sábado, 11 de maio de 2013

Conclusão de Curso : Tecnologia da Informação

  
   O Colégio Municipal Maurício Kopke, no Bairro da Caixa d'Água, sediou a Conclusão do Curso de Tecnologia da Informação Aplicada à Logística Lean, na manhã de sábado (dia 11/05/2013). Foram 17 formandos que receberam importantes conhecimentos em Tecnologia da Informação, com apoio da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), com apoio também da Agenda 21  e da Prefeitura de Rio Bonito.

  


     Os coordenadores e professores do curso, Pedro Felicíssimo, Marcelo Silveira e Daniel conseguiram agraciar cinco alunos, destacados pelas notas e empenho, com livros, software e um notebook.
   

  As autoridades presentes estavam visivelmente contagiadas com o espírito empreendedor e inovador dos jovens  trainees, capacitados, por esse curso de conhecimento avançado, aqui mesmo na nossa querida cidade de Rio Bonito, são elas : Vice-Prefeito - Anderson Tinoco, Vereador - Aissar Elias,  Secretária Municipal de Educação - Lucy Teixeira, Secretário Municipal de Meio Ambiente - Newton Almeida, Engenheiro Agrônomo e Coordenador da EMATER Rio Bonito - Licínio Louzada, Coordenadores da AGENDA 21 Rio Bonito - Andréa, Sueli, Paulo e Carmem. 
  


    É importante ressaltar que esse curso teve início na gestão do ex-Prefeito Mandiocão e culminou no início do mandato da Prefeita Solange Almeida, demonstrando a responsabilidade e espírito público para a realização de projetos para o bem comum, com total isenção quanto ao mérito político-partidário. 
  Aos jovens formandos, que são os protagonistas desse importante evento, recebam os PARABÉNS ! Estamos muito orgulhosos pelas suas vitórias ! PARABÉNS !  




sexta-feira, 10 de maio de 2013

Serra do Sambê : Rio Bonito




    Eu e o Sérgio estávamos voltando do Parque Verde Vale,  de Rio Bonito / RJ, quando avistamos uma fumaça vindo da Serra do Sambê. Seguimos para a avenida Santos Dumont e em cinco minutos já avistamos o foco . A fumaça já estava bem mais baixa, e foi abrandando. O fogo deve ter sido ateado para a queima de folhas, restos de uma limpeza ou capina, ou talvez um pouco de lixo, a uns 700 metros de altura. Até que não havia mais sinal de fumaça.



     Para chegar até lá, teríamos que subir até a rampa de asa delta e depois seguir na direção oeste para então alcançar o local. Nós teríamos que retornar à Secretaria de Meio Ambiente,  na Praça Cruzeiro, avisar outros dois integrantes da Patrulha Verde, e eu teria que trocar de roupa e retornar ao local, com os abafadores . Teríamos que estacionar o carro na rampa de asa-delta e daí, seguir a pé até a queimada. Em uma  hora estaríamos combatendo aquele foco de incêndio.
  

   Foi bem melhor assim. Tudo ficou calmo. Uma pausa para apreciar a paisagem e registrar as fotos. 

  A Serra do Sambê merece toda a atenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois é uma verdadeira fábrica de água. As nascentes do Rio São João e do Caceribu estão na Serra do Sambê.



   Haverá o dia em que um enorme Parque Municipal estará implantado na Serra do Sambê, para fins de reflorestamento e proteção à biodiversidade. Com isso as chuvas orográficas irão se intensificar, e a erosão e assoreamento de inúmeros cursos d'água vai diminuir muito, principalmente no Rio Bonito. 



  Descemos em direção à cidade com espírito revigorado. Temos certeza de que conseguiremos compatibilizar o desenvolvimento humano com a proteção ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é o nosso caminho direto e reto.  
 





Newton Almeida   (ano 2013)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ICMs Verde : Rio Bonito


                  ICMS  Verde de  Rio Bonito /  RJ

   “  O ICMS Ecológico introduzido no cálculo do repasse do ICMS no Estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual n° 5.100, de 4/10/2007, e regulamentado pelos Decretos 41.844 (4/05/2009), 43.284 (10/11/2011) e 43.700 (31/07/2012), é representado pelo Índice de Conservação Ambiental, cujo cálculo fica a cargo da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ, em cooperação técnica com os órgãos ambientais do Estado – a Secretaria de Estado do Ambiente – SEA – e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA.
O ICMS Ecológico constitui um importante instrumento de política pública, cujos efeitos se fazem notar nas ações governamentais, em nível municipal, voltadas para a conservação/preservação do meio ambiente. É adotado por inúmeros estados brasileiros, como, por exemplo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso.  Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
O Estado do Paraná é o pioneiro na criação do ICMS Ecológico, cujo objetivo era compensar municipalidades pela restrição do uso do solo, em decorrência da necessidade de cuidar dos mananciais de abastecimento para municípios vizinhos e pela existência de Unidades de Conservação. Os anos que se seguiram mostraram que o ICMS Ecológico ultrapassara seu objetivo inicial, tornando-se um incentivo às políticas de conservação ambiental.
No Estado do Rio de Janeiro, para o cálculo do Índice de Conservação Ambiental, são consideradas “... as áreas protegidas, a qualidade ambiental dos recursos hídricos, bem como a coleta e disposição final adequada dos resíduos sólidos.” (Lei 5100) O percentual correspondente a cada componente é: 45% para a existência e efetiva implantação de áreas protegidas; 30% para a qualidade ambiental dos recursos hídricos e 25% para a coleta e disposição adequada dos resíduos sólidos.    “   Fonte Secretaria de Estado do Ambiente – SEA .

      
      Abaixo, considerações sobre o cálculo do ICMs Verde do município de Rio Bonito

Repasses   ANUAIS
Repasse ICMs Verde para Rio Bonito
IFCA

TOTAL

R$
IrMA

Mananciais de abastecimento de  água
IrTE

Tratamento esgoto
IrDL

Destino final de lixo
IrRV

Remediação de  vazadouros
IrAP

Unidades de conservação
IrAPM

UCs municipais
2009
349.204
158.820
0
93.666
45.161
51.557
0
2010
706.129,91
262.663,80
0
112.283,68
123.016,68
204.032,44
4.133,30
2011
587.095
350.108
0
0
0
231.897
5.090
2012
1.225.667
541.827
0
0
183.571
404.271
95.998
* 2013
1.282.542
558.031
0
0
256.324
390.287
77.901

*  Os repasses do ICMs Verde do ano de 2013 são uma estimativa  inicial da Secretaria de Estado do Ambiente 

     O Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro publicou, em 11/11/2011, o Decreto n° 43.284, que alterou o cálculo dos índices relativos aos resíduos sólidos, em que passam a ser beneficiados os municípios que destinarem seus resíduos sólidos a aterro sanitário e que possuem Coleta Seletiva implantada.
     Sobre  a Coleta Seletiva: o município pode acrescentar de 1 a 6 pontos na avaliação. Sendo o percentual da coleta seletiva (percentual do peso do lixo domiciliar  urbano encaminhado anualmente para a reciclagem) :  maior ou igual a 1% e menor que 3%, do total dos resíduos  sólidos , em peso, acrescenta-se 1 ponto; maior ou igual a 3% e menor do que 5%, 2 pontos; maior ou igual a 5% e menor que 10%, 3 pontos; e caso o percentual seja maior ou igual a 10%, acrescentam-se 4 pontos.
   Se no município ocorre coleta seletiva domiciliar porta a porta, abrangendo pelo menos 50% dos domicílios localizados na área urbana do município, mais 1 ponto. No entanto, se o município dispõe de programa municipal de Coleta Seletiva Solidária consolidado, assim atestado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), terá 1 ponto a mais em sua avaliação. Remediação de vazadouros (lixão): municípios que possuam vazadouros remediados recebem peso 2; se fizer captação e queima de gases, recebe peso 3. Municípios que estão tomando medidas concretas para a completa remediação de seus vazadouros recebem peso 1.
   
·             Portanto :  
            -  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende recorrer, junto aos gestores do ICMs Verde,  no tocante ao Destino Final de Lixo, pelo encerramento do Vazadouro do Mato Frio, também devido à sua remediação em curso (etapa de elaboração de projeto de remediação),  e pelo destino final do lixo no Aterro Sanitário de Itaboraí, a contar da data do dia 09  de abril de 2013 ;

               -   A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende recorrer sobre o cálculo  da Coleta Seletiva (cuja componente sobre o cálculo do ICMS Verde total foi considerada nula) : reiterando informações  sobre o Projeto Piloto de Coleta Seletiva de Rio Bonito  (o total de domicílios visitados, notas fiscais de venda e total, em peso, de materiais recicláveis coletados) .

       -  Os recursos do ICMs Verde repassados a Rio Bonito, começarão a aumentar significativamente, pois o munício está  iniciando Projeto de Coleta Seletiva de materiais recicláveis, que deve culminar com  a organização da primeira cooperativa de catadores de Rio Bonito.  Além disso, o Governo do Estado do Rio de Janeiro está apoiando a coleta seletiva no município, o que culminará com a transferência (via FECAM) de recursos para a compra de equipamentos (caminhão, veículo utilitário, lixeiras para materiais recicláveis e Equipamento para Proteção Individual) da ordem de cerca de R$ 600.000,00 .    

Newton é Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Aniversário : Rio Bonito : Desfile : 2013

     Dia Sete de Maio de 2013, Rio Bonito Completa 167 Anos de Emancipação Política ! 
                                     DESFILE CÍVICO do Sete de Maio 

    

   As escolas municipais públicas e privadas foram as protagonistas do desfile cívico do dia Sete de Maio. Os alunos, professores e diretores deram um exemplo de motivação na construção de  uma cidade com oportunidades para todos. Bandas marciais, apresentações de dança, mostra de práticas esportivas (como ginástica olímpica rítmica e arte marcial do  Tae - Kwendo) empolgaram os familiares e espectadores .  


















    Quem observou com atenção o palanque oficial,  do desfile cívico em comemoração ao aniversário de Rio Bonito, notou que a festa  foi bastante prestigiada por autoridades, além da Prefeita de Rio Bonito - Solange Almeida, do Vice-Prefeito - Andinho, de Vereadores e Secretários Municipais, compareceram : o Prefeito de Silva Jardim - Anderson Alexandre, o  Presidente da Assembléia dos Deputados do Estado do Rio de Janeiro - Paulo Melo, o Deputado Federal Rodrigo Bethlem, o Deputado Estadual Felipe Peixoto, que é  Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca).


  






   O jornalista e radialista mais famoso e mais experiente da cidade de Rio Bonito estava fazendo a cobertura da festa, pela 60ª (sexagézima) vez !  É isso mesmo, o querido Evaldo Ramos  Vieira (foto acima), com seus 87 anos de muita sabedoria e profissionalismo, realizou 60 anos consecutivos de participação nos desfiles de aniversários de Rio Bonito, levantando informações jornalísticas, e também abrilhantando o evento com a sua presença ! 



       Outra presença que demonstra o futuro de renovação para Rio Bonito, foi a da francesa Eline Pena,  geógrafa e pesquisadora da Universidade de Lion, da França, que está desenvolvendo um projeto de pesquisa na cidade do Rio de Janeiro, sobre a Floresta da Tijuca . Na foto ao lado :  Eileen Pena que foi muito bem recebida pela Prefeita Solange Almeida e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente - Newton Almeida. 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Fechamento : Lixão : Vazadouro de Lixo : Rio Bonito


       Amanhã  - Dia 09 de Abril de 2013 :  Prefeita Solange Almeida e Secretário Carlos Minc Oficializam o Encerramento do Lixão do Mato Frio 

     Amanhã, dia 09 de abril, o Secretário de Estado do Ambiente,Carlos Minc, estará em Rio Bonito para o encerramento do Lixão do Mato Frio. A Prefeita de Rio Bonito,  Solange Almeida,  providenciou a destinação de todo o lixo coletado para o aterro sanitário de Itaboraí.  Com isso, a cidade de Rio Bonito receberá apoio do Governo do Estado para a elaboração de um projeto de remediação do antigo vazadouro, e também apoio para a coleta seletiva de lixo. 
  A Prefeita Solange Almeida está contribuindo para resgatar a auto-estima da cidade de Rio Bonito, acabando com mais um lixão  no Estado do Rio de Janeiro, e iniciando a realização de um verdadeiro sonho : implantação da coleta seletiva de lixo. 
















Foto acima : lixão do Mato Frio (03 de janeiro de 2013)

    Ao lado do vazadouro do Mato Frio está localizada a Usina de Triagem que será utilizada para processar os materiais recicláveis, que já estão sendo coletados em residências de cerca de quatro localidades de Rio Bonito. A coleta seletiva porta a porta será ampliada até atingir toda a cidade, inclusive as regiões rurais do município. 
  A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito está em  constante contato com técnicos da SEA (Secretaria de Estado do  Ambiente) para a fundação de uma cooperativa de catadores, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, LEI 12.305 / 2010. 
   Participe da coleta seletiva de lixo você também: separe os materiais recicláveis e doe para um catador. Caso não conheça algum catador que colete os materiais recicláveis ligue para a Secretaria  de Meio Ambiente de Rio Bonito : 21 -  2734 0192  . 

Newton Almeida 

(* postagem do dia 08 de abril de 2013,  extraída do Blog Meio Ambiente Rio de Janeiro Newton Almeida ) 

Lixão : Mato Frio : Encerramento : Rio Bonito


  (* postagem do dia 09 de abril de 2013)









     O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, a Prefeita de Rio Bonito Solange Almeida, o Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Newton Almeida, encerraram o lixão do Mato Frio, da cidade de Rio Bonito, em comum acordo, hoje, dia 09 de abril de 2013, por volta das 10:30.   



    



    O Secretário  Carlos Minc chegou de helicóptero às 10:15 e foi recepcionado pela Prefeita Solange Almeida e sua equipe. Os dois explicaram sobre o fechamento do lixão do Mato Frio e os projetos em desenvolvimento : 

    -   O lixo era depositado no local  desde 1995  ;

    -    A Prefeita Solange Almeida assumiu seu primeiro mandato em  1997 : proibindo  a entrada de crianças  no lixão; os catadores foram  cadastrados e integrados a programas sociais; 
      -  Em abril de 1997 , Newton Almeida (era Assessor) inicia  o Projeto  Limpou Trocou Ganhou que  trocava materiais recicláveis por alimentos ;
    - Em janeiro do ano de 2000 , Newton Almeida é empossado Secretário de Meio  Ambiente de Rio Bonito ;
    -  Em abril de 2002 iniciam-se obras de remediação do Lixão (com recursos estaduais - Pró-lixo, e federais - IBAMA, e municipais) ;
    - Maio de 2003 a Prefeita Solange e Newton Almeida inauguram a Usina de Reciclagem de Lixo , tirando os  trinta catadores do lixão ; o lixão passa a aterro controlado ; 
    -  Dezembro de 2004, a Prefeita Solange e o Secretário Newton terminam seu mandato ; O  projeto Limpou Trocou Ganhou atinge a marca de  pouco mais de  1.000 toneladas de materiais recicláveis trocados por alimentos, os moradores receberam pouco mais de 42 toneladas em  alimentos ; 
   -  De 2005 a 2012  tudo volta a ser abandonado, inclusive o Projeto LIMPOU TROCOU GANHOU ;
   -  Em janeiro de 2013 , a Prefeita Solange Almeida (que foi 6 anos  Deputada Federal) é  eleita Prefeita de Rio Bonito novamente, em seu terceiro mandato, Newton Almeida volta para a Secretaria de Meio Ambiente de  Rio Bonito ;
   -  Em fevereiro de 2013, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (SMMARB) inicia o Projeto de Coleta Seletiva de Lixo (com oito funcionários em quatro núcleos urbanos, Praça Cruzeiro, Ipê,  Viçosa e Mata) ;
    - Em março de 2013 ,  a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA)  e a Prefeitura assinam um Termo de Ajuste de Conduta para o correto destino final dos resíduos  sólidos gerados em Rio Bonito  ;
    - Em 06 de março de 2013 a SMMARB reativa a Usina de Triagem de lixo, localizada ao lado do vazadouro (lixão) ; 
   - Em março a equipe  de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Rio Bonito, estão participando dos Programas Estaduais de apoio à Coleta Seletiva de Lixo e de apoio aos catadores (em parceria com Ministério do Trabalho e Secretaria Nacional de Economia Solidária) ; 
   - Dia 08 de abril de  2013 todo  o  lixo coletado  pela Prefeitura de Rio Bonito é levado para o Aterro Sanitário  de Itaboraí , pagando  R$ 57,00  por tonelada de resíduos sólidos domiciliares e R$ 2.700,00  por tonelada de resíduo de serviço de saúde (lixo hospitalar) ; 
    - Dia 09 de abril de 2013 o LIXÃO DO MATO FRIO É FECHADO ! 
    - Dia 10 de abril, dos  19 funcionários que estavam trabalhando na Usina de Triagem (que passaram em processo seletivo) : 12 passam a coletar materiais recicláveis em Nova Cidade e Rio  Vermelho, sendo que outros 4  irão para o horto e serviços gerais da SMMARB   ,  ficando  3 no Eco ponto (ou antiga Usina, para prensagem de recicláveis e serviços gerais, recepção  de materiais recicláveis),  já que a Usina não pode mais processar lixo domiciliar . Dos 19 funcionários que estavam  trabalhando na Usina  de Reciclagem,   sete eram catadores do antigo lixão (até 2003). Assim a Secretaria Municipal  de Meio Ambiente de Rio Bonito passa  a ter 20 funcionários  coletando  materiais recicláveis porta a porta (em seis localidades),  sendo que 7 são catadores "históricos" . O foco da  SMMARB, agora,  é ampliar a coleta seletiva em toda a cidade, isso fará com que a Prefeitura gaste menos dinheiro para destinar o lixo no Aterro Sanitário de Itaboraí,  e os recursos do ICMs Verde recebidos também aumentarão !
        
                  Próximas ações 

   -  Secretário Newton Almeida entregará um Plano de Ação à SEA, detalhando sobre a remediação do vazadouro, o Eco ponto  para recebimento de pneus e materiais recicláveis nas dependências da Usina de Reciclagem (que só poderá processar materiais recicláveis), possibilidade de instalação de estação de reciclagem de entulho de obras (resíduos da construção civil), possibilidade de instalação  de compostagem orgânica, incluindo recebimento  de material lenhoso (árvores que  caíram ou foram cortadas com autorização e material  de poda) ;
   -  Prefeitura de Rio Bonito solicita convênio Pagamento pelo Lixo Tratado ( SEA paga à Prefeitura até R$20,00 por tonelada de lixo destinado ao Aterro Sanitário de Itaboraí ) ;
    -  A SEA patrocina projeto de Remediação do Vazadouro (cerca de R$ 200.000,00) ;
    - Em julho  de 2013 a SMMARB  organiza a Cooperativa de Catadores de Rio Bonito, e os contratos individuais com os 20 agentes da coleta seletiva passam a ser um contrato com a Cooperativa . 
   - Após uns quatro meses, em agosto de 2013 , o Projeto de Remediação está pronto ;
   - A SEA apóia a Prefeitura para a conquista de recursos para a execução da remediação do Lixão do Mato Frio . 


      O  evento foi um marco ambiental para esse terceiro mandato da  Prefeita Solange Almeida, pois mostra a disposição em participar do Programa Estadual Lixão  Zero que pretende acabar com todos os lixões do Estado do Rio de Janeiro. 
    Cada cidadão rio-bonitense pode contribuir separando os materiais recicláveis (papel, papelão, vidros, metais, plásticos e óleo  de cozinha usado) e entregar para um  catador.  Caso o morador não conheça um catador, basta para ligar para a Secretaria  de Meio Ambiente, que  enviará alguém para receber os materiais recicláveis : 21 -  2734 0192 . 
     







Foto  acima : Secretário Newton Almeida em entrevista à InterTv.  

Newton Almeida 

Lixão : Rio Bonito : Mato Frio : Fechamento : Verdade x Boato


        (* postagem do dia 11 de abril de 2013)

            O Encerramento do Lixão de Mato Frio é Para Valer ! 

   Ontem a cidade de Rio Bonito estava alarmada com o boato de  duas crianças que haviam sido encontradas mortas no lixão do Mato Frio. Policiais alertaram  de que isso não passava de boato. 
   Hoje, eu (Newton Almeida - Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito) tive que deixar tarefas importantes, anteriormente planejadas, para mais tarde :  colegas de trabalho estavam preocupados, pois o lixão de Mato Frio continuava recebendo lixo. 
   Pensei, alarmado, mas será ? Após um grande esforço da Prefeita Solange Almeida, de comum acordo com o  Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, encerramos o vazadouro municipal há dois dias atrás ! O lixo coletado em  Rio Bonito é destinado ao Aterro Sanitário de Itaboraí !  Lacramos a entrada do vazadouro e eu assinei um auto  de interdição do Instituto do Estado do Ambiente - INEA ! Será que nossos vigias estão dormindo ? Será que caminhões abriram passagem e entraram sem serem percebidos ?








   Eram umas  13:30 quando fomos para lá em dois carros.  Chegando ao local constatamos que tudo está do mesmo jeito, desde o ato oficial de interdição ! Mais um boato que mobilizou funcionários públicos !  Mais uma fofoca disseminada na cidade. 
  
 Tudo fechado ! Até a estrada  de acesso não recebeu qualquer vazamento de lixo clandestino. Aproveito para informar que pneus inservíveis podem ser destinados ao Ecoponto (antiga Usina de Reciclagem) que fica localizado ao lado do vazadouro.




















    Quero parabenizar as pessoas que participam das notícias, debates e eventos ambientais. Quero convidá-los a passarem pela estrada do antigo lixão do Mato Frio e conhecerem com seus próprios olhos o passivo ambiental que temos que remediar. Podem tirar fotos. 
   Mas, por favor : não disseminem boatos infundados ! Não contaminem as valiosas redes sociais com comentários maldosos e ofensivos. Não apoiem pessoas que colocam fotos sem autoria e ficam tirando conclusões maldosas a fim de macular a credibilidade de quem trabalha honestamente !
   Parabéns aos rio-bonitenses pela grande conquista ambiental que foi o fechamento do lixão do Mato  Frio. 

Newton Almeida 

Patrulha Verde : Ação - 4

* Postagem do dia 11 de abril de 2013 

    Hoje a Patrulha Verde debelou uma queimada num terreno ao lado de um posto de gasolina.  Ali na Praça Cruzeiro, na beira da Auto Pista (BR 101), perto do Bob's   .








     Os funcionários do posto estavam bem apreensivos com o aumento das chamas. A Patrulha Verde agiu com rapidez e apagou esse fogo. 
    Em caso de incêndios florestais ou queimadas ligue para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito :  21  -   2734 0192   .

Newton Almeida 

Calúnia : Injúria : Difamação : Fechamento do Lixão : Mato Frio


 (* postagem do dia 15/04/2013)

  Eu estou tomando providências contra um crime de calúnia, injúria e difamação que um blogueiro está promovendo na internet. Ele postou uma foto e um texto que "provariam" que a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito não cumpriu o acordo de fechamento do lixão do Mato Frio.   



      Eu (Newton Almeida - Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito) já registrei um termo Circunstanciado nº 119 - 00509 / 2013 na Delegacia de Polícia de Rio Bonito, e abrirei processo contra o blogueiro. Ele postou a matéria caluniosa em dois blogs e também no Facebook. 
    A justiça vai se pronunciar sobre o ocorrido, tudo a seu tempo, e reitero que o vazadouro de lixo municipal  está encerrado ! 
    O lixo coletado na cidade de Rio Bonito, pela Prefeitura, é destinado ao Aterro Sanitário de Itaboraí, seguindo o Programa Estadual Lixão Zero da Secretaria de Estado do Ambiente, que está acabando com todos os lixões do Estado do Rio de Janeiro. 



   Além da irresponsável calúnia, o conhecido blogueiro está incitando a crime ambiental, já que ao lerem a  suposta "denúncia" algumas pessoas podem perder seu tempo levando resíduos sólidos para o vazadouro encerrado do Mato Frio, e lá chegando tem que voltar e acabam por lançar o lixo na beira da estrada, o que se trata de crime ambiental.
   Portanto, avisem a todos : o destino final de resíduos sólidos gerados em Rio Bonito é o Aterro Sanitário de Itaboraí ! 
      Para melhor esclarecimento, deixo o telefone da Secretaria Municipal de Meio Ambiente : 
               21- 2734 0192  .
Foto acima: Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, dá entrevista à INTERTV sobre o encerramento do Lixão do Mato Frio, em 09 de abril de 2013.  

Foto acima : Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, Prefeita de Rio Bonito,  Solange Almeida e Secretário Newton Almeida, no evento de encerramento do lixão de Rio Bonito. 

Newton Almeida 

CONLESTE : Deputado Felipe Peixoto : Prefeita Solange Almeida : Prefeito Helil



      REUNIÃO DO CONLESTE  -  DIA 19 DE ABRIL DE 2013



   O CONLESTE foi criado para que os municípios do entorno da nova refinaria da Petrobrás, o COMPERJ,  em construção em Itaboraí, possam enfrentar em conjunto os impactos socio-ecônomicos causados por esse enorme empreendimento. Muito se falou, após a escolha do local de implantação do COMPERJ, em março de 2006,  que os municípios teriam que se preparar para evitar a perda da qualidade de vida que aconteceu em Macaé, por conta da prospecção de petróleo na bacia de Campos. 
   Na reunião de ontem, os prefeitos decidiram reivindicar o apoio da Petrobrás. O Prefeito de Itaboraí, Helil, a Prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida, a Prefeita de Saquarema, Franciane Melo,  o Prefeito de Magé, Nestor Vidal, o Prefeito de Cachoeiras de Macacu, Cica Machado, foram os que mais apresentaram preocupação com os impactos do COMPERJ. 



   O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Deputado Felipe Peixoto, cedeu parte do espaço da sua secretaria ao CONLESTE, situada um pouco depois da Praça Central de Itaboraí, e disse que está em entendimento com a Petrobrás a fim de intermediar uma agenda de assuntos entre a Petrobrás e o CONLESTE :  um termo de referência para a execução de um plano de estruturação regional, com valor de R$ 4 milhões. 
  Ficou acertada a data de 10 de maio de 2013, em São Gonçalo para reunião com a Petrobrás, que abordará : 

   - distrato  do Convênio com a Fundação Getúlio Vargas ;
   - nova proposta para assinatura de novo convênio ;
   -  apresentação do Plano de Estruturação Regional ;
   -  detalhamento do empreendimento COMPERJ   .

Newton Almeida