Fungos : Ascomicetos : Penicilina
" Ascomicetos
São também fungos com alternância de gerações e complexos corpos de frutificação, os ascocarpos, de várias formas, frequentemente arredondadas.
O ciclo reprodutor é muito semelhante ao dos basidiomicetos, pois a partir das hifas dicarióticas formam-se, na região central dos ascocarpos, muitos ascos alongados, contendo cada um oito ascósporos haplóides. Esse número resulta de uma meiose inicial, seguida de mitoses.
Os ascomicetos, assim como os basidiomicetos, são heterotálicos, pois as hifas fecundantes provêm de micélios diferentes.
Alguns exemplos de ascomicetos são :
* Neurospora : bolor róseo, muito usado em pesquisas genéticas;
* Tuber : trufas, com grandes ascocarpos subterrâneos de excelente sabor, muito apreciadas na cozinha européia;
* Morchella : ascomicetos grandes e comestíveis;
* Aspergilus e Penicillium : dois ascomicetos encontrados com frequência em frutos podres. Eles dão a cor verde-azulada às laranjas emboloradas. Foi no Penicillium que Alexander Fleming descobriu, em 1929, a penicilina, o primeiro antibiótico. Ela impede a formação das paredes das células bacterianas, que não podem, então, se reproduzir.
* Saccharomyces : lêvedo ou fermento biológico da fermentação alcoólica. É também conhecido como fermento Fleischamnn, usado em panificação e conservado em tabletes, em baixas temperaturas.
Mapa genético do lêvedo
Em maio de 1997 foi divulgada a notícia da obtenção do primeiro mapa genético de um eucarionte, o Saccharomyces cerevisae.
O mapa genético (genoma) é a sequência de todos os nucleotídeos do DNA contido nos cromossomas. O trabalho é de grande importância, pois esse lêvedo é um microrganismo muito utilizado pelo ser humano, não só na indústria de alimentos e bebidas, mas também nas pesquisas de engenharia genética. O conhecimento de todos os genes do lêvedo facilitará sua manipulação e auxiliará na decifração do código genético de outros eucariontes.
"
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial