PAC da Baixada : Balanço das Obras : SEA
* Postagem do dia 28/08/2009, transferida de outro blog do Newton Almeida *
A cidade de Belford Roxo, na sexta-feira (21 de agosto), recebeu cerca de 200 pessoas na apresentação do balanço das Obras do PAC Iguaçu, no auditório da Universidade ABEU .
A cidade de Belford Roxo, na sexta-feira (21 de agosto), recebeu cerca de 200 pessoas na apresentação do balanço das Obras do PAC Iguaçu, no auditório da Universidade ABEU .
O projeto Iguaçu, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), foi criado para a recuperação ambiental dos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu, nas cidades de Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias, e em bairros da Zona Oeste do Rio, como Bangu e Senador Camará. Nesta primeira fase das obras, que englobam o desassoreamento e revitalização dos rios, construção de vias canais e parques fluviais, e ainda o reassentamento da população que vive às margens dos rios, estão sendo investidos R$ 285 milhões. A previsão é de reassentamento de cerca de 2.000 famílias. Essas obras trarão um enorme benefício a cerca de três milhões de habitantes.
O Prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim, disse que no verão passado não aconteceram enchentes em sua cidade, devido ao desassoremanto desses rios, com início ainda no ano de 2007. Ele elogiou o Governo do Estado do Rio de Janeiro por estar investindo muitos recursos em meio ambiente.
O Diretor de Recuperação Ambiental do INEA, engenheiro Carlos Abenza, apresentou vídeo e imagens das obras. A tranformação da paisagem é impressionante. Onde havia lixo, mato, casas humildes em situação de risco, agora há margens de rios protegidas por vias urbanizadas e limpas, praças muito bonitas, margens de rios gramadas e águas isentas de lixo.
Foram mostradas as casas que estão sendo construídas, com 47 m², e que em breve começarão a ser doadas às famílias que estão ocupando as margens dos rios. Casas em pequenos blocos, com telhado de telhas cerâmicas, e áreas de lazer. Achei excelente !
O Presidente do INEA, Luis Firmino, comentou dos benefecíos da dinamização da nova gestão do INEA, lembrando que é a fusão da FEEMA, SERLA e IEF . Portanto, antigamente, essas obras teriam de ser analisadas em três órgãos estaduais distintos, independentes, o que com certeza atrasaria a aplicação dos recursos federais e estaduais. Firmino falou ainda que, enquanto as obras estão em andamento, foi criado um fórum para que a comunidade possa participar e entender o projeto Iguaçu, além de contribuir com soluções. O trabalho que vem sendo realizado desde o início do projeto, por meio de comitês locais, tem o objetivo de discutir o programa mais democraticamente com as municipalidades e os moradores.
A Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, estava nitidamente feliz ! Ela comentou que o Estado do Rio de Janeiro é um " Emirado Produtor de Petróleo ", a segunda economia do país, e ainda convive com situações que lembram a Idade Média : lixões e rios totalmente degradados.
Ela conclamou a todos a unirem-se no PACTO PELO SANEAMENTO : é o programa do estado para alcançar, em 10 anos, o índice de 80% de coleta e tratamento de lixo e esgoto. Ela disse que nos últimos dois anos já foram aplicados cerca de 400 milhões de reais, e que a meta é aplicar dois bilhões de reais nos próximos dez anos. Atualmente a cobertura de coleta e tratamento de lixo e esgoto no estado é de 33 % , somente. A Secretária Marilene Ramos detalhou o Pacto pelo Saneamento que está divido em dois eixos principais : Rio + Limpo, consistindo na ampliação da coleta e tratamento de esgoto e dragagem dos rios; e Lixão Zero , que é a implantação de aterros sanitários consorciados por grupos de municípios vizinhos.
O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, falou que a sua semana foi de muito trabalho : combateu o "boi pirata ", na BR 163 no Estado do Pará, junto com o IBAMA e agentes da polícia federal ; e devolveu para a Inglaterra o navio cheio de lixo que estava no Porto de Santos ! A platéia adorou ! O Ministro foi muito aplaudido ! Minc comentou que reclamou com autoridades da Europa, principalmente Inglaterra, que ficam com o discurso de preservação ambiental, posando de bons moços ao apontarem o desmatamento da Amazônia, mas discretamente permitem que seus empresários joguem lixo na África e países menos desenvolvidos. E " o mole aqui acabou ! Não vamos mais aceitar isso ! " disse Minc com muita vibração, ao que a platéia delirou e o aplaudiu muito !
Ao final da tarde as lideranças comunitárias puderam tirar diversas dúvidas sobre as obras e reclamar dos outros problemas de suas ruas e bairros, como caixas d'água da CEDAE desativadas. Todas as perguntas e reclamações foram exaustivamente respondias pelos gestores estaduais presentes . A participação dos moradores no projeto Iguaçu está funcionando realmente, e pelo o que eu vi os moradores estão bastante felizes !
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial