sexta-feira, 30 de março de 2012

Rio de Janeiro : Mutirão de Reflorestamento : Prêmio MMA

              A Cidade do Rio de Janeiro Conquista Prêmio do Ministério do Meio Ambiente pelo Programa de Mutirão de Reflorestamento 

      Está no site do Ministério do Meio Ambiente, dia 29 de março de 2012, que a cidade do Rio de Janeiro conquistou o primeiro lugar entre todos os municípios do Brasil, no quesito Áreas Verdes Urbanas e Gestão de Áreas de Preservação Permanente. O Ministério do Meio Ambiente Aproveitou  o Primeiro Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável para premiar as melhores experiências na sustentabilidade ambiental urbana. 
     Outras categorias para premiação foram : Manejo das Águas no Contexto Urbano ; Prevenção de Desastres em Áreas Urbanas ; Mobilidade Sustentável e Qualidade do Ar ; Resíduos Sólidos Urbanos ; Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão. Os municípios que foram premiados pelas boas práticas terão a divulgação de seus trabalhos na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas  para o Desenvolvimento Sustentável,  que acontecerá em junho no Rio de Janeiro.
   O Programa Mutirão de Reflorestamento existe desde 1986, tendo empregado cerca de mil reflorestadores, e já organizou mutirões  de reflorestamento em mais 117 comunidades da cidade do Rio de Janeiro. No ano de 2007 foram plantadas 1,2 milhão de árvores . 
   Esse programa já conquistou muitos prêmios no Brasil, como um dos 20 melhores projetos no Concurso Gestão Pública e Cidadadnia - da  Fundação Getúlio Vargas / Fundação Ford - no ano de 1997, e prêmios no exterior : Projeto Megacidades, da ONU. 
    Veja fotos abaixo 

     

     Formidável iniciativa pública, desse programa Mutirão de Reflorestamento,  tanto pela premente necessidade de atenuar os efeitos das Ilhas de Calor nas grandes cidades, também o propalado aquecimento global, quanto pela continuidade desse programa, já que, infelizmente, os bons projetos tendem a serem esquecidos pelo poder público, nas trocas pelo término de gestão dos governos e prefeituras. 
    Eu (Newton Almeida) sugiro que implantem projeto de Patrulhas para Combate a Incêndios Florestais, com semelhante concepção, pois o fogo dizima as áreas verdes com muita frequência, e os grupamentos do corpo de bombeiros parecem que não têm a rotina de combater incêndios em que a vida humana não está sob risco. 


Sobre os incêndios florestais eu penso que os leitores gostarão de conhecer a Patrulha Verde de  Rio Bonito : http://limpezariomeriti.blogspot.com.br/2011/01/incendios-florestais-patrulha-verde-de.html

Lagoa de Araruama - Tratamento de Esgoto

           Tratamento de Esgoto no Entorno da Lagoa de Araruama

      A Lagoa de Araruama está localizada no Estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Sua área total é de cerca de 220 Km², e seu perímetro é de cerca de 160 Km, profundidade média de 2,90 metros, volume de 636 milhões de m³, e é considerada a maior laguna hipersalina do mundo. 

mvc-870f.jpg
             (foto antiga acima : http://www.lagossaojoao.org.br/foto-galeria/galeria-galery1.htm)

     Sua beleza foi a responsável pela sua degradação, ou seja, sua beleza atraiu a expansão imobiliária às sua margens, e ninguém pensou que o esgoto das casas, lançado nas suas águas, fosse poluir a lagoa, a ponto de suas águas parecerem uma sopa de chocolate, para não usar uma comparação mais grosseira. Me parece que no ano de 2004, ou 2005, lá, em São Pedro da Aldeia, funcionários tiravam toneladas de algas e detritos  das areias, e a água estava bastante escura. Peixes começaram a morrer, com frequência .  
        Eu (Newton Almeida) fui procurado pelo Luiz Firmino para participar do Consórcio Lagos São João, no ano de 2000. Eu era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito, que possui parte do território na Macro - Região Ambiental nº 4, dentro da área de influência do Consórcio. O Firmino, então Chefe Regional da FEEMA, organizou o consórcio para cumprir a Lei dos Recursos Hídricos ( Lei 9433/ 97 , Lei Estadual 3239/ 99 - RJ) que alterava a gestão dos recursos hídricos; portanto o consórcio seria o braço executor do Comitê da Bacia Hidrográfica nº 4 (bacia hidrográfica da Lagoa de  Araruama, Lagoa de Saquarema, Lagoa de Jaconé, Lagoa de Jacarepiá,  Rio São João e Rio Una) . 
       As reuniões do Consórcio eram muito técnicas, com gente muito capacitada, destacando o Luiz Firmino que hoje é Sub-Secretário de Estado do Ambiente. Eles conseguiram reunir os pescadores, empresários, poder público e ONG's, que por sua vez propuseram às empresas concessionárias de água e esgoto (Águas de Juturnaíba e Prolagos), dos municípios da região, a instalarem um sistema emergencial de tratamento, sem a implantação de rede coletora de esgoto, mas com estações de tratamento em tempo seco, já que o esgoto era despejado nas galerias pluviais. Com isso quase que 100% do esgoto que ia para a Lagoa de Araruama, passou a ser tratado, em 95% do ano (dias em que não chove). 
       Eu achava muito interessante  ver um executivo da Empresa Álcalis, que era considerada uma espécie de "vilã", pela sua atividade de produção de barrilha através de conchas extraídas do fundo da Lagoa de Araruama, participando das reuniões e auxiliando na dragagem do Canal do Itajuru  (com início em 2002). A extração de conchas do fundo da Lagoa foi totalmente encerrada . A ponte do Ambrózio foi refeita, possibilitando abertura do canal, de 30 metros para cerca de 300 metros, e renovando as águas da Lagoa de Ararurama.  Então houve uma união, um entendimento, sob a liderança do Luiz Firmino.

               Estações de Tratamento de Esgoto ao Redor da Lagoa de Araruama 


     A Águas de Juturnaíba  é a empresa concessionária de fornecimento de água tratada, e coleta e tratamento e esgoto, das cidades de Silva Jardim (onde se localiza a Lagoa de Juturnaíba, da qual é retirada a maior parte água para distribuição dos municípios da região dos lagos) , Araruama e Saquarema.
                          Estações de tratamento de esgoto :
                                                                                           Wetland

    O Sistema Wetland é formado por sistemas artificialmente projetados para utilizar plantas aquáticas (macrófitas) em substratos como areia, cascalhos ou outro material inerte, onde ocorre a proliferação de biofilmes que agregam populações variadas de microorganismos os quais, por meio de processos biológicos, químicos e físicos, tratam águas residuárias. Nos vários estudos já realizados na tentativa de pós-tratar efluente de estações de tratamento de esgotos, o sistema Wetland destaca-se pela sua capacidade de remover carga poluidora, manter a conservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, reduzir o aquecimento global da terra, fixar o carbono do meio ambiente, mantendo o equilíbrio do CO2, além de conservar a biodiversidade (Denny, 1997).
A Concessionária Águas de Juturnaíba possui duas estações de tratamento de esgoto que utilizam este sistema: a ETE Ponte dos Leites (Araruama) e a ETE Caju (em Silva Jardim) .

Em Araruama todo efluente coletado destina-se a Estação de Tratamento de Esgoto em Ponte dos Leites, consequência do sistema de captação (tomada de tempo seco), com diluição e contribuição de águas pluviais, o tratamento requer um processo peculiar.


   A ETE Ponte dos Leites dispunha de um sistema de lagoas de estabilização, com típica configuração de duas lagoas anaeróbias, seguidas de uma lagoa facultativa e uma de maturação. Herdada da Prefeitura de Araruama, a estação foi inaugurada em 2005 e teve sua ampliação em fevereiro de 2009, dentro do sistema Wetland, tanto no nível de tratamento quanto em capacidade, atuando com 200 litros de esgoto por segundo. Ela está instalada em uma área de 6.8 hectares e conta com 12 funcionários diariamente, 

    Em Saquarema

Com o objetivo tratar o esgoto da Bacia do Rio Bacaxá, que desemboca na Lagoa de Saquarema, a Estação de Tratamento de Esgoto de Bacaxá é operada por Águas de Juturnaíba desde março de 2005. Sua capacidade total de tratamento é de 35 litros por segundo e o corpo receptor da estação é o próprio rio Bacaxá. 

    Também localizada em Saquarema, a Estação de Tratamento de Esgoto Itaúna começou a operar em junho de 2008. Atualmente, sua capacidade é de 15 litros por segundo.
     Seu tratamento é realizado por um processo biológico, de elevado grau tecnológico, capaz de realizar o tratamento a nível secundário através da associação em série de filtros biológicos aerados submersos e decantadores secundários. Tal sistema atinge teores de eficiência, de remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos, superiores a 90%.
     A Estação de Tratamento de Esgoto de Saquarema (ETE Saquarema) é uma das três do município. Com vazão total de 7 litros por segundo, a estação trabalha com um módulo adicional com capacidade para tratar até 12 litros por segundo. 

       O corpo receptor da ETE Saquarema, que trabalha com duas elevatórias, é a Lagoa de Saquarema. Com o objetivo de tratar o esgoto do centro de Saquarema, seu processo é em nível secundário por processo biológico natural, sem a utilização de produtos químicos. A associação de reator anaeróbio, biofiltro aerado e decantador secundário, em um mesmo sistema, garante uma eficiência acima de 90% na oxidação da matéria orgânica (MO). 
                  (Fonte : http://www.aguasdejuturnaiba.com.br)


        Em  Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande 

    Para tratar o esgoto de quatro municípios, a Prolagos construiu cinco ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto): duas em Cabo Frio (Praia do Siqueira e Jardim Esperança), uma em São Pedro da Aldeia, uma em Búzios e outra em Iguaba Grande. Juntas, elas tratam mais de 70 milhões de litros de esgoto por dia.
    Além de duas estações de tratamento de esgoto que operam com tratamento terciário, removendo fósforo e nitrogênio, a Prolagos também tem unidades com tratamento primário com desinfecção e tratamento secundário. A eficácia nos processos de tratamento permite à concessionária utilizar o efluente como “Água de Reuso”, que pode ser reaproveitada, desde que não seja para o consumo humano.
          Fonte : http://www.prolagos.com.br/sistema_tratamento_esgoto.aspx

      Em Arraial do Cabo , em 2009 a Prefeitura de Arraial do Cabo assumiu o sistema de tratamento de esgoto, que  antes era concessionado à Prolagos, para poder receber recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), segundo dizem. Recentemente (janeiro de 2012) a Prefeitura foi notificada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente, antiga FEEMA) por poluir a Lagoa de Araruama. No canal das  barcaças, na antiga Empresa Álcalis, águas poluídas são lançadas na Lagoa de Araruama (na Enseada dos Tucuns),  que antes fluíam para o mar, no Costão do Pontal.   O fato é que o Ministério Público está cobrando à Prefeitura que invista no tratamento do esgoto, que além de afetar a Lagoa de Araruama, também está poluindo as belas praias de Arraial do Cabo.

Newton Almeida    www.newtonalmeida.com.br  

quinta-feira, 29 de março de 2012

Greve dos Rodoviários na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

      Motoristas e Trocadores de Ônibus Entram em Greve na Região Metropolitana do Rio de Janeiro  


     De manhã fui ao centro do Rio de Janeiro, de carro (carona), bem cedo, e a BR 101 (Auto Pista Fluminense) estava muito engarrafada em São Gonçalo e Niterói, e também na Ponte Rio Niterói. Quase não vi ônibus algum de Rio Bonito até Niterói (na BR 101). Quando aparecia algum ônibus as pessoas ficavam nervosas fazendo sinal para que ele parasse nos pontos, e não parava, pois estava super-lotado. 
    Segundo a rádio Band News FM 94,9 os engarrafamentos eram porque todos utilizaram seu veículo próprio em vez dos ônibus, portanto a estrada ficou lotada de automóveis. Um motociclista sofreu um acidente em São Gonçalo (nas proximidades do Clube da Marinha), por volta das 6:40 da manhã,  piorando mais ainda a situação, e felizmente me parece que não foi nada de mais grave. 
    Agora à tarde eu fui de barca para Niterói e no Terminal Rodoviário ao lado da Estação  das Barcas, em Niterói,  estavam saindo ônibus para a baixada fluminense, para São Gonçalo  e para Venda das Pedras (Itaboraí). Além desses, não vi mais nenhum (isso por volta das 15:30). O Terminal Rodoviário  estava vazio ! Inclusive a maioria das lojas estavam fechadas, pela falta de movimento. 
    Peguei o ônibus para Venda das Pedras e uma  repórter da Globo entrevistou o motorista, que estava sem uniforme, pois na verdade ele é funcionário administrativo que estava atendendo emergencialmente a população. 

    Eu desci em Manilha, Itaboraí, e rapidamente peguei outro ônibus  para Rio Bonito. Em Manilha o movimento de ônibus era próximo do normal, e também o movimento de  vans. 

                                           Abaixo informações do R7 : 

" Começou na madrugada desta quinta-feira (29) a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Eles decidiram, em assembleia realizada na tarde de quarta-feira (28), entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação foi iniciada a meia noite e cerca de 1,3 milhão de pessoas devem ser afetadas.
Segundo o sindicato da categoria, por determinação da Justiça, 40% da frota vão circular. Caso a determinação seja descumprida, a multa é de R$ 100 mil reais.
Os rodoviários querem aumento salarial de 16%, o fim da dupla função, reajuste de 50% no valor da cesta básica e o fim da função de motorista júnior. Ainda de acordo com o sindicato, durante as negociações as empresas de ônibus ofereceram 10% de aumento e 25% de reajuste da cesta básica, mas a proposta não foi aceita pela categoria.  "  (http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/comeca-greve-de-motoristas-e-cobradores-de-onibus-na-regiao-metropolitana-do-rio-20120329.html)

domingo, 25 de março de 2012

Lagoa de Araruama : Peixes Morrendo

                  Lagoa de Araruama  -  São Pedro da Aldeia 
     A Lagoa de Araruama tem 221, 03 Km² de área, com perímetro de 160 Km , profundidade média de 2,90 metros e volume de 636 milhões de metros cúbicos. Ela é uma das maiores lagunas costeiras hipersalinas do mundo, em torno de 5,2% (dados  de 1990), isto é uma vez e meia a salinidade do oceano. Mas pesquisas recentes demonstram que a salinidade dessa lagoa vem decrescendo (em 1985 registrava 5,7%) devido, principalmente ao aporte de águas servidas provenientes do abastecimento da região com água bombeada do reservatório da Lagoa de Juturnaíba, a uma taxa de 1 m³/s. Esse sistema costeiro é classificado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) como muito frágil. A renovação de sua águas é lenta, ocorrendo a cada 83,5 dias, quando são trocados 50% do volume da lagoa. Em outras lagunas do Estado do Rio de Janeiro esse tempo varia  de um a trinta dias. A alta salinidade faz com que poucas espécies de peixes e moluscos se reproduzam na Lagoa de  Araruama. A partir da década de 1980 a Lagoa de Araruama se transformou em um paraíso de veranistas e turistas. Suas margens recebiam mais de um milhão de veranistas temporários, quase cinco vezes o número  de 260 mil habitantes na baixa temporada,  elevando para 50.000 Kg/DBO/dia a poluição por esgotos. 
     O texto  acima foi tirado do Livro Ambiente das Águas, Projeto PLANÁGUA SEMADS/GTZ, de setembro  de 2001. Após pouco mais  de  dez anos, a Lagoa de Araruama foi praticamente abandonada pelos turistas. Suas águas se tornaram quase tão sujas quanto as da Baía de Guanabara. Mas, pelo menos, lixo flutuante não é  visto.  O problema é o lançamento de esgoto. 
    A bacia hidrográfica da Lagoa de Araruama abrange 440 Km², onde se situam os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Saquarema e Arraial do Cabo. Ela separa-se do Oceano Atlântico por extensos cordões litorâneos que compõem a restinga de Massambaba, de Arraial do Cabo até Saquarema. 
 
    Eu (Newton Almeida) fui visitar um grande amigo , o José Leonardo, que reside em Londres há uns quinze anos, e veio ao Brasil rever a família. Encontrei-o no clube de magistrados (AMAERJ), dia 24 de março  de  2012. Aproveitei para observar a Lagoa  de Araruama, depois do Mac Donald's, da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) Km 105, descendo na lombada eletrônica, peguei a Avenida Porto Feliz, no Balneário São Pedro.  
    A água da Lagoa de Araruama vem ficando cada vez menos turva, desde o ano de 2007, ano que foi inaugurada  a nova ponte do Baixo Grande na RJ 140, cujas obras começaram no Governo da Rosinha Garotinho, abrindo o estrangulamento  da Lagoa, de trinta  metros  para 300 metros. Antigamente essa ponte se chamava Ponte Vitorino  Carriço , agora parece a chamam de Ponte do Ambrósio,  na saída de São Pedro da Aldeia e entrada de Cabo Frio . Após isso, notícias de melhorias, principalmente da revitalização da pesca, vêm sendo ouvidas . 
   Mas, logo que  cheguei já vi um peixe agonizando, depois avistei,  outro e mais outro. Os peixes morrem asfixiados, devido à ausência de oxigênio dissolvido na água, possivelmente. 

   Conversei um uma senhora, dona de um pequeno restaurante que me disse que já havia enterrado muitos peixes, cedo de manhã, e que eram sardinhas. Segundo ela, as Sardinhas são mais sensíveis. Ela, que possui familiares que são pescadores, falou que as Tainhas desapareceram, mas agora é fácil pescar Robalos, o que é uma novidade, com mais  de 1 kg. 
   Uns cem metros adiante, bem pertinho do Clube AMAERJ, vi uma estação de recalque de esgoto (cor laranja), que estava funcionando, e não avistei qualquer língua negra. Além disso, constatei tudo limpo; o problema  de lançamento lixo, muito comum nos  rios que desaguam na Baía da Guanabara, e nela própria, não acontece aqui. Portanto, a coleta e tratamento de esgoto em toda a região da  Lagoa de  Araruama trará, certamente a sua beleza de volta. O turismo sendo restabelecido na  orla da Lagoa de Araruama, permitirá maior arrecadação aos municípios que poderão investir na constante limpeza e despoluição dessa laguna.
   Em outra ocasião vou pesquisar esse assunto com mais calma, sobre a coleta  e tratamento do esgoto na  região da Lagoa de Araruama. Todas as fotos foram tiradas por mim, nesse dia de 24 de março de 2012 .