A3P : Recipiente para Recicláveis : Bióloga Marcelle Dias
Todos devemos seguir novos princípios de consumo e utilização dos recursos naturais. Além disso, é fundamental que cada um adote práticas de apoio à reciclagem do lixo. Nós devemos levar em conta que somos mais de 7 bilhões de seres humanos no planeta, e que se cada pessoa joga em média 1 kg de lixo por dia, ao final de cada por do sol, teremos descartado 7 bilhões de kg de lixo.
Pensando nisso, a bióloga Marcelle Dias decidiu organizar a separação de recicláveis na Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito. Inicialmente, Marcelle confeccionou um bonito recipiente para a separação dos copos descartáveis. Os copos descartáveis são resíduos recicláveis, que após serem organizados serão doados para pessoas que coletam os recicláveis, vendidos e reciclados pelas indústrias. Em outra etapa, serão separados todos recicláveis descartados, como o papel, principalmente. Depois, a coleta seletiva será implantada nas escolas municipais e em todos os órgãos públicos da cidade de Rio Bonito.
Segundo a bióloga Marcelle Dias :
" - Se cada pessoa contribuir com pequenas ações, dia a dia, mês a mês, após alguns anos, com certeza, essas pequenas ações se transformarão em grandes quantidades de recicláveis separados, diminuição do lixo nos rios, trarão como consequência um mundo melhor para todos ! E nós, funcionários públicos temos que implantar a A3P na Prefeitura de Rio Bonito ! "
No site do Ministério do Meio Ambiente podemos saber a resposta da pergunta :
O que é A3P ?
"
A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P - é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais; que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo; até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. ......
A Agenda se fundamenta nas recomendações do Capítulo IV da Agenda 21 que indica aos países o “estabelecimento de programas voltados ao exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo e o desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais de estímulo a mudanças nos padrões insustentáveis de consumo”; no Princípio 8 da Declaração do Rio/92 que afirma que “os Estados devem reduzir e eliminar padrões insustentáveis de produção e consumo e promover políticas demográficas adequadas”; e ainda na Declaração de Johannesburgo que institui a "adoção do consumo sustentável como princípio basilar do desenvolvimento sustentável". "
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial