sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LIXO : RIO DE JANEIRO : PERIGO PARA AVIÕES

    Pelo menos 10% dos incidentes entre aviões e aves, principalmente urubus, ocorrem nas proximidades do Aeroporto Internacional Tom Jobim, segundo a Infraero. Com o objetivo de diminuir o problema, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, deflagrou  (06/01/2011) a operação Xô Urubu, que interditou três lixões clandestinos situados próximo ao aeroporto, e que contribuem para a proliferação de urubus, colocando em risco o tráfego aéreo.
     O primeiro lixão interditado foi o situado na comunidade Vila Joaniza, onde, só na semana passada, a Comlurb chegou a recolher 180 toneladas de resíduos. De acordo com o secretário, após passar por terraplenagem, o terreno será transformado em um campo de futebol. “O objetivo é evitar que a população volte a jogar lixo neste terreno”, afirmou. A Comlurb informou que, desde domingo passado, a coleta passou a ser diária na comunidade.
     Em Itacolomi, a equipe interditou uma área onde é despejado entulho, a cerca de 200 metros do radar da Infraero, e instalou obstáculos para impedir o tráfego de caminhões até o local. A área será cercada pela Infraero para evitar novas invasões. “Inclusive, ontem, agentes da Cicca e policiais do Batalhão Florestal flagraram dois caminhões despejando lixo neste local. Os veículos foram apreendidos e os motoristas, presos, foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos. Eles também foram multados. O valor da multa pode chegar a R$ 200 mil, dependendo da dimensão do dano causado”, disse Minc.
    O terceiro lixão interditado fica em uma área pertencente à Aeronáutica. Após a retirada do lixo, o local também será cercado e fiscalizado. Para o trabalho, foram utilizadas uma retroescavadeira e quatro caminhões.
    Em 2009, segundo a Infraero, foram registrados 94 incidentes envolvendo aviões e aves na área do Aeroporto Tom Jobim, 16 casos a mais do que o registrado em 2008 (78 incidentes). Em 2007, ocorreram 42 incidentes. De acordo com a Infraero, no Brasil foram identificados 945 incidentes envolvendo aves e aeronaves, 286 casos a mais do que o registrado em 2008 (659 incidentes).

Fonte da matéria e foto : http://www.semadur.rj.gov.br/pages/imprensa/detalhe_noticia.asp?ident=1466

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial