Física : Coordenadas Cartesianas : Sistemas de Referência
Sistemas de Referência : Indicar o Repouso e Movimento
" Para tornar mais precisa a análise dos movimentos, podemos usar como referencial um sistema de coordenadas cartesianas, que você já deve ter visto nas aulas de Matemática. Na maioria das situações que analisaremos, os movimentos ocorrem num único plano : nesses casos é suficiente adotar um par de eixos ortogonais. No caso da figura abaixo, por exemplo, tanto as abscissas (x) como as ordenadas (y) são dadas em metros.
Assim, na figura temos :
no ponto A a abscissa = 1m ; ordenada = 4 m . Ou seja o ponto A = (1:4) .
no ponto B a abscissa = 2m ; ordenada = 3 m. Ou seja B = (2:3) .
Quando o movimento não ocorre dentro de um único plano, precisamos de três eixos (x,y,z) .
Na figura acima, o ponto A tem abscissa x = 2m, ordenada y = 3m e cota z = 4m.
Adotando como referencial um sistema de coordenadas cartesianas, diremos que um ponto está em repouso se todas as suas coordenadas (abscissa, ordenada, cota) se mantiverem constantes com o passar do tempo. Se pelo menos uma das coordenadas estiver variando (com o passar do tempo), diremos que o ponto está em movimento.
No caso de um corpo extenso (que não pode ser considerado com um único ponto), diremos que ele está em repouso se qualquer ponto tomado sobre ele estiver em repouso; diremos que o corpo está em movimento se pelo menos um ponto tomado sobre ele estiver em movimento. "
Fonte : Livro : Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial