sábado, 23 de julho de 2011

COMPERJ : PETROBRÁS : Alterações Ambientais : Itaboraí : Estado do Rio de Janeiro : Saneamento Básico

     Quem conheceu a cidade de Itaboraí a alguns anos atrás, e volta a visitar o seu centro comercial, percebe a enorme quantidade de gente e automóveis que passou a circular por lá. Também se verifica o maior adensamento humano em Manilha e Venda das Pedras. ( Venda das Pedras era o corredor viário principal para quem ia do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos, até que foi construída a Rodovia Niterói Manilha, desviando o trajeto por fora da cidade de Itaboraí, e que esvaziou economicamente Venda das Pedras ).
    Esse maior contingente populacional está vindo morar em Itaboraí atraído pela oferta de empregos diretos no COMPERJ :  Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro . 
    
      "  O Comperj será formado por uma refinaria e unidades geradoras de produtos petroquímicos de 1ª geração como propeno, butadieno, benzeno, entre outros, e com uma capacidade de eteno da ordem de 1,3 milhão de toneladas/ano. Haverá também um conjunto de unidades de 2ª geração petroquímica com produção de estireno, etileno-glicol, polietilenos e polipropileno, entre outros. Além disso, haverá uma Central de Produção de Utilidades (CDPU), responsável pelo fornecimento de água, vapor e energia elétrica necessários para a operação de todo o Complexo.
             • Já empresas de 3ª geração, que poderão ser atraídas pelo Comperj e se instalar também nos municípios vizinhos e ao longo do Arco Metropolitano, que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí, serão responsáveis por transformar esses produtos petroquímicos de 2ª geração em bens de consumo, tais como: componentes para as indústrias montadoras de automóveis, materiais cirúrgicos e linha branca como eletrodomésticos, dentre outros. Cabe ressaltar que a atração dessas indústrias depende também de uma maior atratividade por parte das esferas municipal e estadual.
               O COMPERJ está sendo  construído em uma área de 45 milhões de metros quadrados (45 Km²) , o equivalente aproximado a mais de seis mil campos de futebol.  O Município de Itaboraí está localizado próximo aos Portos de Itaguaí (a 103 km) e Rio de Janeiro, dos terminais da PETROBRÁS de Angra dos Reis (157 km), Ilhas d’Água e Redonda (30 km),  e é atendido por rodovias e ferrovias, além das sinergias com a REDUC (50 km), com as plantas petroquímicas da Rio Polímeros e da Suzano (50 km) e com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello - Cenpes (a 38 km de distância do COMPERJ) na Ilha do Fundão ."  
                                                    Fonte  :   Petrobrás 

         Eu (Newton Almeida) pesquisei imagens de satélite (Google Earth)  da região, entre os rios Macacu e Caceribu, que deságuam na Área de Preservação Ambiental de Guapimirim (APA Guapimirim) , vejam abaixo : 


                                                                ANTES   27 / 05 / 2008


                                                                  DEPOIS  25 / 01 / 2011

    A fim de diminuir impactos ambientais diretos a Petrobrás fará o reflorestamento no entorno do complexo petroquímico, plantando quatro milhões de mudas nativas da Mata Atlântica, sendo que um milhão dessas mudas serão plantadas na área interna do empreendimento, e o projeto prevê a instalação de um viveiro florestal com capacidade para produzir 300 mil mudas ao ano.  
   O Brasil está crescendo e ampliando a  distribuição de renda, e o COMPERJ é garantia de fortalecimento do mercado interno e independência geopolítica. Mas, a infra-estrutura de tratamento de água e esgoto, aqui no Estado do Rio  de Janeiro, não cresce na mesma proporção. E se falarmos em coleta de lixo, basta passear pelas cidades e ver que a sujeira é uma realidade, com raras exceções. Portanto, o empreendimento COMPERJ, que além dos impactos ambientais diretos de uma refinaria de petróleo, traz a necessidade urgente da ampliação da infraestrutura de saneamento e transportes públicos para a população que já vivia na região, e para a nova população migrante. 
       Só ficaremos seguros e contentes quando o saneamento básico avançar na região !     Obras de saneamento básico também geram empregos diretos a garantem enormes economias ao Sistema Único de Saúde ! O saneamento básico é o que falta para a despoluição da Baía de Guanabara e melhor qualidade de vida para a população ! 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Baía de Guanabara : Ilha : Linha Vermelha : Via Expressa Presidente João Goulart

      A Linha Vermelha foi construída pelo Governador Leonel Brizola (1992 e 1994) , sendo uma via expressa, ligando o Rio de Janeiro à cidade de São João de Meriti, passando pelo município de Duque de Caxias. Seu nome oficial é Via Expressa Presidente João Goulart.  
     A Linha Vermelha  é  uma excelente opção para quem vai para São Paulo, pois a Avenida Brasil está em piores condições de tráfego, e está passando por reformas. 
    Eu (Newton Almeida) utilizo a Linha Vermelha com frequência e percebo melhoria na segurança, pois policiais em motocicletas costumam circular pela via, além de realizarem constantes barreiras e blitzen . 

     Ao longo dos seus 22 quilômetros de distância, as paisagens mais bonitas, vistas da Linha Vermelha,  são próximo ao Aeroporto Antônio Carlos Jobim , onde todos tem um belo panorama do ambiente que cerca a Baía de Guanabara, com suas ilhas , sendo a maior a Ilha do Governador (localizada na direção posterior das fotos, atrás das fotos).  
       Nas duas fotos vemos o fim da tarde de inverno no Rio de Janeiro, o frio está bem menos intenso do que aquele que enfrentamos em junho. Para mim, que ando muito de motocicleta, os efeitos do clima são mais sentidos. 
         Ao fundo das fotos , à média distância fica o Complexo do Alemão , Igreja da Penha e o novo teleférico, recém construído pelo Governador Sérgio Cabral. (Não é possível ver a Igreja da Penha e o teleférico, pela distância) .  E bem ao fundo vemos o relevo dos Maciços da Tijuca .

    
      Atenção : 
   No programa da Band News ( FM 94,9), do dia 19 de julho de 2011,  o Ricardo Boechat estava alertando para ataques a motoristas na Linha Vermelha, logo após a saída da Avenida Brasil, em frente ao Parque Alegria, no início da noite. Motoristas são constantemente atacados por pedras, inclusive paralelepípedos e fazem o possível para não pararem o carro, pois senão serão vítimas de assaltos. 
    Logo após esse trecho da Linha Vermelha, a cerca de não mais de um quilômetro, tem um posto policial (cabine blindada), que é um " porto seguro " para os motoristas . 
    Portanto aproveitem a Cidade Maravilhosa, passeiem pelas suas estradas para verem as paisagens lindas,  mas informem-se primeiro dos possíveis perigos e riscos. Esses riscos fazem parte de todas as grandes cidades, não somente do Brasil, mas de todo o mundo. A violência infelizmente está presente no nosso quotidiano. 

     E você leitor(a) costuma passar pela Linha Vermelha ? Aprecia a vista ? Já passou por algum perigo ao cruzá-la ?  Deixe um comentário ! Faça desse blog seu espaço por um Rio de Janeiro melhor ! Deixe um comentário ! 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Joziel F. Carlos : São João de Meriti : Lançamento do Livro Meriti Pátria Amada Brasil

     O Sub - Secretário de Ambiente e Defesa Civil,  de São João de Meriti , Joziel F. Carlos , é  bacharel  em Teologia e Ciências sociais, professor de Homilética e Hermenêutica e também palestrante .  É um funcionário dedicado, atencioso e responsável, muito focado na conscientização da população, auxiliando no comando das políticas públicas ambientais com dinamismo motivador.
  
     Nos seis últimos meses, Joziel F. Carlos  dedicou-se a escrever o Livro  Meriti Pátria Amada Brasil, um tratado de conhecimentos gerais sobre a cidade de São João de Meriti .  
     
      " Eu quero contribuir com esse livro para o resgate da cidadania, patriotismo e civismo "  disse Joziel, com firmeza e emoção . 
  
        O Pré-lançamento do Livro Meriti Pátria Amada Brasil será no dia 29 de julho, sexta-feira,  às 19 horas, na Câmara de Vereadores de São João de Meriti. 
      Joziel F. Carlos convida a todos a participarem dessa noite de autógrafos ! (Entrada franca) .  
   

domingo, 17 de julho de 2011

FICUS : Árvores : Rio de Janeiro : Rio Bonito : Assassinas

     A Retirada de  Árvores Deve Acontecer Após Esgotadas Quaisquer Possibilidades da Sua Existência
         A Cidade do Rio de Janeiro tem uma arborização significativa que embeleza e permite maior conforto aos habitantes. Eu costumo passar pela Rua Marechal Aguinaldo Caiado de Castro, com certa frequência,  e acho muito bonitos os Ficus que fazem uma espécie de um arco sobre essa rua tornando-a muito agradável para mim. Ver as árvores fixadas na parede de pedras, encontrando um espaço inimaginável para viverem mostra a força na natureza, que se adapta e persiste na luta pela vida .
          Os Ficus são árvores muito utilizadas em paisagismo, e é fácil vê-las em trabalhos topiários . 
 Os paisagistas alertam contra  o seu plantio em áreas urbanas, pois suas  raízes são muito fortes e expansivas e  provocam danos estruturais em tubulações subterrâneas ou em muros e calçadas. 
          Eu ficava  chateado de ser muito solicitado para o corte de árvores  e pouco solicitado para o plantio, quando fui Secretário Municipal de Meio Ambiente, em Rio Bonito (de 2.000 a 2.004,  na época da  Prefeita  Solange Almeida). Eu era muito implacável na defesa das árvores. Me orgulho de passar pela cidade e reconhecer muitas árvores que estão vivas pela meu compromisso.                              
           Tudo era motivo para o corte raso das árvores, desde uma festa que necessitava da armação de um palanque público, mas o espaço escolhido estava ocupado por árvores .  E lá iam atrás de mim para respaldar o corte raso, e lá ia eu convencê-los a esquecer a idéia .  Em determinada época as árvores  Sombreiros eram lar para centenas de lagartas que rastejavam  pelo chão , e os moradores queriam cortar as árvores. Muito comum era a insistência em cortar árvores para construir muros,  para evitar que seus galhos tocassem a rede elétrica, para não haver risco de caírem em cima das pessoas,  e o caso mais   inusitado :  cortar a árvore para que  não viesse a  " assassinar motoristas " .  
          Esse episódio, de cortarem árvores porque eram potencialmente "assassinas" ,   teve início aqui perto do Rio do Ouro, um motorista perdeu o controle do carro, na BR 101, entrando na Bela Vista, e bateu numa árvore, e infelizmente veio a falecer . Não demorou muito a associarem as árvores à possibilidade de mortes na BR 101.  E foi assim que um chefe do DNER ( hoje é o DNIT ) contratou o corte de todas as árvores às margens da BR 101 de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito a Silva Jardim. Eu recebi uma ligação denunciando o corte raso e fomos ao local e apreendemos a moto-serra . Depois o Conselho de Meio Ambiente de Rio Bonito convocou um representante do DNER para se explicar sobre os cortes rasos sem autorização. Eles alegaram que a faixa era de domínio deles, mas o fato é  que existe uma lei federal que obriga o plantio e manutenção de árvores nas margens de rodovias para a melhoria da qualidade do ar. Eles chegaram a cortar umas dez árvores em Rio Bonito, até que conseguíssemos fazê-los parar. 
      A Prefeita Solange Almeida me deixava à vontade para   eu manter um regime muito criterioso e técnico para a  autorização de corte raso (na zona urbana municipal) . 
    Penso que uma árvore é um ser vivo, que merece viver e temos que esgotar todas as possibilidades para mantê-las vivas. 
      Deixamos a gestão com um saldo de umas  25 mil árvores plantadas, tendo sido produzidas  cerca de 50 mil (em hortos simples na Serra do  Sambê, às margens do Rio Caceribu,  utilizando mão-de-obra de ex-carvoeiros, com apoio da WWF e Consórcio Intermunicipal Lagos São João , do Luiz Firmino,  sob coordenação técnica da Engenheira Florestal Deise Alcântara,  veja a foto abaixo) .