Física Clássica : Física Moderna
" A Física Hoje
Sabemos hoje que o Universo é formado de matéria e energia. Como exemplo de energia podemos citar a luz, que, de acordo com a Mecânica Quântica, é formada por pequenos "pacotes" de energia, denominados fótons. Como exemplo de matéria podemos citar o próton, o nêutron e o elétron. Mas além dessas três partículas existem muitas outras, como pósitrons, neutrinos, kaons, etc., que no entanto não fazem parte do átomo. Essas outras partículas surgem em reações nucleares e têm em geral vida curta : mal aparecem e imediatamente se transformam numa das três partículas básicas (próton, nêutron, elétron) ou se transformam em fótons. Uma das descobertas mais fascinantes da Física no século XX é a possibilidade da transformação de matéria em energia e de energia em matéria. Uma outra descoberta interessante é que o próton e o nêutron não são indivisíveis como se pensava. Eles são formados por partículas ainda menores, denominadas quarks .
Áreas da Física
Até o final do século XIX a Física era dividida nas seguintes partes :
- Mecânica = estudo dos movimentos
- Termologia = estudo do calor
- Óptica = estudo da luz
- Ondulatória = estudo do som e outros fenômenos análogos denominados ondas
- Eletromagnetismo = estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos ; Além dessas partes, havia a Química, que era considerada uma ciência à parte.
No início do século XX surgem duas teorias revolucionárias: a teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica. A Teoria da Relatividade é utilizada quando trabalhamos com velocidades muito grandes e a Mecânica Quântica só é necessária quando trabalhamos com objetos muito pequenos (átomos, prótons, elétrons, etc.). Para o estudo dos corpos macroscópicos que não se movem com velocidade muito grande, podemos usar a Física desenvolvida até o século XIX, conhecida como Física Clássica; a Física do século XX é conhecida como Física Moderna.
Atualmente a Física está dividida em diversas outras áreas. Além das partes da Física Clássica, relacionadas acima, temos, por exemplo: Física Nuclear, Física do Estado Sólido, Teoria de Campos, Mecânica Estatística, Física do Plasma, Física das Partículas Elementares, Astrofísica.
No ensino médio estuda-se somente a Física Clássica, pois a Física Moderna exige, para sua compreensão, ferramentas matemáticas não conhecidas por um aluno do ensino médio. Portanto, no máximo são mostrados alguns conceitos e idéias básicas da Física Moderna. "
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial