sexta-feira, 10 de maio de 2013

Serra do Sambê : Rio Bonito




    Eu e o Sérgio estávamos voltando do Parque Verde Vale,  de Rio Bonito / RJ, quando avistamos uma fumaça vindo da Serra do Sambê. Seguimos para a avenida Santos Dumont e em cinco minutos já avistamos o foco . A fumaça já estava bem mais baixa, e foi abrandando. O fogo deve ter sido ateado para a queima de folhas, restos de uma limpeza ou capina, ou talvez um pouco de lixo, a uns 700 metros de altura. Até que não havia mais sinal de fumaça.



     Para chegar até lá, teríamos que subir até a rampa de asa delta e depois seguir na direção oeste para então alcançar o local. Nós teríamos que retornar à Secretaria de Meio Ambiente,  na Praça Cruzeiro, avisar outros dois integrantes da Patrulha Verde, e eu teria que trocar de roupa e retornar ao local, com os abafadores . Teríamos que estacionar o carro na rampa de asa-delta e daí, seguir a pé até a queimada. Em uma  hora estaríamos combatendo aquele foco de incêndio.
  

   Foi bem melhor assim. Tudo ficou calmo. Uma pausa para apreciar a paisagem e registrar as fotos. 

  A Serra do Sambê merece toda a atenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois é uma verdadeira fábrica de água. As nascentes do Rio São João e do Caceribu estão na Serra do Sambê.



   Haverá o dia em que um enorme Parque Municipal estará implantado na Serra do Sambê, para fins de reflorestamento e proteção à biodiversidade. Com isso as chuvas orográficas irão se intensificar, e a erosão e assoreamento de inúmeros cursos d'água vai diminuir muito, principalmente no Rio Bonito. 



  Descemos em direção à cidade com espírito revigorado. Temos certeza de que conseguiremos compatibilizar o desenvolvimento humano com a proteção ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é o nosso caminho direto e reto.  
 





Newton Almeida   (ano 2013)

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial