Águas Subterrâneas : Brasil
" Maior reserva do mundo
Uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo está no aquífero Guarani, com ocorrência em oito estados brasileiros.
Essas reservas devem ser permanentemente protegidas das contaminações : depósitos de lixo, lodos de estações de tratamento de esgotos e resíduos industriais.
As reservas brasileiras, até uma profundidade de mil metros, estão avaliadas em 192.000 quilômetros cúbicos, com um volume de reabastecimento de 3.500 km³/ano. Do total de água armazenada no Brasil, 97 por cento situam-se nas bacias sedimentares do Paraná ( 1.000.000 Km² ), Amazonas (1.300.000 km² ) e Piauí / Maranhão ( 700.000 Km²).
A Região Nordeste detém 22% do total de água subterrânea do país, porém é irregularmente distribuída. A maior parte está armazenada nas áreas sedimentares dos estados do Maranhão e Piauí.
Os níveis de utilização de águas subterrâneas no mundo em geral e no Brasil em particular, são ainda relativamente modestas. O consumo é também desigualmente distribuído, apesar do forte crescimento da demanda por água nos países, nas últimas décadas.
A Primeira Conferência Mundial de Água, realizada em Mar del Plata em 1977, considerou que cerca de 70% das cidades carentes de água potável do Terceiro Mundo poderiam ser abastecidos ou reforçados de forma mais barata e rápida, utilizando-se águas subterrâneas, como também a maioria das comunidades rurais.
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br
Fonte : Livro - Ambiente das Águas; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMADS ; Projeto Planágua SEMADS / GTZ de Cooperação Técnica Brasil - Alemanha , setembro / 2001
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial