domingo, 2 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro Atrai Muitos Investimentos

     Eu fico muito contente de saber que o Estado do Rio de Janeiro deve receber mais de 900 bilhões de reais até 2014. Um número extremamente alto, e podemos usar como referência o PIB do Brasil que deve estar acima de 3 trilhões de reais ,  então esses investimentos esperados para o Estado do Rio de Janeiro representam um terço de toda a riqueza produzida no Brasil em um ano ! É uma bolada !
    Quem diz isso não sou, mas o Governador do Estado. Abaixo a matéria detalhada .     
   Muito desses novos investimentos estão atrelados ao petróleo, seja na prospecção das reservas da Bacia de Campos (serão 56 bilhões em investimento) , no norte Fluminense, e também na nova refinaria do COMPERJ (a construção da refinaria tem valores da ordem de 21 bilhões ), em Itaboraí , segundo dados da FIRJAN (para o  período de 2010 a 2012 ).
    Eu sempre ando por Itaboraí, e percebe-se o crescimento populacional na cidade, reflexo do COMPERJ .
    Já na cidade do Rio de Janeiro, agora no Reveillon, chegaram os transatlânticos abarrotados de turistas com avidez de gastar na cidade maravilhosa. As ruas da cidade ficaram cheias de pessoas conversando em diversos idiomas. E lembrem-se que, há um mês atrás, o Rio de Janeiro enfrentou atos de terrorismo noticiados ao mundo todo. 
    Meu sonho é que os investimentos atinjam setores da infra-estrutura urbana capazes de garantir 100% de cobertura de saneamento básico. Quando conseguiremos isso ? Em trinta anos ? Meu sonho é ver a Baía de Guanabara despoluída,  poder nadar de novo  nas suas águas. Ver o Rio Pavuna-Meriti limpinho. Eu desejo mais isso do que ver o Brasil campeão da Copa de 2.014.  Mas, a probabilidade do segundo fato acontecer é muito maior , não é mesmo ?  
    
    Leiam abaixo os detalhes desses investimentos, na exposição do Governador Cabral (fonte  http://www.jb.com.br/rio/noticias/2010/12/17/cabral-apresenta-us-900-bilhoes-de-investimentos-para-o-rio-nos-proximos-quatro-anos/ ):

    Segundo o governado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o estado possui mais de US$ 900 bilhões em investimentos públicos e privados mapeados e contratados para os próximos quatro anos.

  “Trata-se de uma das maiores carteiras de novos investimentos em comparação a qualquer estado, província ou região do mundo”, afirmou o governador. Após destacar o mapa de investimentos no estado, e reforçar os investimentos previstos para o Rio, o governador assumiu os aeroportos como um dos focos do problema no Rio, já para a Copa do Mundo de 2014. Entretanto, o governador ressaltou que este pode ser resolvido a tempo.
   – Eu não entendo por que não concessionar aeroporto. A presidente Dilma  me garante que vai fazer os investimentos necessários. Eu acredito nela. A questão é que, se concessionar, resolve rápido. Se mantiver no ritmo Infraero, vai ser um desastre.
     Cabral ainda relembrou os próximos eventos que a cidade irá sediar, indo além da Copa e das Olimpíadas.
– No ano que vem, o Rio sediará os Jogos Mundiais Militares, com mais participantes do que os Jogos Pan-Americanos de 2007. Em 2012, a comunidade internacional volta a se reunir no Rio para debater meio ambiente e desenvolvimento Paraolímpicos. O Rio de Janeiro vive um momento único e oferece muitas oportunidades de negócios – disse o governador.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial