quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lei 5.502 / 2009 : Proíbe Sacolas Plásticas




           * Postagem do  dia 04 de agosto de 2009, transferida do  outro blog do Newton Almeida * 

    Saco é um Saco ! Foi o tema da campanha lançada no dia 03 de agosto, na Maré, às margens do Canal do Cunha. O estado do Rio de Janeiro já tem lei específica que limita o uso das sacolas de supermercado, feitas de plástico fino, ou filme , ou polietileno de baixa densidade. Esse tipo de plástico é um prejuízo do ponto de vista ambiental .   Os estabelecimentos comerciais que fazem uso das sacolas plásticas terão de seis meses a três anos para efetuar a substituição, a contar da entrada                           em vigor da lei.     
      Depois de transcorrido o prazo, os lojistas que não cumprirem a lei serão obrigados a “comprar” sacolas dos clientes, através de vales-compras, permutas de um quilo de arroz ou feijão a cada 50 sacolas entregues ou mesmo pagando R$ 0,03 por sacola, qualquer que seja a procedência. Esta é a determinação da Lei 5.502/09, de autoria do governo do estado, aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) e sancionada pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão. 
    
 No evento compareceram a Secretária de Estado do Ambiente , Marilene Ramos, Luis Firminio (foto acima, à esquerda) , Presidente do Inea e o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc . O artista Bega da maré animou o público presente, cantando suas próprias músicas com temática ambiental. Também participou o Coral da Comlurb e fechando com chave de ouro : o grupo AfroReggae . 
   Quem apareceu, também, foi o Bispo em sua casa flutuante, feita com materiais retirados das águas da Baía de Guanabara, com carro na garagem.
   O Ministro Minc sambou muito, com energia e desenvoltura !




 

   A foto " bebezinho fofo ecologicamente correto " (acima)  foi tirada pela minha amiga Educadora Ambiental Lourdes Guimarães .


    Eu  (Newton Almeida)  penso que essas sacolas plásticas são um avanço tecnológico que deram praticidade e conforto para o transporte de objetos, inclusive servem para acondicionar lixo .   
   Ao invés de proibir deveriam investir mais na limpeza, pois não são apenas essas sacolas que são jogadas no ambiente , e sim toda a sorte de objetos. Temos é que jogar o lixo no lixo. Simples assim.  
   Será que essa lei pega ?

Newton Almeida 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial