sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Transição : Rio Bonito / RJ

          A Transição de Governo Municipal Terá Início em Rio Bonito  ?  

     A democracia brasileira é ainda um bebê se comparada ao nosso país vizinho, da América, os Estados Unidos, que se tornaram independentes em 4 de Julho de  1776. Depois passaram pela guerra civil (Guerra de Secessão, de 1861 a 1865, no Governo de Abraham Lincoln) e consolidaram uma sólida democracia, de 236 anos.
     A nossa democracia  começou com a queda do Imperador Dom Pedro II (Proclamação da República Federativa do Brasil em 1889, cuja principal razão foi a insatisfação das oligarquias com a libertação dos escravos), somando 123 anos atrás. Em 1930 foram 15 anos de ditadura Getúlio  Vargas. Em 1964 aconteceu outro  Golpe Militar, cuja principal razão foi a bi-polaridade Capitalismo x Socialismo, a Guerra Fria (Estados Unidos x União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Foram, pelo menos, mais 25 anos de ditadura no Brasil (em 1984 começaram movimentos clamando por eleições diretas ) : então temos 123 - 15 -  25 = 83 anos de democracia brasileira. Mas, a maioria considera que são apenas 25 anos de democracia brasileira, contando apenas a partir da Constituição de 1988.  
     Em Rio Bonito, uma cidade bem próxima da região metropolitana do Rio de Janeiro, a política Solange Almeida retorna à Prefeitura com força  total.  A Prefeita eleita (2012) iniciou tentativa de diálogo com o Prefeito Mandiocão que tomou uma posição arredia à transição de governo. Solange Almeida solicitou por ofício um plano conjunto, um acordo, para que pudesse dar início à transição, com seus futuros secretários municipais conhecendo as políticas públicas municipais em curso. Mas, o Prefeito Mandiocão não respondeu e teria até mesmo impedido a entrada da Prefeita Solange Almeida na Prefeitura. 
     Fortes comentários indicam que a transição de governo começa, finalmente em Rio Bonito. Um despacho do Prefeito dará início aos encontros dos atuais secretários com a equipe da  Solange Almeida, para que a população riobonitense não fique prejudicada com uma mudança  abrupta dos gestores municipais. 
     Isso se confirmando, em alguns dias, é um exemplo de boa conduta democrática para o bem do povo de Rio Bonito. Prefeitos, secretários e demais funcionários nomeados devem todo respeito à população, pois o patrão do servidor público é o povo.  Viva a democracia ! 
    
Foto acima : tirada da internet,  sem indicação  do autor (fonte  desconhecida) : encontro entre Mandiocão e Solange Almeida , em setembro de 2012 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial