domingo, 9 de janeiro de 2011

Mancha em Copacabana : INEA : Algas

MANCHA EM COPACABANA NÃO COMPROMETE  BALNEABILIDADE

07/ 01/ 2011  -  INEA
  Fonte da matéria : http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=1105
   A mancha avermelhada vista nos últimos dois dias na praia de Copacabana, no trecho entre os postos 06 e 04 é resultado da presença de fragmentos de macroalgas na água. As algas vermelhas, típicas de costão rochoso, não comprometem a balneabilidade, nem causam qualquer risco à saúde dos banhistas.
  As espécies das Divisões Rhodophyta (espécies Heterosiphonia crispella e Aglaothamnion sp.), e Chlorohyta (espécie Ulva fasciata) ficam fixadas nas rochas entre-marés e, provavelmente, se desprenderam em decorrência das condições de mar agitado (ressaca).
  As algas arribadas costumam ser as mais velhas da comunidade. São de coloração avermelhada e povoam os costões competindo com Ulvas (de coloração verde). Nessa época do ano esse evento é muito comum. 

    Opinião do Newton Almeida
    Eu frequento a Praia das Conchas (ao lado da Praia do Peró) , em Cabo Frio, a uns vinte anos. E, de uns 8 a 10 anos para cá, começaram a aparecer muitas algas (vermelhas) na Praia das Conchas. Penso que é devido ao lançamento de esgotos dos bares/restaurantes na beira da praia.     
    Qualquer leitura básica nos instrui que a proliferação de gigogas (ou aguapés, ou iguapés, dos rios ou de águas salobras) e algas (nas águas salgadas ou doces) acontece pelo lançamento de esgotos. Pois, a concentração de nutrientes (fósforo e nitrogênio)  nos ambientes aquáticos  aumenta, e , assim, essas "plantas aquáticas" se reproduzem em grandes quantidades.
   Portanto, aconselho os banhistas a evitarem praias, rios, lagoas, com muitas dessas plantas, pois são um indicador da presença de esgotos. Mas, nesse mundo em que vivemos aonde é que não existe esgoto ou poluição, não é mesmo ?

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial