Rio Tanguá : Matas Ciliares
Passei pelo Rio Tanguá e vi crianças tomando um delicioso banho de rio. Nas fotos fica difícil de vê-las, já que estavam muito distantes. Com o calor dos últimos dias, qualquer um tem vontade de cair nas águas do Rio Tanguá.
Eu ganhei uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Tanguá, se me lembro em 2002, por conta do trabalho que realizamos na Cachoeira de Tomascar. O Vereador que me concedeu a homenagem foi o Aurino Lima. Outro dia coloco uma postagem específica sobre isso, sobre a despoluição do Rio Tanguá, no trecho de Tomascar. Agora quero divagar a respeito das imagens das fotos.
É tão comum vermos os rios serpenteando na terra, cortando os campos e morros, suas águas molhando as margens, e nos acostumamos com esse cenário de degradação. O natural seria não vermos o rio. Só conseguiríamos vê-lo se passássemos pelas matas ciliares. As árvores das matas ciliares não deixariam que nossos olhos captassem a beleza do rio, mas conservariam toda a riqueza de biodiversidade no seu entorno.
Existem palavras que nos parecem sem nexo, inicialmente, mas então vamos buscar o porquê e encontramos a lógica. As matas ciliares são o conjunto de árvores que acompanham o rio nas suas margens. Seria mais lógico chamá-las de matas marginais. Mas, pensando bem, já foram tão perseguidas e maltratadas que caso se chamassem matas marginais o estrago poderia ser maior ainda. Ciliares por causa dos cílios que protegem seus lindos olhos, querida leitora e prezado leitor. Então, as matas são ciliares pois protegem os rios, se nós humanos permitíssemos que elas lá estivessem.
As Matas Ciliares são protegidas por lei, principalmente no Código Florestal , Lei 4771/65 . Os topos dos morros, encostas com mais 45 graus de inclinação, os arredores das nascentes, as margens dos rios são áreas de preservação permanente, mas é só reparar nas fotos e vêmos que mais se parecem com áreas de degradação permanente.
As matas ciliares permitem a conservação da saúde do rio. Elas mantém o solo firme, impedindo a erosão, possibilitam que a fauna silvestre transite pelas margens (aproveitando para beber suas águas), são importantes para barrar detritos antes que cheguem nas águas do rio, interceptam e absorvem a luz solar contribuindo para a estabiliade térmica, agem como um grande filtro que limpa as águas do rio.
Ao cruzarem a BR 101, queridas leitoras e leitores, na divisa dos municípios de Rio Bonito e Tanguá, olhem com carinho para o Rio Tanguá e imaginem suas matas ciliares lindas e saudáveis. O reflorestamento dessas matas será o início para a recuperação da biodiversidade de vida que antes lá existia. Tenho certeza que veremos as matas ciliares de volta ao Rio Tanguá ! Tenho certeza de que o Rio Tanguá ainda será muito bem tratado !
E na sua opinião leitor(a) , é importante o plantio das matas ciliares ? Deixe seu comentário !
Newton Almeida
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial