sábado, 8 de janeiro de 2011

Incêndios Florestais : Rio de Janeiro

   A principal causa de perda de áreas florestadas, no Brasil, é o fogo !  E no Estado do Rio de Janeiro isso não é diferente. Os incêndios florestais, que atingem as  áreas  de reservas ou parques estaduais, são combatidos pelos guarda-parques, principalmente , e pelo corpo de bombeiros. O INEA vem ampliando gradativamente o números desses funcionários (guarda-parques, por concurso público) que hoje está em torno de 200 .   
   Sabemos que nosso estado tem potencial turístico e as áreas florestadas, além dos serviços ambientais que prestam, são importantes para a valorização da paisagem. As mais belas paisagens do nosso estado associam-se à harmoniosa parceria do verde das matas com o azul do mar .
   Fortalecendo mecanismos de combate à incêndios florestais o estado fortalecerá, como um todo, a preservação do pouco que restou da Mata Atlântica. E penso que estamos precisando de mecanismos mais ágeis para controlar os incêndios florestais.
   Minha sugestão é de que ampliem a estrutura atual, e que repassem recursos para ONG's fazerem, também,  esse trabalho. Os recursos seriam pagos mediante produtividade. As ONG's ganhariam 100% do teto da produtividade, mensal, caso não ocorra incêndio. Então o seu trabalho será contínuo na prevenção e conscientização de moradores vizinhos às áreas florestadas, preparo de aceiros, cercamento, etc .
   Tenho certeza que incluir o  critério de produtividade, fará com que  o serviço prestado tenha mais eficiência.  Um projeto piloto seria implantado e avaliado, a partir disso fariam ajustes e ampliariam o sistema. É importante, também,  tentar atrair, para o terceiro setor, os notórios depredadores , fazer com que os que estão prejudicando mudem de lado: caçadores, carvoeiros, baloeiros, etc.
   Fizemos isso em Rio Bonito (2.000 a 2.004 - Prefeita Solange Almeida e Secretário M. Meio Ambiente Newton Almeida) , em parcertia com o Consórcio Ambiental Lagos São João e WWF , contratando ex-carvoeiros para produção de mudas da Mata Atlântica e reflorestamento : deu excelente resultado ! Perguntem ao Firmino, ex-Presidente do INEA. 

Fonte das fotos : http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/63-parque-nacional-da-tijuca-setor-c-rj/755-pedra-bonina
  
     E você, leitor(a) amigo(a), pensa que os incêndios florestais estão longe de interferirem na sua existência  ? Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de interação e participação para um futuro melhor . Deixe seu comentário !  



  Newton Almeida

1 Comentários:

Às 8 de janeiro de 2011 às 14:15 , Anonymous lita duarte disse...

Oi, Newton.
Gostei muito do blog.
Até mais.

Abraços.

 

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial