quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dia Mundial de Limpeza de Praias : Ministro Minc



* Postagem do dia 10/10/ 2009  , transferida de outro blog do Newton Almeida *


    Praia nos remete à infância, dias de alegria, encontro com os amigos. A imagem de uma praia nos lembra do Rio de Janeiro, quando estamos longe. É um espaço livre, e mesmo assim organizado, de maneira geral. As pessoas chegam na praia lotada e com jeitinho encontram espaço, através de sorrisos, puxando conversa, observando a reação dos que já chegaram antes.

    A praia é lugar para paquerar. Quem não se lembra daqueles momentos de paixão numa praia ? Quanta gente não iniciou um relacionamento bonito, estável, nas areias de uma praia. Quanta criança não está nesse mundo a partir da primeira troca de olhares de seus amados pais numa praia.
      Muita gente boa corre para a praia para conquistar " um lugar ao sol ", para comprar o "leitinho das crianças". Em horas difíceis, essa gente que foi pega de surpresa, pelo desemprego, vai para à praia vender sanduíche, picolé, jornal, boné, canga, etc. Ganhar "o seu" de maneira digna e honesta. E com muito bom humor . Pronto, já estou me sentindo numa praia, e só de pensar já me sinto bem.
         O Dia Mundial de Limpeza de Praias foi comemorado, nesse ano (2009), no 19 de setembro. Foi muito legal. Essas fotos são da Praia de Copacabana. A participação foi enorme, com muita gente jovem. Um clima de alegria, entusiasmo, quem estava lá entende o que eu digo. As autoridades também compareceram.
         O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a Secretária Estadual do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, e o Presidente do INEA Luís Firmino Pereira.
          Eu fiz questão de uma foto ao lado do Ministro Minc  . Ele foi incansável, falou com todos, tirou fotos, ouviu críticas. É uma pessoa muito bacana o Minc .  Não anda com seguranças. Anda soltinho no meio do povo, e gosta disso.
       
  Eu aproveitei para fazer uma experiência : em cerca de dois minutos catei essa quantidade de micro-lixo . As guimbas de cigarro aparecem facilmente. Não tenho fobia ao cigarro, não condeno ou persigo os que fumam. Mas poderiam jogar a guimba numa lata de lixo, não é mesmo ?
     Após esse dia gostoso na Praia de Copacabana, me senti muito bem. Foi energizante. Dormi com satisfação, sem o costumeiro sentimento de culpa de ser um humano. Senti a energia de uma garotada que quer a recuperação ambiental. Senti que somos capazes, senti que venceremos.

 Newton Almeida 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial