Projeto Bichos na Mata : INEA
" O Projeto Bichos na Mata tem como objetivo por fim às práticas ilegais de caça, apreensão, transporte e comercialização de animais silvestres, na Região das Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro.
Alertar a população, esclarecendo acerca dos crimes cometidos contra esses animais silvestres é a base do Projeto, realizado pela Superintendência do Inea na Região. Os principais parceiros do Bichos na Mata são as prefeituras locais, o Ibama e o ICMBio, que possibilitam o desenvolvimento e intensificação das ações de fiscalização.
A proposta é de uma ampla divulgação na imprensa e abordagem dos indivíduos envolvidos. A implantação de um processo de gestão em educação ambiental e ações que servirão para a conscientização, se fazem necessárias para a continuidade do Projeto e para atuar sobre os infratores que ainda permaneceram cometendo crimes dessa natureza.
* Seja para qualquer interesse pessoal, capturar ou apanhar animais silvestres na natureza é crime previsto na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e na Lei Estadual nº 3.467, de 14 de setembro de 2000.
* Existem práticas que colocam em risco a vida dos animais silvestres e a extinção das espécies, uma delas é a captura e a manutenção desses animais em cativeiro.
* Se você deseja adquirir animais da fauna silvestre, deve procurar criadores registrados no Ibama, se cadastrar como criador amador e possuir seu próprio plantel, com todos os indivíduos devidamente identificados.
* Se você tem em casa animais considerados silvestres, mesmo que domesticados, procure o posto mais próximo do Ibama, do ICMBio, do Inea ou da prefeitura local e entregue o animal. Ele não é seu, é uma propriedade do Estado. (Lei Federal nº 5.197, de 03 de janeiro de 1967). "
Fonte : Inea - Instituto Estadual do Ambiente / RJ
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial