Brasil Abençoado pela Natureza : Água
Está chovendo no Rio de Janeiro desde o dia 27 de dezembro, logo após o natal. Uma chuva fraca e constante. Por vezes dá uma trégua e volta a chover. E lá no sul do Rio Grande do Sul a população sofre com uma seca, já há dois meses, por causa do fenômeno La Niña, segundo os meteorologistas. Interessante como só nos damos conta do valor das coisas quando perdemos, não é mesmo ?
Tão comum abrirmos a torneira, o chuveiro, dar a descarga no banheiro. Quando da falta d’água é que percebemos seu grande valor, insubstituível . Recurso natural mais precioso que existe.
A distribuição de água doce no planeta é bem injusta, e em muitas partes do mundo é escassa, ou mesmo inexistente : nas regiões desérticas da China e Mongólia (deserto de Gobi) , da península Arábica, da Austrália (toda a região centro-oeste), e o Saara na África (região maior que o Brasil, que tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados), entre outras.
Já o Brasil é abençoado pelos mananciais, sendo o maior deles na Amazônia . Nosso país possui 12 % de toda a água disponível para consumo do mundo, lembrando que : 97,5% de toda a água do planeta é salgada ; 2,24 % é doce mas está congelada (geleiras) ; e os 0,26 % restantes é que estão disponíveis para consumo .
A quantidade das reservas hídricas continua a mesma , desde milhões de anos atrás, mas a população humana aumentou muito. Em 1950 era de 2,5 bilhões, e a partir do ano 2000 os seres humanos já somavam 6 bilhões. Imaginem a quantidade de água necessária para irrigar as plantações para alimentar esse povo todo.
A degradação ambiental vem dificultando o uso da água : destruição das matas ciliares e nascentes, assoreamento dos rios, descarga de poluentes nos corpos hídricos, construção de gigantescas usinas hidrelétricas, etc.
Vamos combinar uma coisa, queridos leitores :
da próxima vez que lavarmos o rosto ou tomarmos um delicioso banho, vamos tomar consciência de que somos verdadeiros abençoados pela mãe-natureza, e vamos ajudá-la a continuar nos fornecendo o precioso líquido . Vamos ajudar a natureza jogando o lixo no lixo, plantando árvores nas margens dos rios e nascentes e participando ativamente da política nacional de recursos hídricos (LEI 9433 / 97), informando-nos sobre as reuniões do comitê da bacia hidrográfica da nossa região .
Ninguém é dono do mundo, mas todos somos, por ele, responsáveis .
Fonte das fotos : http://fotosearch.com.br/
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial