A Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, trabalha diariamente para evitar alagamentos na cidade. A coleta de lixo e entulhos, a desobstrução de galerias pluviais, o trabalho de varrição, seja de dia ou à noite, de nada adiantam se o Rio Bonito continuar com pontos de estrangulamento.
Existem trechos do Rio Bonito bastante assoreados, que impedem o fluxo normal de suas águas, principalmente na altura do Condomínio Industrial. Desde o início do ano de 2013, o Secretário de Meio Ambiente de Rio Bonito, Newton Almeida, solicitou à Secretaria de Estado do Ambiente e Instituto Estadual do Ambiente, SEA e INEA, que incluíssem o município no Programa Limpa Rio, que executa obras de dragagem de rios nos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Ontem, uma draga Bucyrus 22 B chegou em Rio Bonito, sob coordenação da Gerência de Obras e Manutenção, o Engenheiro e gerente Carlos Ramos, juntamente com o Ricardo, Guilherme e outros funcionários.
A draga iniciará os serviços em breve, possivelmente na segunda-feira (30 de dezembro de 2013), pois ainda está sendo montada, e deverá permanecer nesse trabalho de dragagem do Rio Bonito por uns dois meses.