quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CODEMA : Conselho de Meio Ambiente : Rio Bonito

   A Prefeita Solange Almeida Prestigia a Reunião do Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito 

   A primeira reunião do  Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito, CODEMA, foi muito prestigiada, com a presença de mais  de sessenta pessoas. O Presidente do CODEMA, Mauro Paes, teve o prazer de convidar a Prefeita Solange Almeida para a abertura oficial dos trabalhos  nesse ano de 2013.
  A prefeita Solange Almeida informou das dificuldades que vem enfrentando, nesse início de mandato, com folha de pagamento de funcionários atrasada, prefeitura endividada,  e detalhou a situação do passivo ambiental herdado, do outro  governo, o lixão de Rio Bonito. Solange Almeida disse que trabalhará incessantemente para retomar a credibilidade de Rio Bonito, remediar o lixão e melhorar a posição do município no ranking do ICM's Verde.
   O Secretário Municipal  de Meio Ambiente, Newton Almeida, fez uma palestra sobre a situação do aterro de lixo municipal,  mostrando que a área de pouco mais de 3 hectares, foi remediada pela Prefeita Solange Almeida, e foi erguida uma Usina de Reciclagem de Lixo, ao longo dos anos de 2002 e 2003, quando Solange Almeida governou o município de 1997 a 2004. No término do mandato da Prefeita Solange Almeida , em dezembro de 2004, a Usina de Reciclagem de Lixo estava sendo utilizada pelos trinta ex-catadores do antigo lixão, mas o prefeito que assumiu,  em  2005, abandonou a Usina de Reciclagem e o aterro controlado de lixo, ao longo dos anos que se sucederam, e a área tornou-se um lixão à céu aberto, novamente. 
   No ano de 2013, a Prefeita Solange Almeida, e o Secretário Newton Almeida, que retornaram à  Prefeitura de Rio Bonito, encontram o aterro de lixo e a Usina de Reciclagem em estado lastimável. 
  O  Secretário de Meio Ambiente, Newton Almeida,  informou a todos que está sendo elaborado um termo  de ajustamento de conduta (TAC) sob diretriz da Secretaria de Estado  do Ambiente, através do Sub-Secretário Executivo Luiz Firmino Pereira. Portanto, o  Secretário Newton Almeida explicou que todo o lixo de Rio Bonito terá que ser destinado para um aterro sanitário regional, possivelmente o de Itaboraí, por ser o mais próximo, e reativará a Usina  de Reciclagem e iniciará a coleta seletiva porta a porta na cidade, medidas que irão diminuir a quantidade de lixo a ser destinada e farão com que o município receba mais recursos estaduais do ICMs Verde. A exposição do secretário foi detalhada com fotos : 
   


     Foto acima : Lixão de Rio Bonito, ano de 2001



   Fotos acima : Aterro Controlado de Lixo  e Usina  de Reciclagem de Rio Bonito, ano de 2003


   














  Fotos acima: Aterro de lixo virou um lixão, janeiro de 2013.      

   Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente palestraram sobre a Unidades de Conservação de Rio Bonito, de maneira bastante dinâmica e atrativa, cada um dentro de seus campos de atuação, como gestão das unidades, georreferenciamento, biodiversidade, plano de manejo de fauna silvestre, etc. 

    A palestra da secretaria foi iniciada pela bióloga Marcelle Dias, que introduziu o assunto sobre as Unidades de Conservação, como exemplo, o Parque Nacional da Tijuca. O evento prosseguiu com o fiscal Guilber Amaral, que apresentou as unidades de conservação do nosso município, sendo elas: Parque Natural Municipal Três Coqueiros, Parque Natural Municipal Rio dos Índios, Parque Natural Municipal Embratel 21, Parque Natural Municipal Caixa D'agua, Parque Natural Municipal Morada dos Corrêas, Parque Natural Municipal Verde Vale, APA Municipal Serra do Sambê, APA Federal Rio São João/Mico-leão-Dourado. O fiscal Geovane Geraldo, falou    sobre como ocorre a fiscalização dessas áreas, seguido pelo Veterinário Felipe Thomé Schettini, que apresentou o projeto do Centro de Recepção, Triagem e Soltura de Animais Silvestres. O projeto de Levantamento da Biodiversidade nas Unidades de Conservação de Rio Bonito, abrangendo toda a fauna e flora do município  foi apresentado pelo biólogo Felipe Moura, já com a Educação Ambiental, a técnica em meio ambiente Bárbara Vieira, mostrou planos futuros como a sala verde, incentivo ao ecoturismo da cidade e outros. Para finalizar, a assessora Cristina Viana, falou sobre os eventos que podem ser realizados nas áreas de conservação da cidade, convidando a todos para que  visitem nossos belos parques.
   O evento também contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente de Silva Jardim, Paulo Espíndola, que disse estar entusiasmado com as propostas apresentadas, prevendo futuras parcerias entre os municípios.
   Dentre tantas presenças ilustres, gostaríamos de agradecer o discurso do Vereador Marquinhos da Luandacar (primeira foto abaixo), que como membro do CODEMA, por parte da Câmara Municipal de Rio Bonito, atentou para importância das questões ambientais hoje em dia, deixando as portas abertas para a nossa secretaria de Meio Ambiente.













Foto acima :  Secretário de Meio Ambiente de Silva Jardim, Paulo Espíndola. 



  O advogado Mauro Viz fez  a apresentação de máquinas que descontaminam áreas de antigos  lixões, da Empresa FORCEBEL. Dr. Mauro Viz comentou que aguarda contatos para quem tiver interesse em parcerias com empresas sul-coreanas, para o desenvolvimento de projetos ambientais, utilizando  tecnologias de ponta.

 Fotos acima : reunião do CODEMA do dia 30 de janeiro de 2013.

 Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br


0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial