terça-feira, 2 de julho de 2013

Física : Translação : Rotação

 "  Movimentos de Translação e Rotação 
    Dizemos que um corpo rígido (indeformável) executa movimento de translação em relação a um referencial R se, durante o movimento, qualquer segmento da reta tomado sobre o corpo mantiver sua orientação em relação a esse sistema.
   Consideremos o exemplo da figura abaixo, onde o nosso referencial R é o sistema de coordenadas XOY. O triângulo passa da posição ABC para a posição A'B'C'. Na posição inicial, desenhamos sobre o corpo o par de eixos perpendiculares xOy, tal que o eixo y é paralelo a Y, e o eixo x é paralelo a X. Podemos observar que, na mudança de posição do triângulo, esse paralelismo se mantém.  Essa é uma característica do movimento de translação.   
    
   Movimento de rotação é aquele descrito pelo prato de um toca-discos ou por um pião que gira na posição vertical. Nos dois casos, cada ponto do corpo gira em torno de um eixo fixo, descrevendo um movimento circular. 


   Um corpo pode apresentar os dois tipos de movimento simultaneamente. É o que ocorre, por exemplo, com o triângulo representado na figura abaixo, que passa da posição ABC para a posição  A'B'C'. É também o caso da Terra, que tem um movimento de translação em torno do Sol ao mesmo tempo que apresenta movimento diário de rotação. 

   Se o corpo não for rígido, ele pode apresentar movimento de vibração. É o  caso de duas bolas presas a uma mola. Se a mola for esticada e depois solta, o sistema ficará oscilando. 

   Ao saltar de um trampolim, uma nadadora, além de ter movimento de translação e rotação, muda a forma de seu corpo durante o salto. 

"
Fonte :   Livro :   Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .

Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial