Algas : Reprodução : Haplodiplobionte
" A reprodução
As células reprodutoras das algas são os esporos, flagelados (zoósporos) ou sem flagelos, produzidos em esporângios. Todo esporo pode, isoladamente, formar um novo talo, através de muitas mitoses. A reprodução sexuada é feita pelos gametas produzidos em gametângios. Quando o gameta feminino (oosfera) é grande e imóvel e o gameta masculino (anterozóide) é pequeno, com flagelos e boa motilidade, fala-se em oogamia. A célula resultante da fecundação é o zigoto que, por muitas mitoses, dá origem a um novo talo.
O principal tipo de ciclo reprodutor presente nas algas é a chamada alternância de gerações, ou ciclo haplôntico-diplôntico (haplodiplobionte). Nesse ciclo ocorrem dois tipos de talos : um haplóide e outro diplóide. O talo haplóide, que produz gametas, é o chamado gametófito (G); o talo diplóide, que produz esporos, é o esporófito (E).
Num talo G, feminino, por fecundação das oosferas, formam-se muitos zigotos diplóides, cada um dos quais, por mitoses, origina um talo E. Esses talos diplóides produzem então esporos haplóides, por meioses, no interior dos esporângios. Cada esporo, ao germinar, volta a formar um talo G, haplóide. Nesse ciclo sempre ocorre a chamada meiose espórica, também característica das plantas.
A importância da alternância de gerações é evidente, pois, se através dos milhares de esporos é garantida uma grande população de novas algas, a reprodução sexuada determina a boa variabilidade genética da espécie.
Observe com atenção o esquema da alternância de gerações em Ulva, uma clorófita na qual os gametas masculinos (pequenos) e os femininos (grandes) são flagelados.
Acima - alternância de gerações em Ulva. Essa alga apresenta dois talos gametofíticos (G) : um masculino e um feminino, cada um produzindo um só tipo de gameta. Os sexos estão separados, falando-se em talos dióticos (di= dois + oico = casa). Se num único talo existirem os dois tipos de gametas, masculinos e femininos, fala-se em talo monóico (mono = um + oico = casa ).
( * Esquema com representação fora de proporção entre si. Cores fantasia).
"
BIOLOGIA Newton Almeida
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
1 Comentários:
o conteúdo esta bom mas falta mais esquemas e imagem pra ficar melhor
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial