Diogo Coneglian disse...

Agradeço o comentário no meu blog Newton, realmente estamos passando por um momento único, em todos os sentidos, desde o ciclo que atravessamos como Planeta até a forma como nos posicionamos frente aos impactos que causamos como espécie animal. Ainda acredito que precisamos desmistificar os porquês para a lentidão de ações simples que os governantes no país e no mundo poderiam tomar para desenvolvimento menos impactante ao planeta. E paralelo aos mistérios de melindres e jogos de interesse temos que seguir em frente e não poupar esforços para multiplicar os bons exemplos de cidadania e educação. O próprio fato da definição do texto da regulamentação da PNRS pelo governo demonstra a falta de diálogo e mistérios que existem na discussão de um tema relativamente óbvio, sem desconsiderar a real complexidade existente. E neste tocante: - Cadê a democracia e ampla participação da sociedade e das partes interessadas na discussão do tema? Mas de fato, penso que é melhor lembrarmos que mesmo a portas fechadas o assunto evoluiu e saiu do papel, já como um adolescente, considerando os anos que o texto da Lei PNRS tramitava em projetos abstratos no Congresso Nacional. Agora realmente é preciso ter seriedade na aplicação das medidas e ações que tanto falamos. Com certeza os resultados de qualquer esforço neste sentido serão positivos.

Já a discussão sobre as alterações do Código Florestal realmente chocam ao se observar que propostas para um desenvolvimento e expansão parasitas ainda são discutidas e as vezes até levadas a diante. Hoje pela manhã inclusive escutei o comentário de um político que defende alterações que permitem a utilização de encostas quando questionado sobre o agravante das catástrofes recentes vividas no país justamente pela falta de planejamento e ocupações irregulares, e simplesmente a resposta deste desorientado foi sugerindo para não misturar os assuntos. Realmente é uma pena que a verdade e o conhecimento científico, em alguns casos, não signifiquem nada no meio político humano.

Um abraço

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial