Assoreamento dos Rios : Rio Tanguá (RJ)
O Rio Tanguá nasce na Serra Redonda, nas terras do Sr. Jairo Palmeira, a uns 600 metros de altura, em Rio Bonito, e seu caminho até a BR 101 marca a fronteira dos dois municípios Rio Bonito e Tanguá. As fotos foram tiradas por mim (Newton Almeida) no dia 25 de janeiro de 2011, na BR 101, na divisa Rio Bonito-Tanguá.
Assoreamento de um rio : é a deposição de sedimentos no leito do rio . A natureza é dinâmica, está em constante movimento . As águas correntes do rio transportam sedimentos de um local para outro, das áreas de montante (alto curso dos rios, onde eles nascem, nas maiores alturas) para jusante (menores alturas, áreas próximas do deságue dos rios, no oceano, ou lagoa, ou noutro rio, etc . ) .
A retirada da cobertura vegetal natural (desmatamentos) faz com que os solos fiquem fragilizados e mais expostos à erosão das chuvas. As águas das chuvas são interceptadas pela copas das árvores e fluem pelos seus galhos, chegando ao tronco e penetram nos solos . Parte das águas da chuva escoa superficialmente. Retirando-se as árvores o escoamento superficial é aumentado, e sua velocidade é acelerada. Em consequência dos desmatamentos, também ocorre a diminuição da infiltração das águas no solo. Portanto, as águas da chuva chegam com rapidez aos rios e carregam as partículas de solo (sedimentos) que soltam-se facilmente. Os rios ficam rasos, assoreados, "entupidos" de sedimentos e transbordam mais facilmente, em eventos de fortes chuvas.
Leiam a seguir o que diz a Wikipedia :
O assoreamento é um fenômeno muito antigo e existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta, e este processo já encheu o fundo dos oceanos em milhões de metros cúbicos de sedimentos.
Porém o homem vem acelerando este antigo processo através dos desmatamentos, que expõe as áreas à erosão, a construção de casas em encostas que, além de desmatar, tem a erosão acelerada devido à declividade do terreno, as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas, a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem com seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial.
Após as chuvas, o volume d'água no rio, numa região desmatada, fica muito reduzido, pois o solo perdeu a capacidade de agir como uma esponja, retendo muito pouco a água da chuva no lençol freático, diminuindo a recarga dos rios. Ou seja, o ciclo hidrológico é alterado. A quantidade de água doce acaba por diminuir, pois corre rapidamente para os oceanos ( no caso específico do Rio Tanguá para a Baía de Guanabara , e transporta sedimentos em grande quantidade, para a Baía de Guanabara, deixando-a cada vez mais rasa) .
Além dos sedimentos, o rio Tanguá recebe lixo, e isso também faz com que fique mais raso e suscetível a enchentes. O lixo vai sendo transportado e lançado na Baía de Guanabara, degradando todos os ecossistemas . Além do mais, o rio recebe carga de agrotóxicos. Os agricultores utilizam muito o famoso herbicida round-up, entre outros, que também será levado para dentro do rio, pelas chuvas.
Por fim, o Rio Tanguá recebe os esgotos domésticos e industriais. O Rio Bonito deságua no Rio Tanguá atrás da CIBRAN, extinta fábrica de antibióticos que por décadas poluiu a região com com gases e lançamento de efluentes industriais no Rio Tanguá. Então, o Rio Bonito descarrega no Rio Tanguá todo o lixo lançado nele, e todo o esgoto e efluentes industriais (a cidade de Rio Bonito não possui nenhuma estação de tratamento de esgotos) .
Ficaram com pena do Rio Tanguá ? Ajudem-no ! Conversem com quem joga lixo nos rios. Sensibilizem as pessoas. Convençam as pessoas a instalarem fossas e filtros para o tratamento do esgoto doméstico. Combinem mutirões de reflorestamento nas margens do rio .
Ninguém é dono do mundo, mas todos nós somos responsáveis !
E você, leitor(a) amigo(a), conhece o Rio Tanguá ? Está pessimista ou otimista quanto ao futuro dos nossos rios ? Deixe sua opinião !
E você, leitor(a) amigo(a), conhece o Rio Tanguá ? Está pessimista ou otimista quanto ao futuro dos nossos rios ? Deixe sua opinião !
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial