sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento : Limpeza : Rua Pedro Colares

    Povo desenvolvido é povo  limpo ! Nunca me conformo com a quantidade  de lixo que vemos em qualquer lugar e a todo momento. É lixo no rio, lixo no  mato, lixo no mar, e lixo na  cidade, nas esquinas, calçadas  ....   Qualquer local em que transitem muitas pessoas acaba se tornando um lixão. Cada pessoa pode ajudar na limpeza do  ambiente, para que possamos viver com mais saúde. 











 A Secretaria de Meio  Ambiente  de Rio Bonito limpou a calçada da Rua Pedro Colares, lá no final, perto da passagem subterrânea da BR 101, retirando três caminhões de lixo. E para coibir o lançamento de mais lixo na calçada, pois aquele lixão da Pedro Colares virou uma tradição, segundo alguns moradores indignados, a Secretaria plantou árvores naquele local.



    Deixo meus parabéns à funcionária Cristina Viana, ao  Sérgio Duarte, ao Paulo Castilho, Verônica, Maria da Glória, que lutam por uma cidade mais limpa e desenvolvida.

Newton Almeida   (ano 2013)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Secretaria Meio Ambiente : Ação : Dengue

                      Meio Ambiente Precisa de Ação

   Mais do que  nunca é necessário agir ! Nosso país já possui leis suficientes, funcionários de sobra e recursos para garantir melhor qualidade de vida ao povo brasileiro. 
    Bom exemplo foi dado pela equipe da Secretaria de  Meio Ambiente de Rio Bonito que possui funcionários capacitados e, acima  de tudo, motivados. 

    













   Uma  moradora da Rua Pedro Colares, no centro de Rio Bonito telefonou queixando-se de um entulho de lixo na calçada em frente à sua casa.  A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito conseguiu o apoio de uma  máquina retro-escavadeira e um  caminhão basculante, que estão realizando a limpeza. 


  













   Aos moradores da Rua Pedro Colares solicito que mantenham vigilância para a limpeza das calçadas, inclusive prevenindo novos casos da dengue.

 Newton Almeida     www.newtonalmeida.com.br

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CODEMA : Conselho de Meio Ambiente : Rio Bonito

   A Prefeita Solange Almeida Prestigia a Reunião do Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito 

   A primeira reunião do  Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito, CODEMA, foi muito prestigiada, com a presença de mais  de sessenta pessoas. O Presidente do CODEMA, Mauro Paes, teve o prazer de convidar a Prefeita Solange Almeida para a abertura oficial dos trabalhos  nesse ano de 2013.
  A prefeita Solange Almeida informou das dificuldades que vem enfrentando, nesse início de mandato, com folha de pagamento de funcionários atrasada, prefeitura endividada,  e detalhou a situação do passivo ambiental herdado, do outro  governo, o lixão de Rio Bonito. Solange Almeida disse que trabalhará incessantemente para retomar a credibilidade de Rio Bonito, remediar o lixão e melhorar a posição do município no ranking do ICM's Verde.
   O Secretário Municipal  de Meio Ambiente, Newton Almeida, fez uma palestra sobre a situação do aterro de lixo municipal,  mostrando que a área de pouco mais de 3 hectares, foi remediada pela Prefeita Solange Almeida, e foi erguida uma Usina de Reciclagem de Lixo, ao longo dos anos de 2002 e 2003, quando Solange Almeida governou o município de 1997 a 2004. No término do mandato da Prefeita Solange Almeida , em dezembro de 2004, a Usina de Reciclagem de Lixo estava sendo utilizada pelos trinta ex-catadores do antigo lixão, mas o prefeito que assumiu,  em  2005, abandonou a Usina de Reciclagem e o aterro controlado de lixo, ao longo dos anos que se sucederam, e a área tornou-se um lixão à céu aberto, novamente. 
   No ano de 2013, a Prefeita Solange Almeida, e o Secretário Newton Almeida, que retornaram à  Prefeitura de Rio Bonito, encontram o aterro de lixo e a Usina de Reciclagem em estado lastimável. 
  O  Secretário de Meio Ambiente, Newton Almeida,  informou a todos que está sendo elaborado um termo  de ajustamento de conduta (TAC) sob diretriz da Secretaria de Estado  do Ambiente, através do Sub-Secretário Executivo Luiz Firmino Pereira. Portanto, o  Secretário Newton Almeida explicou que todo o lixo de Rio Bonito terá que ser destinado para um aterro sanitário regional, possivelmente o de Itaboraí, por ser o mais próximo, e reativará a Usina  de Reciclagem e iniciará a coleta seletiva porta a porta na cidade, medidas que irão diminuir a quantidade de lixo a ser destinada e farão com que o município receba mais recursos estaduais do ICMs Verde. A exposição do secretário foi detalhada com fotos : 
   


     Foto acima : Lixão de Rio Bonito, ano de 2001



   Fotos acima : Aterro Controlado de Lixo  e Usina  de Reciclagem de Rio Bonito, ano de 2003


   














  Fotos acima: Aterro de lixo virou um lixão, janeiro de 2013.      

   Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente palestraram sobre a Unidades de Conservação de Rio Bonito, de maneira bastante dinâmica e atrativa, cada um dentro de seus campos de atuação, como gestão das unidades, georreferenciamento, biodiversidade, plano de manejo de fauna silvestre, etc. 

    A palestra da secretaria foi iniciada pela bióloga Marcelle Dias, que introduziu o assunto sobre as Unidades de Conservação, como exemplo, o Parque Nacional da Tijuca. O evento prosseguiu com o fiscal Guilber Amaral, que apresentou as unidades de conservação do nosso município, sendo elas: Parque Natural Municipal Três Coqueiros, Parque Natural Municipal Rio dos Índios, Parque Natural Municipal Embratel 21, Parque Natural Municipal Caixa D'agua, Parque Natural Municipal Morada dos Corrêas, Parque Natural Municipal Verde Vale, APA Municipal Serra do Sambê, APA Federal Rio São João/Mico-leão-Dourado. O fiscal Geovane Geraldo, falou    sobre como ocorre a fiscalização dessas áreas, seguido pelo Veterinário Felipe Thomé Schettini, que apresentou o projeto do Centro de Recepção, Triagem e Soltura de Animais Silvestres. O projeto de Levantamento da Biodiversidade nas Unidades de Conservação de Rio Bonito, abrangendo toda a fauna e flora do município  foi apresentado pelo biólogo Felipe Moura, já com a Educação Ambiental, a técnica em meio ambiente Bárbara Vieira, mostrou planos futuros como a sala verde, incentivo ao ecoturismo da cidade e outros. Para finalizar, a assessora Cristina Viana, falou sobre os eventos que podem ser realizados nas áreas de conservação da cidade, convidando a todos para que  visitem nossos belos parques.
   O evento também contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente de Silva Jardim, Paulo Espíndola, que disse estar entusiasmado com as propostas apresentadas, prevendo futuras parcerias entre os municípios.
   Dentre tantas presenças ilustres, gostaríamos de agradecer o discurso do Vereador Marquinhos da Luandacar (primeira foto abaixo), que como membro do CODEMA, por parte da Câmara Municipal de Rio Bonito, atentou para importância das questões ambientais hoje em dia, deixando as portas abertas para a nossa secretaria de Meio Ambiente.













Foto acima :  Secretário de Meio Ambiente de Silva Jardim, Paulo Espíndola. 



  O advogado Mauro Viz fez  a apresentação de máquinas que descontaminam áreas de antigos  lixões, da Empresa FORCEBEL. Dr. Mauro Viz comentou que aguarda contatos para quem tiver interesse em parcerias com empresas sul-coreanas, para o desenvolvimento de projetos ambientais, utilizando  tecnologias de ponta.

 Fotos acima : reunião do CODEMA do dia 30 de janeiro de 2013.

 Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br


domingo, 27 de janeiro de 2013

Lixo : Resíduos Recicláveis : Aterro de lixo de Rio Bonito

   Na minha casa separamos o lixo, de maneira simples, para participar da construção de um ambiente melhor, um ambiente menos impactado pelas ações humanas. Separamos os resíduos recicláveis, do resto do lixo. Folhas de papel usadas (costumo aproveitar os dois lados), jornal velho, papelão,  papel que embrulhava presentes ou artigos comprados das lojas, os plásticos, as sacolas de supermercados (plástico de baixa densidade, ou plástico filme), peças de plástico que envolvem a base das vassouras de cerdas plásticas, peças plásticas de eletrodomésticos que se quebraram, escovas de dente velhas, plásticos das embalagens de alimentos, e todos os outros tipos de recicláveis de metal e os vidros. Esses recicláveis são devidamente separados e eu aviso a um vizinho para os levar, pois ele gosta de organizá-los para faturar um dinheiro limpinho e honesto.
   Os restos de comida são dados aos cachorros. Temos um quintal em que depositamos os restos dos alimentos processados, como as cascas de vegetais e frutas, e os cobrimos  com terra e folhas. Assim, eles são decompostos pelos organismos vivos (minhocas, besourinhos, formigas ... bactérias ...) .  Após uns sessenta dias, esses restos  se transformam  em fertilizante para as plantas ornamentais e árvores frutíferas.  
  Ando muito mais pensativo sobre o que fazer com o lixo. Pois, tenho uma carga pesada nos ombros.





  



 O enorme desafio que enfrento : 
        otimizar recursos públicos para dar melhor destino final a todo o lixo produzido no município de Rio Bonito. Isso me faz ficar mais sensível com o descarte de lixo que a minha família produz.

  O aterro de lixo de Rio Bonito está com os dias contados. Estamos ansiosos para encaminhar o lixo da cidade para um aterro sanitário licenciado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, pagando em torno de R$ 60,oo por tonelada.  O aterro terá que ser remediado, e na área da Usina de Reciclagem de Lixo, que foi abandonada pelo prefeito anterior, instalaremos um eco ponto (para receber pneus e resíduos sólidos recicláveis). 
  Desde o dia 02 de janeiro de 2013, data em que reassumi a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito, sinto a presença do lixo de toda a cidade, bem pertinho de mim. A cada instante me pego pensando nesse passivo ambiental, nos milhões de toneladas de lixo que foram depositadas no Aterro do Mato Frio, sem seguir a técnica adequada. Podem ter certeza de que estarei lutando para diminuir os impactos ambientais do aterro de lixo de Rio Bonito. 
  Sobre esse polêmico e pesado assunto, e outros mais amenos e atrativos, convido aos que tem interesse para  :  Reunião do Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito, dia 30 de janeiro de 2013, às 18:00, no  Clube Fluminense de Rio Bonito, na Rua Manuel Duarte, nº 581, centro de Rio Bonito . 

                MUDAR O MUNDO COMEÇA EM NOSSO CORAÇÃO    

 Newton Almeida   www.newtonalmeida.com.br
Fotos : Aterro de Lixo de Rio Bonito , dia 23 de janeiro de 2013  . 

Tragédia : Incêndio : Boate : Santa Maria

         Incêndio em Boate na Cidade de Santa Maria Deixa Mais de 230 Mortes

   No Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria, distante uns 300 quilômetros da capital, Porto Alegre, uma boate pegou fogo, na madrugada de hoje, por volta das 2:30, e já somam mais de 230 mortes. 





 A Presidenta Dilma cancelou uma visita ao Chile para ir com urgência à Santa Maria, acompanhar os trabalhos de reconhecimento das vítimas.
   Nós temos que estar sempre alerta para os perigos que nos espreitam. Por mais que tenhamos desenvolvido tecnologias para nossa segurança, os ambientes coletivos que frequentamos são passíveis de se tornarem palco de terríveis acidentes. Prédios que desmoronam, circos que ardem em chamas, brinquedos de parques de diversão que desmontam, e tantos outros acidentes que acontecem dia a dia. 
   A reflexão que deixo, inclusive aproveitando recente episódio que vivenciei, é que temos que ter atitudes honestas, principalmente quando do nosso trabalho depende o bem estar de muitas pessoas. Um pequeno esquecimento de um engenheiro, o atraso do atendimento por conta de um médico, um empresário que finge não ver que o resultado de seu trabalho pode afetar a saúde e o bem estar das pessoas, enfim, cada um de nós deve desenvolver a consciência coletiva. Se fechamos os olhos para os problemas dos outros estamos contribuindo com as tragédias quotidianas que irão nos atingir, algum dia.  
   Aos parentes e amigos desses irmãos brasileiros, que queriam apenas se divertir, deixo meus sinceros sentimentos. 

Newton Almeida   www.newtonalmeida.com.br
Fonte das imagens e informações : Programa Palntão Noticiário da Rede Globo de Televisão